Leon Teodorescu
 
Faixa publicitária

Leon Teodorescu

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 7
FracoBom 

Henrique SantosTroika é uma palavra russa que designa uma coligação de três pessoas, geralmente ao nível do poder político. No entanto, o seu sentido já foi e tem sido exportado para outras áreas da prática social.

“Clássico é clássico por ter classe e não por ser antigo”
Maestro Fernando Lopes Graça

Se em Portugal, esta palavra tem actualmente uma ressonância negativa pelo que tem trazido de austeridade à maioria dos portugueses, noutros campos, como o das ciências, têm-se formado por vezes associações de troikas de cientistas com grande preponderância no âmbito daquilo que estudam. Parece-me ser o caso, no campo da teoria e metodologia dos jogos desportivos colectivos, de três grandes nomes de históricos da sua constituição, a partir dos anos sessenta do século passado. Embora não tenham trabalhado em conjunto, os seus contributos foram complementares. Refiro-me concretamente a Friedrich Mahlo, que já foi objecto de um artigo anterior, a Leon Teodorescu, cujo trabalho vai ser abordado neste texto, e a Knut Dietrich, cujas ideias serão analisadas num texto posterior.

Leon Teodorescu é, - deve ser, - um nome consagrado para todos aqueles que se dedicam aos desportos colectivos, como é o caso do nosso basquetebol. A razão é simples. Este autor foi um dos estudiosos que deu contributos fundamentais para a área da teoria e metodologia do treino nos jogos desportivos colectivos. De tudo aquilo que ele nos trouxe, eu gostaria aqui neste artigo de realçar alguns aspectos inovadores e que em muito fizeram evoluir este sector da teoria e da prática do treino desportivo.

Leon TeodorescuTeodorescu é romeno de nacionalidade, país que, ao nível da Educação Física e dos desportos colectivos, tem uma história muito interessante, e cujos contributos para a teoria do treino desportivo adquiriram o carácter de escola, muito para além de contributos pessoais. Teodorescu pertence a essa escola e foi um dos seus contribuintes mais salientes. Foi professor, durante vários anos, da cadeira de Jogos Desportivos do Instituto de Educação Física de Bucareste. O primeiro fórum ocidental onde se deu a conhecer, segundo sabemos, foi em França, em 1965, onde nos colóquios de Vichy apresentou uma comunicação com novidades muito apreciadas pelos presentes. A partir daí continuou o seu trabalho vertido em alguns livros.

Em primeiro lugar, parece-nos que Leon Teodorescu foi um criador e sistematizador de conceitos e terminologias que são fundamentais na análise, na comunicação e no ensino dos desportos colectivos. Segundo conheço, ele próprio chegou a elaborar uma extensa obra chamada Terminologia da Educação Física e do Desporto. A partir da análise que fez dos desportos inseridos na sociedade e na cultura humana, como ele próprio gostava de realçar, ele procedeu a um trabalho de definição, categorização e classificação de conceitos, permitindo desse modo um entendimento dos jogos, por um lado, e a sua comunicação e ensino, por outro. Subindo ao concreto, num dos seus livros mais importantes, “Problemas de Teoria e Metodologia nos Jogos Colectivos”, Teodorescu, entre muitos outros temas, sistematizou os componentes fundamentais  da táctica desses desportos em princípios, fases, factores e formas, tanto da defesa como do ataque.

Quadro: Princípios, fases, factores e formas do ataque e defesa (a partir de  Teodorescu).

 
Ataque
Defesa
Princípios
-Atacar o alvo
-Manutenção da posse da bola
-Adaptação do ataque
-Obrigar os defesas a cometer erros
-Posicionamento
-Defender o objectivo
-Entrada na posse da bola
-Adaptação da defesa
-Entreajuda
-Obrigar o adversário a cometer erros
Fases
-Entrada na posse da bola
-Passagem ao terreno (zona) de ataque (através de contra-ataque, passagem rápida ou passagem lenta)
-Ocupação do dispositivo de ataque
-Preparação (construção) do ataque
-Finalização do ataque
-Equilíbrio ofensivo
-Perda da posse da bola
-A recuperação defensiva
-Ocupação e organização do dispositivo defensivo
-Defesa propriamente dita
Factores
-Colocação no ataque
-Antecipação das acções
-Circulação de jogadores e da bola
-Organização do ataque
-acções individuais e colectivas
-Superioridade numérica
-Surpresa
-Segurança
-Condução ou coordenação do ataque
-Ritmo e tempo
-Colocação na defesa e deslocamentos defensivos
-Antecipação das acções
-Circulação
Acções individuais e colectivas de defesa
-Ritmo
Formas
-Activa
-Passiva
-Activa
-Passiva

 A partir de Teodorescu, os treinadores passaram a ter ferramentas terminológicas e conceptuais importantes para denominar os fenómenos do jogo, em função das suas características fundamentais. Antes mesmo de proceder à análise, a própria noção dos desportos colectivos foi alvo de definição:

“O jogo desportivo colectivo representa uma forma de actividade social organizada, uma forma específica de manifestação e de prática, com carácter lúdico e processual, do exercício físico, na qual os participantes (jogadores) estão agrupados em duas equipas numa relação de adversidade típica não hostil (rivalidade desportiva) – relação determinada pela disputa através de luta com vista à obtenção da vitória desportiva, - com a ajuda da bola (ou de outro objecto de jogo) manobrada segundo regras pré-estabelecidas”.

Como se pode de certo modo verificar pelo restante conteúdo do livro, os conceitos cibernéticos e de sistema, que recentemente tinham sido trazidos para a ribalta no tempo em que Teodorescu começou a trabalhar, tinham aqui tradução especializada e adaptada.

Um outro aspecto que se pode constatar na obra de Teodorescu foi o facto de ter sido dos primeiros a recorrer às noções de modelo e modelização. Estas noções, ainda tão actuais, podem considerar-se como uma das inovações para o treino desportivo que Teodorescu aportou. Tal como ele escreveu: “A análise e interpretação do conteúdo do jogo e da funcionalidade da equipa pelo prisma da “modelagem” asseguram a possibilidade de utilização duma metodologia científica na programação do treino, para a selecção dos jogadores, para o conhecimento dos adversários, para a escolha da táctica do jogo e, em geral, para toda a actividade dos treinadores e das equipas.”

É de realçar também em Teodorescu a sua dimensão humanista. Apesar de utilizar e manejar ferramentas altamente especializadas e enveredar por fundos processos de análise, ele nunca esquece a vertente formativa e o potencial educativo que o desporto encerra. Contudo aponta claramente que o possível só se transforma em real quando objecto de tratamento adequado, a começar logo na definição das intenções com que o desporto deve ser praticado.

Da nossa parte, esperamos ter aguçado a curiosidade de ler Teodorescu, pela parte dos leitores do Planetabasket que ainda não conheçam a obra de Teodorescu editada em Portugal. Aliás, só a leitura do índice do livro “Problemas…”, pela abrangência temática que encerra, é motivo para suscitar essa vontade. É admirável a extensão e diversidade temática que o autor abrange, ainda para mais da forma bem sucedida como o faz. Nesse livro não esqueceu sequer a dimensão prospectiva, ao enunciar as tendências do futuro nesta área dos desportos, podendo nós hoje confrontá-las com a realidade actual. Quem lê esse livro conseguindo-o contextualizar com a situação das ciências do desporto do seu tempo, só pode considerá-lo uma verdadeira obra prima, de um pioneiro desse ramo das ciências humanas.

Se algum dos leitores souber o que é feito deste autor, agradeço desde já que em comentário ou de outra forma me satisfaça a minha própria curiosidade. É que a dado passo do seu livro “Problemas…”, ele prometia outra obra onde trataria temas também importantes que ficaram de fora por falta de espaço.

Alguma bibliografia do autor
“Princípios para o estudo comum da táctica dos jogos desportivos colectivos e a sua correlação”
Comunicação feita por Leon Teodorescu no Colóquio Internacional de Vichy, França, em Maio de 1965
“Problemas de Teoria e Metodologia nos Jogos Desportivos”
Obra editada em 1977 em França, e em 1984, em Portugal, pela editora Livros Horizonte

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária