Oliveirense Campeã Nacional
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC TREINADORES ENTREVISTAS Oliveirense Campeã Nacional

Oliveirense Campeã Nacional

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 14
FracoBom 

UD OlivereinseDecorreu no Sábado dia 11 Junho em Ílhavo, a final da CNB1, entre as equipas vencedoras da zona Norte e Sul, a U.D. Oliveirense e o Óbidos PT/ Gaeirense.

E o melhor que se pode dizer é que foi um jogo e um ambiente digno de uma final! Pavilhão praticamente cheio, público entusiasta, excelente organização, abrilhantada com a presença dos atletas Minis do Illiabum, da Oliveirense e dos Pimpões, que realizaram várias actividades aproveitando as várias paragens no jogo, e incerteza no vencedor até ao último segundo, mostram bem a festa que foi esta Final.

Começou melhor a Oliveirense, realizando um 1º quarto avassalador. Aproveitando uma entrada algo ansiosa do Gaeirense, a UDO rapidamente assumiu o comando da partida, iniciando o jogo com um parcial de 7x0 com 2,19 min jogados. A toada neste primeiro período manteve-se, a Oliveirense com um grande acerto da linha de 3 pts (6 triplos no 1ºP) ia aumentado a sua vantagem, colocando muitas dificuldades ao Gaeirense, terminando o 1º Período com o resultado 25x13 a favor da equipa de Oliveira de Azeméis.

O 2ºP trouxe um Gaeirense diferente. Uma defesa mais agressiva e colectiva, maior acerto nos lançamentos e um parcial de 7x0 devolvem a esperança à equipa de Óbidos, mostrando que não iria baixar os braços na luta pela tão desejada Taça.

A partir deste momento o jogo foi bastante mais equilibrado. João Abreu e Rui Rochete, demonstrando o porquê de serem considerados as figuras das respectivas equipas, comandavam o jogo, muito bem secundados, na Oliveirense pelo norte-americano James Grabowski, Nuno Freitas e Marco Pinto, ao passo que no Gaeirense Michael Cássio, Filipe Canha e Tomás Emídio também davam um bom contributo à sua equipa.

Neste período, a equipa da zona Sul foi mais forte e, lentamente foi encurtando a distância no marcador, que chegou a ser de 4 pts já final do 2º Período, saindo as equipas para o intervalo com o resultado no jogo em 43x37.

João Abreu era o MVP ao intervalo, com 19,5 de valoração, fruto dos seus 15 pts, 2 ressaltos, 1 assistência, 1 roubo de bola e 6 faltas provocadas.

No regresso dos balneários, começa melhor o Gaeirense e, rapidamente, colocam a diferença no marcador em apenas 2 pts: 43x41 com 2 min de jogo no 3ºP. Com o jogo a ser disputado taco a taco, eis que com 6,50 min para jogar, João Abreu comete a sua 4ª falta, originando a sua saída, ao mesmo tempo que Nuno Agostinho fazia descansar o seu base Rui Rochete. Nesta altura surgem James Bradowiski e Nuno Freitas a assumir as despesas no ataque Oliveirense, permitindo à sua equipa continuar a liderar o marcador. Rui Rochete reentra e rapidamente marca a diferença, com 2 cestos consecutivos. João Rocha responde e faz reentrar João Abreu.

No entanto, poucos segundos depois de ter entrado, este vê ser-lhe averbada a 5ª falta, retirando-o do jogo, que se encontra empatado a 57. Mais um triplo de Nuno Freitas coloca o resultado em 60x57 no final do 3º Período, deixando tudo em aberto para o último quarto.

O 4º Período inicia com a Oliveirense a defender zona 2x3, alteração que provoca alguns problemas ao ataque do Gaeirense, não permitindo qualquer cesto nos 2,30 minutos iniciais.

No entanto, a equipa de Óbidos reage ao ascendente Oliveirense, adapta-se e reduz a diferença para 1 ponto (64x63). Com 5,30 minutos para jogar, um triplo de Rui Rochete coloca o Gaeirense na liderança do marcador pela 1ª e única vez na partida (64x66).

Na resposta, Marco Pinto volta a igualar o jogo, serenando a equipa de João Rocha, que retoma a liderança no jogo para não mais a perder.

Os últimos 2 minutos de jogo foram de verdadeiro sofrimento.

Após um triplo em C.A. por Jorge Ribeiro e com o resultado em 72x71, a equipa de Nuno Agostinho tem posse de bola que permitia passar para a frente do marcador mas falha o lançamento, acabando James Grabowski por sofrer falta após ganhar o ressalto. O norte-americano converte os 2 L.L. colocando o resultado em 74x71.

O Gaeirense sai do desconto com 18’’ para jogar, opta por um cesto rápido de 2, colocando o resultado em 74x73.

Após desconto de João Rocha, James Bradowski é o jogador escolhido para receber a bola e sofrer falta que o leva para a linha de L.L. Converte o 1º mas falha o 2º, permitindo ao Gaeirense sair para o ataque, usando a Oliveirense a 4ª falta da equipa que permite parar o jogo sem dar L.L. ao adversário. Faltam 3,4’’ e desconto de tempo para Nuno Agostinho, com o resultado em 75x73.

Na última jogada do encontro, após reposição em jogo, a boa defesa da UDO e uma má recepção de bola originou um lançamento muito difícil que acabou por não entrar.

A União Desportiva Oliveirense sagra-se assim Campeã Nacional da CNB1 2011/12.

Ficha de jogo

Oliveirense: Joao Abreu (15), Romulo Costa, Paulo Santos, Ricardo Magalhaes, Marco Pinto (14), Nuno Freitas (18), Ronaldo Junior, Rui França, Carlos Resende (8), James Grabwoski (17), Mário Matos, José Moreira.

Gaeirense: Tomé Francisco, Filipe Tomé, Diogo Dias, Filipe Canha (10), Jorge Ribeiro (3), Joao Rosa, Rui Rochete (26), Otavio Gomes, Joao Gonçalves, Michael Cássio (15), António Ferreira (6), Tomás Emidio (13). 

Parciais: 28 - 15; 15 - 22; 17 - 20; 15 - 16.

MVP: James Bradowski. Duplo-duplo com 17 Pts e 17 Ress

Dados curiosos: Banco da UDO dá 0 pontos e Gaeirense - 10. Gaeierense vence 3 periodos.

 

Comentários 

 
+2 #3 António Santos 14-06-2011 09:38
Os verdadeiros campeões - U.D.OLIVEIRENSE.
Gaeirense uns dignos vencidos, mas o 2º lugar é o primeiro dos últimos.
Citar
 
 
+2 #2 Alvaro Maia 14-06-2011 08:30
Os meus parabéns a todos os intervenientes nesta grande final.
À UDO por terem vencido o jogo e assim serem os campeões nacionais... ao GAEIRENSE pela prestação tida, não só neste jogo, como durante toda a época... voçes são tambem uns verdadeiros CAMPEÕES... um grande abração a todos
Citar
 
 
+6 #1 José Narciso 13-06-2011 03:44
Aqui se viu que o Gaeirense Basket chegou á final não por favor ou por outras vias, mas sim por merito próprio e só não a ganhou por infelecidade e ás vezes por falta de experiencia em andar nestas andanças, mas mesmo assim são uns CAMPEÕES, VIVA O GAEIRENSE BASKET.
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária