IIIº Torneio Internacional
 
Faixa publicitária
Localização: HOME LENDAS MEMORIAS IIIº Torneio Internacional

IIIº Torneio Internacional

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 

Braga MinibasqueteAlegria do minibasquete contagia cidade de Braga. 300 atletas de 12 clubes animaram o centro da cidade.

A secção de basquetebol do S.C. BRAGA levou a efeito nos dias 17 a 20 de Junho, o seu IIIº Torneio Internacional de Minibasquete. O torneio reuniu 22 equipas de minibasquete (sub 10 e sub 12) de 12 clubes: três equipas do Sporting Clube de Braga, E.D. Viana (Viana do Castelo), Basquete Clube de Barcelos (Barcelos), Académia de Coimbra (Coimbra), Olivais (Coimbra), Guifões Sport Clube (Matosinhos), Basket Clube do Lis (Leiria), GRIB (Paços de Brandão), C. C.B.Airexa de Nigrán (Nigrán, Pontevedra,Galiza,Espanha), Club B.Pabéllon Ourense (Ourense, Galiza, Espanha), Muebles Victoria Barco (O Barco de Valdeorras, Ourense, Galiza, Espanha), Club Baloncesto Baiona (Baiona, Pontevedra, Galiza, Espanha).

Cerca de três centenas de jovens basquetebolistas, acompanhados de treinadores, seccionistas e familiares, transformaram o Campo da Vinha (Praça Conde Agrolongo) e a Praça do Município em recintos desportivos cheio de cor e alegria, tendo cativado a atenção de muitos bracarenses para a modalidade. Inserido uma vez mais no programa das festividades do São João, os bracarenses e os muitos milhares de visistantes que acorreram á cidade no passado fim-de-semana tiveram oportunidade de perceber como é importante para o S.C. BRAGA promover a prática do basquetebol desde as mais tenras idades. O futuro do basquetebol bracarense, cada vez mais uma realidade, passa por aqui. Destes encontros com o basquetebol de outros clubes e até de outros países, no caso a vizinha Espanha, resultam experiências e sensações únicas que motivam para sempre estes pequenos futuros basquetebolistas.

Depois de muitos jogos de basquetebol, concursos de lançamentos, brincadeiras em insufláveis, pintura de mural, jogos do ambiente, piscinas municipais, Caça ao Tesouro, Gala de Encerramento e piquenique no Bom-Jesus, podemos dizer com toda a certeza que os cerca de 300 minibasquetebolistas, seus treinadores e familiares levam de Braga a melhor das impressões e vontade de voltar.

No sábado e domingo realizaram-se os jogos. Foi uma verdadeira festa do minibasquete que todos mereciam e que é o culminar de uma época plena de actividade e em que os objectivos traçados por esta jovem secção do clube bracarense foram integralmente alcançados. Lembramos que era primeiro objectivo da presente época para a secção de basquetebol continuar a fomentar a prática do minibasquete no clube, com o propósito de assim garantir no futuro muitos dos praticantes que hão-de fazer parte das equipas dos demais escalões de formação. E, pelo que se viu na Praça do Município, o futuro está garantido. Muita dedicação ao basquetebol e um prazer enorme na sua prática foram uma constante de todos quanto estiveram presentes. Foram muitos os bracarenses que compareceram na Praça do Município e puderam presenciar a alegria e entrega ao jogo, bem como a habilidade dos jovens basquetebolistas participantes. Diga-se, em abono da verdade, que o nível das equipas participantes permitiu excelentes jogos de minibasquete.

Já na segunda-feira, os jovens participantes puderam desfrutar da calma e beleza natural do Bom-Jesus para aí fazerem um piquenique e descerem a encosta no seu centenário elevador. Uma despedida em beleza deste torneio que certamente ficará na memória de todos.

Os apoios também foram indispensáveis para o sucesso do evento. Sem o apoio dos patrocinadores (Maria Bolacha- Campo da Vinha, Classpinta, Lda, Tabique – Engenharia,Lda, Cartonagem São Tiago, Padaria Montalegrense, AMCO, Soluções Empresariais, Braval, S.A.), bem como da Câmara Municipal de Braga, da Escola E.B. 2,3 Dr. Francisco Sanches, da Escola Secundária D. Maria II, da Escola EB 2,3 de Gualtar, da Junta de Freguesia de Gualtar e Centro Social e Cultural de Stº Adrião não teria sido possível levar a efeito um evento desta natureza e envergadura. Estes são, sem dúvida, amigos do minibasquete do S.C. Braga.  

Em reconhecimento e incentivo pelo trabalho já feito, foi com natural satisfação que os responsáveis do basquetebol bracarense tiveram a oportunidade de voltar a exibir o trabalho já feito ao Director Técnico nacional, San Payo Araújo, que fez questão de uma vez mais estar presente, tendo participado da forma sempre motivadora que imprime às suas intervenções.

Os troféus, medalhas e recordações às equipas, treinadores e atletas participantes no Torneio foram entregues na tarde de domingo (equipas que regressaram a casa nesse dia) e numa gala realizada na noite de Domingo, no auditório da Escola Dr. Francisco Sanches. Muita alegria e excelentes momentos de camaradagem entre todos os participantes. Foi perceptível o quanto o Torneio agradou a todos os participantes e seus acompanhanters. Significativo foi o entusiasmo com que os pequenos basquetebolistas saudaram os monitores que os acompanharam ao longo do fim-de-semana. Foi sem dúvida fundamental para o sucesso da organização a colaboração de muitos jovens basquetebolistas, masculinos e femininos, de outros escalões de formação do clube bracarense. O jogo de equipa é, também aqui, fundamental. E a família do basquetebol bracarense esteve empenhada no sucesso deste Torneio que o coordenador do Minibasquete bracarense, Mário Batista, teve uma vez mais a ousadia de propor e coordenar. Sensibilizados ficaram os directores da secção de basquetebol bracarense com a presença da Srª Vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Braga, Drª Palmira Maciel, do Sr. Paulo Resende, Vice-Presidente do S.C.Braga, de San Payo Araújo, Director Técnico nacional, de Carlos Azevedo da direcção da Associação de Basquetebol de Braga e do Professor Vasco Grilo, Director da Escola Secundária D. Maria II, que se associaram à festa e, conjuntamente com Mário Batista, coordenador do Minibasquete do S.C. Braga e presidente do Comité Nacional de Minibasquete, João Noivo, vice-presidente da Secção de Basquetebol do S.C. Braga e Casimiro Cunha, presidente da Secção de Basquetebol do S.C. Braga, distribuiram os prémios de participação e medalhas a todos os atletas das equipas participantes.

Mais um passo dado na consolidação do basquetebol do S.C. Braga. Com passos seguros e muita dedicação de todos, tem sido possível fazer com que cerca de 200 jovens bracarenses pratiquem ao longo do ano a modalidade. E se em tempo de férias e Verão é ao ar livre que ela tem a sua maior expressão, o certo é que ao longo do ano são milhares as horas de treino, muitas as centenas de jogos realizados e imensos os quilometros percorridos nas deslocações. Mas um pouco por todo o país o nome do S.C. Braga e do seu basquetebol têm vindo a ser divulgados por estes atletas que orgulhosamente vestem as cores do seu clube. Só com mais e melhores espaços de treino e a ajuda de todos os bracarenses será possível dar continuidade a este crescimento e esforço de implantação do basquetebol. Estes jovens merecem.

 

 


Facebook Fronte Page

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária