Novas fronteiras, que critérios?
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC DIRIGENTES ARTIGOS DIVERSOS Novas fronteiras, que critérios?

Novas fronteiras, que critérios?

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 13
FracoBom 

San Payo AraújoSe a divisão administrativa e geográfica em torno do conceito distrito já não faz sentido, como poderá então ser reorganizada a divisão geográfica e administrativa do basquetebol nacional.

Como já referi no artigo as novas fronteiras a questão de fundo é saber:

  • Como é que, com os mesmos recursos poderemos obter melhores resultados, expressos em mais clubes, mais praticantes, mais prática e conquista de mais apoios contribuindo para o desenvolvimento do basquetebol.

Para podermos responder à pergunta anterior penso que teremos de saber responder às seguintes perguntas:Onde é que há basquetebol no país? Onde é já houve basquetebol nos últimos 20 anos? E finalmente onde é que nós queremos que haja basquetebol?

A primeira pergunta é fácil de responder.

A segunda pergunta pode dar trabalho, mas é apenas uma questão de recolher dados.

A terceira pergunta já implica uma visão e tomadas de decisão e a meu ver deve ser respondida em função de três factores:

  • O demográfico, fazer o levantamento dos concelhos com mais de 15.000 habitantes
  • O da proximidade geográfica dos locais onde já existe o basquetebol.
  • O da organização desportiva.

O factor demográfico

Por hoje vou-me ficar pelo factor demográfico. Quando assumi as funções de responsável pelo minibásquete tive um sonho que seria a existência de pelo menos um núcleo de minibásquete em cada concelho do país. Em simultâneo também quis saber quantas eram as crianças deste país com idade de jogarem minibásquete e onde é que as mesmas habitavam. Em números redondos fiquei a saber que em 2000 existiam em Portugal mais de 860.000 crianças entre os 6 e os 12 anos, mais ou menos, 8,6% da população do país. Como fiz o levantamento por concelho fiquei também a perceber o que era um concelho envelhecido e o que era um concelho rejuvenescido.  Quando esta percentagem era inferior, como nalguns concelhos em que nem sequer chegava aos 6% estávamos perante um concelho envelhecido, quando esta percentagem se aproximava ou ultrapassava os 10% estávamos perante um concelho rejuvenescido. Nesse momento compreendi que o meu sonho não fazia muito sentido, porque existiam concelhos com muito poucos habitantes, menos de dois mil e quase sem crianças. Por exemplo Barrancos, um concelho claramente envelhecido tinha no ano 2000, 126 crianças, rapazes e raparigas dos 6 aos 12 anos. Ou seja se quisesse fazer no concelho um núcleo de mini com uma equipa por escalão Mini-12, Mini-10 e Mini-8 em masculinos e femininos, necessitaria que quase todas as crianças de Barrancos jogassem minibásquete.

Face a esta realidade compreendi que a minha ideia era mesmo um sonho e que se deveria apostar preferencialmente em concelhos que tivessem, como Reguengos de Monsaraz no mínimo 10.000 habitantes e no aumento de clubes nos concelhos com muitos habitantes.

Em Portugal existem 308 municípios, sendo 279 no Continente, 11 na Madeira e 18 nos Açores. Destes mais de um terço, 110 concelhos, têm menos de 10 mil habitantes (93 localizados no Continente, 12 nos Açores e 5 na Madeira). Cerca de metade (53) destes municípios tem menos de 5 mil habitantes.

Para compreender o impacto do que afirmei no artigo, anterior, se tivéssemos um clube como o ASC/BVRM Terras d´el Rei por cada concelho com mais de 10.000 habitantes, tínhamos pelo país inteiro 198 clubes a movimentar mais de 150 praticantes, que só por si representariam 30.000 praticantes.

Se queremos expandir geograficamente e aumentar o número de praticantes, do ponto de vista demográfico há dois factores que devem ser um objectivo estratégico do universo do basquetebol:

  1. Em termos de expansão territorial conseguir um clube com a dinâmica no minibásquete e escalões seguintes como o ASC/BVRM em concelhos como mais de 10.000 habitantes;
  2. Em termos de crescimento conseguir que regiões de grande densidade populacional e muitos jovens, como Braga e Lisboa, (onde actualmente existe uma boa dinâmica no minibásquete, que poderá contribuir para este desígnio), saiam da cauda do país no que diz respeito ao número de praticantes por habitantes.
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária