A seguir à Eslovénia, a equipa da casa ficou afastada das meias-finais da Eurobasket 2001, que está a decorrer em Lituânia.
A Macedónia venceu, deixando os 15 mil adeptos no pavilhão em choque e uma nação em lágrimas.
A Lituânia começou bem e marcar pela mão de Songalia. Mas a Macedónia ia demonstrando atitude lutadora e que queria ganhar o jogo. Só que atitude apenas não chega e no fim do 1º período o marcador dava uma vantagem de 2 pontos à Lituânia (18-20).
O 2º período foi muito parado e viram-se poucos pontos,não tendo mesmo durante 3 minutos sido marcado um único ponto, mas ambas as equipas continuavam a esforçar-se. No fim da 1ª parte o marcador dava de novo a vantagem à equipa da casa (30-34).
Vindas do balneário as equipas vinham frescas e ao contrário do 2º período apareceram várias oportunidades de tiro. Aos 7 minutos a Macedónia conseguia finalmente empatar o jogo, o que foi nota dominante durante o período mas com a Lituânia sempre a contrariar e a passar à frente. Mesmo a Macedónia tendo marcado mais pontos neste quarto (19-18) a anfitriã ganhou novamente o período (49-52).
Nos últimos 10 minutos foi o tudo por tudo da Macedónia. Sempre a tentar aproximar-se até que nos 2 últimos minutos se aproximaram da Lituânia e quando faltavam 11 segundos de jogo com uma bomba de Illievski conseguiam pela primeira passar à liderança (66-65). No último segundo uma falta sobre Illievski ajudou a aumentar a distância sendo o resultado final 67-68, e assim afastando a Lituânia do título.
Os destaques do jogo vão para o macedónio Vodjan Stojanvski (15 pontos, 3 ressaltos e assistências) e para Robertas Javtokas (13 pontos, 6 ressaltos e 1 desarme de lançamento).
O jogo foi apitado pelo árbitro português Fernando Rocha, que esta no lote de 18 árbitros escolhidos para as fases finais.