O jogo a que alguns chamaram de encontro de titãs e em que caso de derrota, a Selecção Alemã ficaria mais longe da presença nos Jogos Olímpicos de 2012 e obviamente da luta pelo título Europeu.
A Espanha começou a liderar o marcador desde cedo pela mão de Marc Gasol através da conversão de dois lances livres. Mas a Selecção Alemã ripostou e tentou passar a frente, o que acabou por não acontecer acabando o período a perder por um ponto (15-16) após outro lance livre do mesmo Marc.
No 2º período, a Espanha aproveitou um momento de desconcentração da Alemanha para alargar a vantagem, no entanto os germânicos nunca permitiram o afastamento no marcador e voltaram a igualar a partida a 3 minutos do fim do período, 29-29.
À entrada para o terceiro parcial e com a vantagem favorável à Espanha, 33-36, os irmãos Gasol entraram em acção, marcando 10 dos primeiros 12 pontos de Espanha, mas a Alemanha ia-se mantendo-se por perto, não deixando a Espanha cavar um fosso atingindo-se o final do período com o marcador 55-56.
Dirk Nowitzki iniciou os 10 minutos decisivos em grande estilo com um fade away sobre Serge Ibaka e pondo a sua equipa a ganhar por um ponto. Mas a partir daí só deu Espanha que acabou por ganhar por 68-77.
Sendo assim, a Selecção Alemã fica mais longe dos Jogos Olímpicos de Londres em 2012 bem como do título Europeu. Mas apesar da derrota é de notar a agressividade mantida pela defesa germânica, como o comprova Ricky Rubio "Foi um jogo difícil. A Alemanha foi muito agressiva e não pudemos correr como gostamos de fazer."
Esta vitória vem confirmar as expectativas da Espanha enquanto uma das principais candidatas ao título.
O destaque do jogo vai para Chris Kaman, do lado alemão (15 pontos, 12 ressaltos, 1 assistência, 2 roubos e 2 desarmes de lançamento) e para o espanhol Pau Gasol (19 pontos , 7 ressaltos, 1 assistência, 2 roubos e 2 desarmes de lançamento).