Terá sido do cesto?
 
Faixa publicitária
Localização: HOME CNB1 CNB1: Noticias Terá sido do cesto?

Terá sido do cesto?

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 9
FracoBom 

altDurante os 40 minutos do Gaeirense-Academia, jogo 1 das meias-finais do Play-Off do CNB1 Zona Sul, marcaram-se 178 pontos, mas a repartição não foi equilibrada pois num dos cestos entraram 115 e no outro apenas 63.

E no entanto os cestos são iguais e o campo não está inclinado. O que aconteceu foi domínio alternado das duas equipas, com o Gaeirense a anotar 55 pontos na 1ª parte e a Academia 60 na 2ª. A Academia entrou desconcentrada na defesa, o que é fatal com uma equipa forte no ataque como é o Gaeirense, que dispõe de soluções eficazes de concretização tanto interiores como exteriores. A equipa da casa rapidamente ganhou avanço com 9-0 ao fim de 3 minutos, chegando ao fim do período com 20 pontos de vantagem (30-10). No 2º período manteve-se o clima de confiança do lado do Gaeirense e a apatia do lado da Academia, de forma que a diferença subiu até aos 30 pontos no fim da 1ª parte (55-25). Os visitantes aproveitaram o intervalo para acordar da anestesia, ao passo que os homens do concelho de Óbidos resolveram descansar um pouco sobre a vantagem acumulada. O mesmo cesto que na 1ª metade do encontro parecia atrair a bola nos lançamentos do Gaeirense continuou a atraí-la, mas agora quando saía das mãos dos lançadores visitantes. A Academia recuperou rapidamente uma parte da diferença, manteve uma elevada produção atacante nomeadamente da linha de 3 pontos, mas o Gaeirense não permitiu mais do que uma aproximação até aos 8 pontos de diferença com que terminou o encontro (93-85).

Oito pontos foi igualmente a diferença registada no outro embate das meias-finais entre Moscavide e Imortal, mas a evolução do marcador foi totalmente diferente. Neste caso a concentração defensiva de ambas as equipas foi uma constante e a diferença esteve sempre abaixo de 10 pontos. O Imortal liderou o marcador durante o 1º período (15-18) mas a meio do 2º o Moscavide passou para a frente à custa de melhoria na sua eficácia atacante, e terminou a 1ª parte a vencer (35-30). O 3º foi o período pior jogado do encontro. As defesas continuaram eficazes mas os erros no ataque sucederam-se, com muitas perdas de bola e má selecção de lançamentos, parecendo os jogadores dominados pela ansiedade. O Imortal foi quem cometeu menos erros neste período, o que lhe permitiu chegar ao fim do 3º quarto de novo na frente (42-44). À entrada do 4º período as equipas serenaram e a qualidade do jogo subiu com o equilíbrio a manter-se. A 3 minutos do fim o Imortal ainda se mantinha na frente, altura em que um triplo da equipa da casa provocou a última mudança no comando do marcador. Nos últimos 3 minutos o Moscavide continuou a condicionar os movimentos ofensivos dos visitantes, controlou bem a posse da bola no ataque, e esteve suficientemente eficaz da linha de lance livre para chegar ao fim como vencedor (62-54).

É consensual a opinião entre os participantes no CNB1 que a fórmula de disputa do Play-Off utilizada este ano é preferível à do ano anterior, em que a decisão era tomada por diferença de pontos em dois jogos. A maioria também está de acordo na preferência pelo sistema de jogos alternados casa/fora a começar no recinto do melhor classificado, admitindo que com o sistema actual, uma vitória no jogo 1 da equipa pior classificada coloca uma pressão adicional ao adversário, que não pode falhar no jogo 2.

A 1ª ronda não confirmou esta teoria, pois nos casos em que essa situação ocorreu o melhor classificado da fase regular venceu os jogos 2 e 3 e passou. A 2ª ronda da Zona Sul vai novamente testar a teoria, face às vitórias das duas equipas visitadas. No próximo fim-de-semana se verá se Imortal e Academia repõem em casa o favoritismo que resulta da classificação da fase regular, ou se Moscavide e Gaeirense tiram partido da vantagem conquistada, para irem vencer a série em casa do adversário.


No próximo sábado, dia 14 de Maio disputa-se o jogo 2
Academia-Gaeirense às 15.30h na Esc. Sec. Lumiar
Imortal-Moscavide às 17.00h no Pav. Desp. Albufeira

Em caso de igualdade disputa-se no domingo, dia 15 de Maio o jogo 3

Academia-Gaeirense às 15.30h na Esc. Sec. Lumiar
Imortal-Moscavide às 18.00h no Pav. Desp. Albufeira

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária