Quarteto de semifinalistas
 
Faixa publicitária
Localização: HOME Diversos Competições: Diversos Quarteto de semifinalistas

Quarteto de semifinalistas

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 1
FracoBom 

Nuno ManaiaCAB Madeira, AD Vagos, GDESSA e Algés garantiram esta tarde o apuramento para a fase final da 5ª edição da Taça Vítor Hugo ao averbarem o 2º triunfo.

A fase final em local ainda a definir (aguardam-se candidaturas de alguns dos finalistas) será realizada no próximo fim-de-semana (1 e 2 de Outubro).

Nos jogos desta tarde a maior incerteza residia na partida do Barreiro entre o GDESSA e o Boa Viagem. Depois de uns 10 minutos iniciais equilibrados (12-13), foram as comandadas de Nuno Manaia que aumentando o ritmo ganharam uma vantagem de 15 pontos (30-15), obrigando o técnico açoriano a parar o jogo. A paragem fez bem às forasteiras que reduziram para 30-20, mas as escolares conseguiram atingir o intervalo com a mesma vantagem (32-22).

No reatamento a equipa de Marcos Couto melhorou a sua prestação muito por culpa da subida de rendimento da base norte-americana Corin Adams que passou a acertar o lançamento, enquanto em termos defensivos conseguiu parar o ataque contrário, que esteve praticamente 5 minutos sem marcar pontos. As açorianas impuseram um parcial de 2-15 desde o desconto de tempo pedido pelo seu treinador ainda no 2º período, reduzindo o prejuízo para 34-30 e depois ainda para 36-34.

No final do 3º quarto (6-12) a formação escolar ainda se mantinha na liderança (38-34).

Foi no 4º período (27-9) que Nuno Manaia viu a sua equipa disparar em termos de marcador, optando por transições rápidas, depois de ganhar o ressalto defensivo e assim conseguir situações de superioridade numérica. Ao invés a turma de Angra (desfalcada da internacional Célia Simões, lesionada) quebrou do ponto de vista físico, sofrendo um parcial de 13-3 no derradeiros 5 minutos.

Destaque nas vencedoras para o desempenho da jovem internacional Sub-16 Laura Ferreira, MVP do encontro (19,0 de valorização), ao contabilizar 14 pontos, 6/8 nos duplos, 4 ressaltos sendo metade ofensivos, duas assistências, 2 roubos e 3 faltas provocadas. Foi bem acompanhada pela norte-americana Angie Ned (15 pontos, 4 ressaltos, uma assistência, 2 roubos,1 desarme de lançamento e 3 faltas provocadas, com 3/3 nos lances livres) e pela poste Luiana Livulo (boa 1ª parte), com 10 pontos, 6 ressaltos sendo metade ofensivos, uma assistência,1 roubo,1 desarme de lançamento e duas faltas provocadas.

Vera Correia (8 ressaltos), Rosinha Rosário (6 ressaltos) e Catarina Neves (5 ressaltos) foram as maiores responsáveis pela supremacia das escolares na luta das tabelas (39-15). A vitória do GDESSA assentou também na maior eficácia de lançamento nos duplos (52%-30%) e nos lances livres (91%-61%), no maior colectivismo (16-3 assistências) e no maior número de roubos de bola (10-2).

No Boa Viagem as mais valiosas foram Corin Adams (17 pontos, 3 ressaltos, duas assistências, 1 roubo e 5 faltas provocadas... com o senão de ter feito 7 turnovers) e Tatiana Milovac (7 pontos, 3 ressaltos ofensivos e 3 faltas provocadas, com 3/4 nos lances livres), que reapareceu com excelente atitude após dois anos de paragem (representou a Universidade do Algarve). Uma referência também para Lavínia Silva, com excelente planta física para a modalidade.

Em Barcelos os números falam por si, tal a superioridade evidenciada pelas madeirenses, no confronto com as pupilas de Eugénio Rodrigues.

Já em Coimbra talvez esperassem mais facilidades para as vaguenses ante um Olivais bastante enfraquecido, com as saídas de Michelle Brandão (EUA) e Sofia Carolina (Algés) e também sem estrangeiras. Não é só o Basquete Barcelos e o Académico que actuaram apenas com portuguesas, mas também o Olivais (agradecemos o reparo da Fã das olivanenses no comentário incógnito à notícia da 1ª jornada, inserido no site do Planeta Basket)... e já agora o EMA Menéres (Algueirão).

Mesmo assim a juventude do Olivais portou-se muito bem, liderada pela experiente Ana Fonseca (17 pontos e 9 ressaltos). Mas o poderio do colectivo de Nuno Ferreira que ao intervalo já vencia por 7 pontos (25-32), não permitiu muitas mais veleidades às comandadas de João Pedro Gonçalves, com a poste brasileira do AD Vagos, Flávia Santos a ser a MVP da partida (22 pontos e 8 ressaltos) e a fazer a diferença. Foi um jogo atípico, no entender do técnico vencedor, de fraco nível em que houve muita rotação dos bancos, próprio de início de época.

Em Carcavelos confirmou-se o favoritismo do Algés frente à jovem equipa de Isabel Ribeiro dos Santos. Após algum equilíbrio no 1º período (13-10), as pupilas de José Araújo ganharam mais 10 pontos de vantagem no 2º quarto (19-9), indo assim para o intervalo com 13 pontos à maior (32-19). Consolidando a diferença pontual no 3º período (20-12), no derradeiro quarto o treinador algesino procedeu à rotação do banco, pelo que o parcial nos últimos 10 minutos foi de novo mais equilibrado (12-10).

Nas vencedoras sobressaíram a base norte-americana Jennifer Risper, com um duplo-duplo (11 pontos e 13 ressaltos), a poste Sofia Carolina (12 pontos e 6 ressaltos) e a extremo/poste Sara Filipe (9 pontos e 3 ressaltos). Na turma do EMA Menéres a mais valiosa foi a extremo Paula Couto (9 pontos e 9 ressaltos) e a poste Márcia Filipe (10 pontos e 4 ressaltos).

Resultados da 3ª jornada

Grupo A (Barcelos)
Académico FC 31-95 CAB Madeira
Folgou o Basquete Barcelos

Grupo B (Coimbra)
Olivais 47-61 AD Vagos
Folgou o CD Torres Novas

Grupo C (Barreiro)
GDESSA 65-43 Boa Viagem
Folgou o Montijo B. Basket

Grupo D (Carcavelos)
Algés 64-41 EMA Menéres
Folgou o Quinta dos Lombos

Classificações da 1ª fase

Grupo A
1º CAB Madeira 2V-0D-4p.
2º Académico FC 1V-1D-3p.
3º Basquete Barcelos 0V-2D-2p.

Grupo B
1º AD Vagos 2V-0D-4p.
2º Olivais 1V-1D-3p.
3º CD Torres Novas 0V-2D-2p.

Grupo C
1º GDESSA 2V-0D-4p.
2º Boa Viagem 1V-1D-3p.
3º Montijo B. Basket 0V-2D-2p.

Grupo D
1º Algés 2V-0D-4p.
2º Quinta dos Lombos 1V-1D-3p.
3º EMA Menéres 0V-2D-2p.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária