Gaeirense adianta-se
 
Faixa publicitária
Localização: HOME CNB1 CNB1: Noticias Gaeirense adianta-se

Gaeirense adianta-se

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 9
FracoBom 

Gaeirense BasketSe as meias-finais corresponderam a expectativas elevadas de competitividade, a final promete pelo menos igualá-las.

O jogo 1 em Gaeiras teve luta intensa, períodos alternados de supremacia das duas equipas, mas no fim foi o controlo emocional que ditou o vencedor.

Tal como se vira nas meias-finais o Gaeirense entrou totalmente concentrado no 1º período, ao passo que o Imortal, apesar de ter aberto o marcador com o triplo que havia de ser o seu único da 1ª parte, se mostrou incapaz de responder à dinâmica da equipa da casa. O Gaeirense não só dominou as tabelas como também levou vantagem nos “turnover’s”, dispondo à conta disso de 21 situações de lançamento contra apenas 14 do Imortal. No final do 1º período o marcador reflectia fielmente esta superioridade da equipa da casa (21-13). Os algarvios corrigiram no 2º período a sua atitude e conseguiram equilibrar a luta pela posse da bola, mas a baixa percentagem de lançamentos, com 7 triplos falhados, não lhes permitiu reduzir a diferença. Ao contrário, foi o Gaeirense que elevou a vantagem até 17 pontos a 2 minutos do intervalo, mas sentir-se à beira do KO pareceu espevitar os visitantes que conseguiram minimizar os estragos reduzindo a diferença no fim da 1ª parte para 12 pontos (43-31).

O 3º foi o período do apagão dos locais, que ao fim dos primeiros 5 minutos tinham averbado apenas 1 ponto. Foi a vez do Gaeirense não acertar com o cesto adversário e permitir a aproximação dos visitantes (51-48). À entrada do último período tudo estava em aberto, e a determinação das duas equipas na busca da vitória ficou bem patente na capacidade de reacção que ambos revelaram. Em menos de 2 minutos os locais elevaram a diferença para 10 pontos, voltando aos seus melhores momentos do encontro, mas o Imortal não se deixou abater e encetou nova recuperação que o levou a passar para a frente por 2 pontos a 1 minuto e 26 segundos do fim. O Gaeirense necessitava absolutamente de inverter o período de domínio dos visitantes e conseguiu-o, voltando do desconto de tempo concentrado e com a lição bem estudada. O ataque local teve a paciência para fazer a bola entrar e voltar a sair da zona defensiva em condições ideais para o lançamento exterior. O triplo convertido ajudou à concentração defensiva do Gaeirense que conseguiu provocar uma violação de 24 segundos ao Imortal e voltar a converter, agora em movimento de penetração. A perder por 3 pontos, os visitantes ainda conseguiram lançar de triplo mas sem sucesso, deixando aos locais o fecho do marcador (69-64).

Em termos estatísticos, a vitória do Gaeirense explica-se pelo melhor desempenho nos ressaltos e na selecção dos lançamentos. O elevado número de tentativas de triplos por parte do Imortal não se revelou uma boa opção face à baixa percentagem conseguida (5 em 30), já que esteve bastante melhor de duplos (20 em 35) e de lances livres (9 em 12). O Gaeirense, sem ter estado muito melhor nos triplos (4 em 20) concluiu mais vezes de duplos (21 em 41) e de lances livres (15 em 25), com melhor aproveitamento.

Mas a estatística limita-se a ser um reflexo da atitude das equipas, e a vitória do Gaeirense aconteceu porque foi capaz de controlar melhor a ansiedade e tomar decisões correctas nos momentos cruciais.

No próximo fim-de-semana decide-se em Albufeira o vencedor do CNB1 Zona Sul, e o Imortal terá a oportunidade de fazer valer o factor casa face a um Gaeirense que chega a esta final com a confiança em alta após uma época em crescendo.

No próximo sábado, dia 28 de Maio disputa-se o jogo 2
Imortal-Gaeirense às 17.00h no Pav. Desp. Albufeira

Se necessário, no domingo, 29 de Maio disputa-se o jogo 3
Imortal-Gaeirense às 18.00h no Pav. Desp. Albufeira

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária