A defesa dos nacionais
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC DIRIGENTES ARTIGOS DIVERSOS A defesa dos nacionais

A defesa dos nacionais

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 13
FracoBom 

Luís Filipe CristóvãoA forma criativa como alguns clubes têm vindo a contornar as regras de utilização de jogadores portugueses leva-nos a uma reflexão mais do que necessária.

Afinal, o que está realmente a ser feito para defender os jogadores nacionais. Era claro como água entender que aumentar o número limite de estrangeiros por equipa na LPB em nada ajudaria o basquetebol nacional a subir de patamar. Sobretudo porque o crescimento de uma modalidade não se faz a partir de uma regra isolada e que nada exige em relação à participação de jogadores portugueses nas partidas. Ou exige?

Na verdade, a forma de permitir a utilização do número máximo de estrangeiros na folha de jogo, implica a presença de um mínimo de oito jogadores nacionais. Mas, em Portugal, para cada regra há sempre uma forma de a contornar.

O que vamos vendo nas duas divisões principais são clubes que colocam, como jogadores, treinadores, adjuntos ou dirigentes. Ou, numa medida que também pouco adianta à evolução dos jogadores, vemos, semana após semana, uma grande quantidade de jovens jogadores dos escalões de formação que viajam com as equipas apenas para fazer número, perante rotações mínimas das respectivas equipas.

Será que este tipo de regras beneficia alguém? É que também podemos acrescentar mais. A nova regra só veio aumentar os desequilíbrios entre equipas. Torna-se, por isso, urgente, remodelar as regras de utilização de jogadores não nacionais.

Para começar, cumprindo a lei, que abre portas a que qualquer cidadão da comunidade europeia seja considerado como nacional (e fazê-lo na realidade, não apenas no papel, escudado num “acordo entre clubes” proposto pela federação).

Em segundo lugar, defender os clubes numa situação económica complicadas. Limitar o número de estrangeiros não-comunitários para dois (não há um acréscimo de qualidade do basquetebol nacional com quatro estrangeiros por equipa, sobretudo quando esses estrangeiros não representam claras mais-valias) e limitar o número de seniores inscritos a dez por equipa.

Depois, defender a formação em Portugal. Dos dez jogadores inscritos, dois deveriam ser obrigatoriamente formados respectivos clubes (três épocas até aos 20 anos de idade) e quatro deveriam ter completado o mesmo período numa equipa portuguesa. Finalmente, as equipas poderiam completar a folha de jogo com dois atletas de idade inferior aos 20 anos, mas apenas com jogadores que não tivessem cumprido jogos noutro escalão num período de 24 horas antes e depois do jogo em causa. Esta última cláusula obrigaria a pensar a convocação e utilização de jovens jogadores, não obrigando estes a jogos a um nível de competição muito abaixo da sua realidade ou a semanas e semanas de banco.

Todas estas medidas poderiam ter um regime de excepção para os clubes portugueses que participassem nas competições europeias. Caso o fizessem, poderiam então ter um plantel com doze jogadores inscritos, sendo esses dois lugares chamados de “Bónus Competições Europeias”, podendo as equipas escolher a origem dos jogadores em causa.

Perante este quadro, teríamos um regime de utilização de jogadores credível, uma limitação à entrada de estrangeiros sem qualidade, um incentivo à utilização de jogadores formados em Portugal e ainda uma excepção para os clubes que promovam a internacionalização do basquetebol português.

 

Comentários 

 
0 #4 Miguel Sousa 06-12-2011 12:12
Absolutamente de acordo com o artigo e as suas tão necessárias quanto urgentes propostas. Tem sido penoso assistir a jogos de Proliga, já para não falar da Liga, sem encontrar nenhum jovem de idade sub20 ou sub23 com verdadeiro e real espaço de afirmação. Será que eles não existem com talento e potencial para tal? Quero pensar que sim (caso contrário o buraco em que o basquetebol português se encontra é muito mais fundo!) e que apenas têm todas as oportunidades barradas por estrangeiros medíocres ou nacionais da "velha guarda presos por arames". Claro que como em qualquer generalização estarei a cometer injustiças, como será o caso de José Barbosa na Ovarense por exemplo, entre outros que não me ocorrem neste preciso momento mas que espero me perdoem a omissão.
Citar
 
 
0 #3 Fernando Santos 05-12-2011 14:45
Parabéns pelo excelente artigo!

Abraço.
Citar
 
 
+2 #2 José Oliveira 03-12-2011 01:30
Em relação a tudo o que já foi dito, resta acrescentar, a forma como a Federação e as respectivas associações,faz em a calendarização no 1º escalão se basket ,iniciados,inic io da competição principio de Outubro,fase final a 6 equipes em 3 DIAS ANTES DO NATAL,LOL, ISTO SIM É FORMAÇÃO??????????????
Citar
 
 
+4 #1 Nuno Tavares 02-12-2011 16:48
O teu artigo faz todo o sentido...mas até que ponto é que quem organiza e decide está interessado em tudo o que escreveste? Existem jogadores americanos na nossa liga que não são superiores a muitos jovens portugueses, eu até ia mais longe...vamos nos deixar de vaidades, a crise está para ficar muito tempo então vamos aproveita-la para dar uma expressão significativa ao jogador português, começando a implementar regras como as que tu escreveste e de uma vez por todas PERCEBER QUE AS MUDANÇAS LEVAM ANOS até que consigamos resultados! Nos Balcãs as federações decidem a entrada de estrangeiros mediante a sua qualidade e o investimento pois preferem ter um excelente jogador estrangeiro que irá influenciar a liga, os colegas de equipa e adversários do que 2 que são mais ou menos, dando assim lugar a jogadores da formação ou do seu país. Será que é assim tão difícil, será que quem dirige planeia seja o que for...parece-me que o nosso basquetebol está em auto-pilot à muitos anos...
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária