Lituânia aqui vamos nós
 
Faixa publicitária
Localização: HOME SENIORES MASCULINOS Seniores Masculinos: Noticias Lituânia aqui vamos nós

Lituânia aqui vamos nós

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 20
FracoBom 

altPela terceira vez na história do basquetebol nacional, Portugal vai marcar presença na fase final do Campeonato Europeu.

A seleção nacional garantiu, esta quinta-feira, o passaporte para a Lituânia ao derrotar na Hungria a seleção local por 57-66.

Depois das presenças em França (1951) e em Espanha (2007), o conjunto nacional vai, entre 31 de Agosto e 18 de Setembro, disputar o Eurobasket de 2011, que se realiza na Lituânia.

Portugal chegou a Szolnok decidido a garantir desde logo o passaporte para o Euro.

Antes do início do jogo, o público que encheu o pavilhão de Szolnok aplaudiu a entrada em campo de ambas as equipas, algo pouco comum noutras paragens. Os entusiastas adeptos da equipa da casa aguardavam que a sua Hungria, apesar de encostada às cordas e desmoralizada pelas duas derrotas seguidas diante de Portugal e Finlândia, conseguisse a sua primeira vitória nesta fase. No entanto, Portugal não deixou que tal acontecesse e com uma primeira parte de sonho acabou com as esperanças húngaras.

Concentrados do ponto de vista defensivo e extremamente organizados no ataque, os pupilos de Mário Palma aguentaram o inferno húngaro no primeiro período (19-20), para no segundo dispararem no marcador. Um parcial de 10-0 a abrir o período permitiu a Portugal afastar-se no marcador e a distância ao intervalo era já de 17 pontos (28-45).

Com muito tempo para jogar, nada estava ainda ganho. A Hungria reagiu no terceiro período e foi reduzindo a diferença, que chegou a ser de apenas 7 pontos (48-55), já no início do derradeiro parcial. Entretanto, Portugal tinha parado no marcador, concretizando apenas 3 pontos em cerca de 6 minutos, mas foi então que apareceu João Santos em grande nível. O extremo do Porto concretizou 8 pontos consecutivos e Portugal voltou-se a afastar, perante o desânimo do público local. Com a melhoria no ataque, Portugal passou a dominar novamente na defesa, obrigando os húngaros a tentar resolver individualmente aquilo que o jogo colectivo não produzia. E quando o ídolo local, Obi Trotter foi abafado por Elvis Évora, a escassos mnutos do final, a chama do ruidoso público apagou-se e os jogadores magiares baixaram definitivamente os braços.

Com este triunfo, Portugal está agora com duas vitórias e uma derrota nesta fase de qualificação adicional e discutirá no próximo dia 24, em Coimbra a vitória no grupo, diante da Finlândia.

 

Comentários 

 
+2 #3 Filipe Santo 27-08-2011 14:09
Mal posso esperar! :)
Citar
 
 
+3 #2 João Ribeiro 19-08-2011 08:33
É sem dúvida mais um momento histórico do nosso Basquetebol. Mais um sinal a todos nós, que deverá servir de referência, de como obter sucesso com um enorme sentido prático. Sem haver necessidade de invadir a a privacidade da Selecção é visível nos jogos que as sílabas da palavra sucesso são TRA-BA-LHO. Trabalho assente na ideia clara de que se sabe o que se quer, para onde se quer ir e qual a coerência necessária para que os princípios desta equipa se possam observar na forma como jogam. Não tenho a mínima dúvida de que a grande lição deste sucesso é o de que para ter sucesso terá obrigatoriament e de existir coerência entre o que diz e o que se faz. Um sentido e profundo reconhecimento e agradecimento pela grande lição que podemos aprender, liderada pela competência do Prof. Mário Palma e do Prof. Mário Gomes, e vista pela atitude e capacidade de trabalho dos nosso jogadores. Desejo um grande jogo com a Filândia e um digno Europeu
Citar
 
 
+7 #1 San Payo Araújo 19-08-2011 08:30
Muitos parabéns

O primeiro objectivo está alcançado agora vamos lutar pelo 1º lugar do grupo
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária