Academia recupera 3º lugar
 
Faixa publicitária
Localização: HOME CNB1 CNB1: Noticias Academia recupera 3º lugar

Academia recupera 3º lugar

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 10
FracoBom 

altAo vencer em casa o Gaeirense (78-70) a Academia recuperou o 3º lugar da classificação e só depende de si própria para manter a posição 2 de acesso ao Play-Off na época que marca a alteração do sistema.

Em lugar da diferença de pontos em 2 jogos como aconteceu nas épocas anteriores, as três rondas da fase final serão este ano disputadas no sistema tradicional de Play-Off à melhor de 3, com o primeiro jogo em casa da equipa pior classificada e o segundo e o eventual terceiro na casa da equipa melhor classificada. Pelo menos teoricamente o factor casa ganha importância, e a posição 2 assegura essa vantagem para as duas rondas iniciais, o que pode ser decisivo.

Enquanto a Academia recupera a sua melhor forma, o Imortal dá sinais de seguir o caminho inverso ao perder em casa com o Benfica, e por uma diferença surpreendente (50-75). O Imortal, que lidera o campeonato desde o início e que já assegurou a posição 1 para o Play-Off, pode na última jornada perder o 1º lugar da fase regular para o Benfica. Isso acontecerá se perder na deslocação a Gaeiras e se a equipa da Luz vencer em casa o Montijo.

Também a sentir algumas dificuldades nesta ponta final da fase regular está o Moscavide, que em casa venceu o Micaelense (83-76) mas mais dificilmente do que seria de esperar, face aos resultados anteriores de ambas as equipas. A esse facto não serão estranhas as ausências por lesão que, a prolongarem-se, poderão condicionar o desempenho da equipa na fase decisiva da prova.

Em Queluz encontraram-se os dois últimos da classificação. O histórico CA Queluz, já condenado à descida de divisão, fez todos os esforços para não sair da prova só com derrotas, mas o melhor que conseguiu foi perder por poucos com o Ginásio Olhanense (62-65). Os algarvios somaram a sua 4ª vitória, a única que conseguiram na situação de visitantes.

A hierarquia das posições 5 a 7 teve no Basket Queluz-Atlético um embate determinante e que evidenciou a subida de forma dos alcantarenses os quais, depois de passarem grande parte da época com nítidas debilidades, se apresentam agora em melhores condições para enfrentar o Play-Off.

Começou melhor o Atlético, ganhando uma vantagem de 8 pontos, mas reagiu o Basket Queluz de forma a chegar ao fim do 1º período apenas a 3 pontos (18-21). Apesar dos excelentes 70% em lançamentos de campo no 2º quarto, a equipa da casa não conseguiu passar para a frente, muito por culpa do domínio dos visitantes nos ressaltos durante este período. O intervalo chegou com o Atlético na frente (38-45), mas no 3º quarto o Basket Queluz corrigiu o seu desempenho nas tabelas e passou a dominar os ressaltos, o que lhe permitiu reduzir a diferença para apenas 3 pontos (59-62). A equipa da casa entrou de rompante no 4º período e em apenas 2 minutos e 40 segundos fez um parcial de (10-2) passando para a frente. O desconto de tempo que se seguiu serenou os alcantarenses que voltaram a equilibrar o resultado, de forma que a 1 minuto e 12 segundos do fim o Basket Queluz vencia apenas por 1 ponto. Daí até ao fim os da casa foram tomados pela ansiedade, e as duas perdas de bola e uma falta anti-desportiva neste curto período ajudaram ao parcial de (0-8) que levou o resultado final para (75-82) a favor do Atlético.

Do ponto de vista estatístico o realce vai para a excelente percentagem de lançamentos duplos do Atlético, que concretizou 26 das suas 37 tentativas (70%). O Basket Queluz ficou-se pelos 49%, resultantes de converter 24 das suas 49 tentativas. Nos triplos o resultado foi inverso, com os da casa a marcarem 5 de 13 (38%) e os visitantes 6 de 23 (26%). Da linha de lance livre ambos facturaram 12 pontos, mas com superior percentagem do Basket Queluz que dispôs de 15 tentativas (80%) contra 22 do Atlético (55%).  Nos ressaltos e nas perdas de bola acabou por haver equilíbrio no conjunto do encontro, embora com períodos de predominância alternada. O Basket Queluz captou 22 ressaltos defensivos e 10 ofensivos, e perdeu 13 vezes a posse da bola sem lançar, contra os 22/11 do Atlético em ressaltos, e 15 perdas de bola. Vitória da equipa que evidenciou mais serenidade e subida de forma que o tornam um adversário indesejável na 1ª ronda do Play-Off.

A uma jornada do fim, as posições definitivas para o Play-Off continuam a ser apenas as do Imortal (1) e Micaelense (8). No grupo que terá a vantagem do factor casa na 1ª ronda, a Academia pode acabar em 2 ou 3, o Gaeirense em 2, 3 ou 4 e o Moscavide em 3 ou 4. Para os lugares 5 a 7, o Montijo pode acabar em qualquer deles, o Atlético em 5 ou 6 e o Basket Queluz em 6 ou 7.

A 22ª jornada disputa-se no próximo sábado com todos os jogos a terem início em simultâneo

9 de Abril
Micaelense-Academia às 16.00h na EBI Canto da Maia
Gin. Olhanense-Basket Queluz às 17.00h no Ginásio C. Olhanense
Benfica-Montijo às 17.00h no Pav. Império Bonança
Atlético-Moscavide às 17.00h na Tapadinha
Gaeirense-Imortal às17.00h no Gimn. Gaeirense

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária