A primeira partida das quartas de final no Eurobasket 2011, foi entre o campeão europeu em titulo e a Eslovénia.
Em Kaunas a frente de 11000 pessõas, a Eslovénia começou forte, demonstrando ambição, que queria passar à próxima fase. Aproveitando as faltas e os turnovers feitos por Espanha, acabou a vencer os primeiros 10 minutos (16-23).
Mas a sorte do 1º período demonstrou-se sol de pouca dura quando no 2º período entrou uma Espanha mais concentrada e a mostrar aquilo que sabe fazer. Com um forte ataque, dominou completamente o 2º quarto (19-8), indo para intervalo com o marcador a seu favor (35-31).
Na volta dos balneários a Selecção comandada por Sergio Scariolo veio em força e a demonstrar que estava ali para ganhar. Num só período ultrapassou os pontos marcados na 1ª parte (36-14) tendo ali dominado completamente o jogo e criando uma distância confortável acabando o período, como seria de esperar, a ganhar (71-45).
No 4º período, com uma distância de 26 pontos, apenas teve de controlar o jogo, acabando por passar à próxima fase (86-64).
No 3º período, José Caldéron teve uma entorse no tornozelo que não deve impedir de participar nas meias-finais.
Os destaques do jogo vão para Pau Gasol (19 pontos, 16 ressaltos, 2 assistências e 3 desarmes de lançamento) e para Mirza Begic (10 pontos, 5 ressaltos e 1 desarme de lançamento).