Lombos perto do título
 
Faixa publicitária
Localização: HOME LIGA FEMININA Liga Feminina: Noticias Lombos perto do título

Lombos perto do título

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 

altNo 3º jogo da final do play-off da Liga Feminina, a Quinta dos Lombos deu um passo decisivo rumo à conquista do título nacional ao vencer o CAB Madeira por 75-68, passando a ter vantagem (2-1).

Recorde-se que a final é disputada à melhor de 5 e portanto as anfitriãs estão bem colocadas para arrumar a questão amanhã, em que um possível 3º triunfo lhes dará a vitória na competição. No entanto o CAB Madeira ainda não atirou a toalha ao chão e a formação de João Paulo Silva tudo fará para transferir a decisão da série (5º jogo) para o Funchal, o que decorre da circunstância de ter ganho a fase regular.

As comandadas de José Leite tiveram sempre o jogo controlado. A partir dos 10-9 (minuto 6) as anfitriãs lideraram sempre o marcador, tendo chegado a usufruir da maior vantagem de 12 pontos no último quarto por três vezes: 62-50, 64-52 e 66-54, entre os minutos 32 e 34.

Mas com Utahya Drye a carregar com a equipa, as madeirenses não desistiram e colocaram de novo o jogo em aberto, ao imporem um parcial de 0-8. No minuto 36 a vantagem das pupilas de José Leite tinha-se reduzido para 4 pontos apenas (66-62), ainda que o seu técnico tenha parado o cronómetro aquando da 4ª falta assinalada à extremo Alison Mann (aos 66-58), cuja prestação foi desde muito cedo condicionada por estar com duas faltas no minuto 9, ainda no 1º período.        

Foi com um triplo de Dora Duarte (69-62), no minuto 36, logo seguido por um duplo de Paula Muxiri (71-62) um minuto decorrido, que o conjunto de Carcavelos praticamente sentenciou a contenda, embora o CAB Madeira tenha de novo reagido, baixando a fasquia para 6 pontos (71-65), por intermédio de Utahya Drye (quem havia de ser?), à entrada do minuto 38.

Com 1 minuto e 48 segundos para jogar, João Paulo Silva, treinador madeirense, ainda pediu o seu último desconto de tempo, mas os dados estavam lançados. A base anfitriã Felicité Mendes não tremeu da linha de lance livre, convertendo os dois (75-65), com a sua adversária directa Maria João Correia a fixar o resultado final (75-68) a escassos 1,6 segundos do termo.

Nas vencedoras destaque para a extremo/poste Paula Muxiri que manteve com a sua adversária directa (Utahya Drye) um duelo de elevado nível. A luta entre ambas foi um espectáculo dentro do próprio jogo. Terminou com 31,0 de valorização, fruto de 28 pontos, 9 ressaltos sendo 3 ofensivos, 6 assistências, 3 roubos, 1 desarme de lançamento e 5 faltas provocadas. Foi bem acompanhada pela poste Jerica Watson, autora de um duplo-duplo (12 pontos, 12 ressaltos sendo metade ofensivos, duas assistências, 1 desarme de lançamento e 3 faltas provocadas). Esta dupla foi a grande responsável pela supremacia nas tabelas, ganhando 21 ressaltos, quase tantos como toda a equipa adversária (23). Contributo positivo também tiveram Alison Mann (10 pontos, 5 ressaltos, 1 desarme de lançamento e 4 faltas provocadas), Larisse Lima (9 pontos, 3/4 nos triplos e 6 ressaltos sendo 2 ofensivos), Dora Duarte (7 pontos, 2/5 nos triplos, 3 roubos e 3 faltas provocadas) e  Felicité Mendes (9 pontos, duas assistências e 2 roubos), uma autêntica carraça na marcação a Maria João Correia.

No CAB Madeira, que vendeu cara a derrota, a grande figura foi a poste norte-americana Utahya Drye, MVP da partida (37,0 de valorização), ao contabilizar 28 pontos, 10/14 nos duplos (71%), 7 ressaltos e 9 faltas provocadas, com 8/10 (80%) nos lances livres. Travou com a internacional portuguesa Paula Muxiri um duelo de grande espectacularidade. Foi bem secundada por Carla Freitas (14 pontos, 2 triplos, duas assistências, 3 roubos e duas faltas provocadas, com 4/5 nos lances livres) e Maria João Correia (11 pontos, 6 ressaltos sendo 2 ofensivos e 3 faltas provocadas). Esta última que saiu a coxear - entorse (?) no pé direito - no minuto 28 (3º período), reentrou no início do último quarto, depois de tratada pelo fisioterapeuta da equipa, desconhecendo-se se estará completamente recuperada para o jogo de amanhã.     

Em termos globais o triunfo do Quinta dos Lombos assentou na superioridade nas tabelas (36-23 ressaltos), particularmente na tabela ofensiva (12-3 ressaltos), no maior colectivismo (12-6 assistências) e na maior eficácia do tiro exterior (38%-21%), com 6 triplos convertidos contra 4. Por seu turno o CAB Madeira esteve melhor nos duplos (45%-56%) e na linha de lance livre (77%-80%), marcando 16 (em 20) contra 13 (em 17) das anfitriãs, com 4 tentativas falhadas para cada lado.

Ficha do jogo

Quinta dos Lombos (75) - Felicité Mendes (9), Dora Duarte (7), Alison Mann (10), Paula Muxiri (28) e Jerica Watson (12); Larisse Lima (9), Helga Gonçalves e Inês Aragão

CAB Madeira (68) - Maria João Correia (11), Carla Freitas (14), Marta Bravo (7), Jessica Starling (6) e Utahya Drye (28); Marcy Gonçalves (2), Carolina Escórcio e Catarina Caldeira
 
Por períodos: 23-17, 20-19, 15-14, 17-18

Árbitros: Bruno Alvarinhas e Ricardo Severino 

Com a série neste momento a favor do Quinta dos Lombos (2-1), o 4º jogo marcado para amanhã (domingo), às 17 horas no Pavilhão Desportivo dos Lombos, poderá ditar o campeão nacional da época 2010/11. A ver vamos...

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária