Ousar pensar ao contrário
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC DIRIGENTES ARTIGOS DIVERSOS Ousar pensar ao contrário

Ousar pensar ao contrário

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 15
FracoBom 

transmissões televisivasHá um tema, que é recorrente nas propostas de soluções para o desenvolvimento da modalidade.

Ou seja, para termos mais gente interessada no basquetebol, mais patrocinadores, mais adeptos, mais público nos pavilhões, mais praticantes, etc… Chama-se televisão.

Este tema, associado à questão das vantagens e desvantagens de haver transmissões em canal aberto ou em canal fechado é recorrente. Tem sido debatido ao longo dos anos em diversos fóruns. É uma discussão que nada tem de novo. Quando este tema vem à baila, começa a discussão sobre o serviço público dos canais estatais, se deviam ou não transmitir jogos, quem paga os custos das transmissões, sobre se vale ou não a pena o investimento, que hoje em dia é necessário para que os jogos sejam transmitidos e sobre qual o retorno desse investimento, e como é que este é medido.

Os anos que já levo a ouvir estas discussões, muitas vezes assentes em meras intuições e não em dados concretos, não me permitem ter uma opinião verdadeiramente fundamentada sobre este assunto. Há uma coisa da qual não tenho grandes dúvidas, se a nossa modalidade tivesse outra expressão social e não fosse tão residual com é, as coisas seriam certamente diferentes. Em Portugal por cada 1000 habitantes não temos 2 praticantes. Acresce que a região de Lisboa, onde a densidade da população é a maior do país, esse rácio está muito abaixo da média nacional. Esta é uma realidade, que por muito que gostemos da nossa modalidade, não gera certamente o interesse das televisões. Para além da implantação social, outro dos motivos que chama a atenção das televisões, embora só pontualmente, é a possibilidade de títulos nas competições internacionais. Essa é uma realidade da qual estamos distantes, então, enquanto formos tão residuais como outras modalidades, porque é que a televisão há-de passar a nossa modalidade e não outras?

Este facto leva-me a pensar que talvez fosse bom ousar pensar ao contrário do que temos vindo a fazer. Será que está nas nossas mãos conseguirmos mais praticantes e uma maior base social da nossa modalidade a começar pelo minibásquete?  Se essa capacidade está nas nossas mãos, fruto das nossas opções e empenhamento, em vez de pensarmos, que mais transmissões televisivas, trazem mais adeptos, poderíamos pensar, que mais praticantes, maior implantação social traz a necessidade de transmissões televisivas. Talvez seja este o paciente caminho para chegar a este meio de comunicação social.

 

Comentários 

 
+7 #1 Antonio Barbosa 27-09-2011 09:06
Não podia estar mais de acordo, se o "investimento" fosse feito pela base, que é assim que se constroi uma casa, o lucro no futuro seria muito maior.
Mais atletas, mais qualidade, mais publico, melhores espectaculos, mais patrocinadores e por fim mais dinheiro.
Esta seria a lógica, mas não me parece que haja vontade para que tal aconteça.
E já começamos a ser inundados de estrangeiros, e como não temos uma base de recrutamento tão grande como o futebol, corremos o risco daqui a alguns anos, as nossas equipas de basket ter nos planteis uma minoria Portuguesa.
Apostem na juventude que vão colher os frutos no futuro.
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária