A Grã Bretanha derrotou, anteontem, em Nazaré, Israel, a selecção da Alemanha por 76-65.
Desde cedo, o conjunto britânico vincou a sua superioridade, como demonstra o parcial de 27-16 obtido no primeiro período. Os germânicos esboçaram reacção no segundo tempo, ganhando 25-22, mas o dia era da Grã Bretanha, que nunca esteve em desvantagem durante a partida, e chegou desta forma à conquista do seu quarto título europeu. O último datava de 1995.
O veterano Simon Munn, com 30 pontos e 15 ressaltos, e Terry Bywater, com 30 pontos, 11 ressaltos e 10 assistências, foram os principais obreiros do triunfo. Do lado germânico, os 32 pontos e 6 ressaltos de Dirk Passiwan, assim como o contributo de Thomas Bohme, jovem base autor de 12 pontos e 10 assistências, revelaram-se insuficientes para aplacar as intenções britânicas.
No torneio, que decorreu entre 8 e 17 de Setembro, além da Grã-Bretanha, já com passaporte por receber o evento, a finalista Alemanha, Espanha, Polónia, Itália e Turquia garantiram presença nos Paraolímpicos de Londres, no Verão do próximo ano.
Na competição feminina, a Alemanha teve melhor sorte e levou mesmo o troféu para casa. Num jogo equilibrado, onde a liderança alternou diversas vezes, a equipa germânica descolou no marcador, no terceiro período, averbando um parcial favorável de 14-6 e não mais viu a sua posição de vencedora ameaçada.
Destaque para Geshe Schunemann, que assinou 15 dos 48 pontos da equipa, e acrescentou à sua exibição 12 ressaltos e 5 assistências, e também para Marina Mohnen com 27 pontos, 4 ressaltos e 1 assistência. As holandesas tiveram em Inge Huitzing, com 21 pontos, 12 ressaltos e 3 assistências, e Cher Korver, com uma produção de 9 pontos, 7 ressaltos e 4 assistências, as suas maiores figuras de destaque.
O lote de vagas de acesso ao torneio feminino paraolimpico foi então preenchido pela campeã Alemanha, a finalista vencida Holanda e a França que, embora tenha ficado na quarta posição, beneficia do facto de a Grã Bretanha, terceira classificada, ser anfitriã da prova e ter assegurada a participação.
Estatísticas - Masculino
Melhor marcador: Dirk Passiwan – 32.6 pts
Assistências: Husein Haidari – 10.3
Ressaltos: Samir Bader – 13.1
Equipa com melhor média de pontos: Turquia – 73.4 pts
Estatísticas - Feminino
Melhor marcadora: Victoria Alonso Vilarino – 23.13 pts
Assistências: Cher Korver – 6.88
Ressaltos: Naciye Cakir – 13.63
Equipa com melhor média de pontos: Alemanha – 65 pts
Aqui podes assistir aos jogos desta edição do campeonato da europa de BCR.