Série Especial CAR Jamor
 
Localização: HOME

Série Especial CAR Jamor

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 10
FracoBom 

Simone CostaNão há dúvida de que José Leite, treinador do Quinta dos Lombos, acertou com a escolha.

A recente contratação da norte-americana Shaqwedia Wallace, que alinhava no Pamplona (2ª Liga espanhola), deu às campeãs nacionais um poder de tiro capaz de resolver alguns dos problemas com que a equipa se debatia, durante a 1ª volta da fase regular da Liga Feminina.

Foi a nova aquisição do emblema de Carcavelos que "partiu a loiça" no jogo de ontem frente ao CAR Jamor, no pavilhão LORD (Faculdade de Motricidade Humana). Com muitas soluções no 1x1, a norte-americana demonstrou toda a gama de argumentos que lhe permitiram terminar como a melhor marcadora (29 pontos) e MVP do encontro (32,5 de valorização).

A ausência de Laura Ferreira (entorse) debilitou o colectivo de Kostourkova que raramente conseguiu criar os problemas habituais ao adversário. A base Joana Soeiro sentiu sobremaneira a falta da sua companheira, acabando por não ter a influência do costume na manobra do CAR Jamor.

Garantindo a supremacia nas tabelas (45-29 ressaltos), tanto na defensiva (32-24), como na ofensiva (13-5), o Quinta dos Lombos chegou rapidamente a 15-3 (minuto 5), apesar de Mariyana Kostourkova ter pedido o seu 1º desconto de tempo aos 10-3 (minuto 3). Paula Muxiri impunha a sua capacidade física na área pintada, mas depois de terem aumentado para 25-10, (minuto 9) com o 1º triplo de Inês Aragão (13 pontos e 3/5 nos triplos), as campeãs nacionais sofreram um parcial de 0-5, da autoria da jovem (ainda sub-16) Simone Costa, ontem a substituta de Laura Ferreira no cinco inicial do CAR Jamor. Simone, muito desinibida e confiante, acabou por ser a jogadora mais valiosa das pupilas de Kostourkova, terminando com 15 pontos, 2/3 nos triplos, 2 ressaltos defensivos, duas assistências, 1 roubo, 1 desarme de lançamento e 4 faltas provocadas com 3/4 nos lances livres) em cerca de 26 minutos e meio de utilização.

As dificuldades das jovens do CAR Jamor em atacar o cesto com eficácia aumentaram no 2º quarto (18-9), depois dos 25-15 nos 10 minutos iniciais. A qualidade técnica baixou de parte a parte, tendo aumentado em flecha o número de erros cometidos (9-8 turnovers neste período), contra apenas 3 para cada lado no quarto inicial. O intervalo chegou entretanto com 43-24, favorável às campeãs nacionais.

No 3º período (17-18) as comandadas de Kostourkova, mais agressivas na defesa e efectuando uma melhor selecção de lançamentos, nomeadamente nos tiros do perímetro (2 triplos convertidos em 5 tentados), conseguiram suster o ataque contrário, reduzindo inclusive o prejuízo para 18 pontos (60-42), à entrada do último quarto.

No derradeiro quarto (23-13) voltou a acentuar-se a superioridade da equipa de José Leite, com Shaqwedia Wallace a assumir de novo as despesas do ataque, convertendo mais 11 pontos, com destaque para o parcial de 9-1 (9 pontos da sua autoria) em que o marcador disparou para 69-43 em pouco mais de 2 minutos. Depois foi de novo Simone Costa a emergir no CAR Jamor, marcando mais 8 pontos (1 triplo incluído). Tendo chegado aos 83-53 na conclusão de um contra-ataque por intermédio de Dora Duarte, a maior diferença (30 pontos) registada em toda a partida, o Quinta dos Lombos viu a jovem Jéssica Encarnação selar o resultado final (83-55), não tremendo da linha de lance livre.

Destaque nas vencedoras para a exibição de Shaqwedia Wallace, MVP do jogo (29 pontos, 8/17 nos duplos, 7 ressaltos sendo 4 ofensivos, 3 roubos e 5 faltas provocadas, tendo estado irrepreensível da linha de lance livre, ao fazer 10 em 10 tentativas), bem acompanhada por Paula Muxiri (16 pontos, 5/8 nos duplos, 7 ressaltos sendo 2 ofensivos, 1 desarme de lançamento e 7 faltas provocadas com 6/7 nos lances livres) e Dora Duarte (12 pontos, 6 ressaltos sendo 2 ofensivos, uma assistência, 1 roubo e 3 faltas provocadas, com 4/4 nos lances livres). Uma referência ainda para a facilidade de lançamento de Inês Aragão (60% nos triplos, com 3 convertidos em 5 tentados).

No CAR Jamor as mais valiosas foram a já referida Simone Costa, Joséphine Filipe (8 pontos, 4 ressaltos sendo 1 ofensivo, 2 roubos e duas faltas provocadas, com 4/4 nos lances livres) e a capitã Nádia Fernandes, melhor ressaltadora da equipa (8 pontos, 2/6 nos triplos e 6 ressaltos sendo 2 ofensivos). Uma palavra de incentivo para a base Inês Ferreira (duas assistências) que procurou cumprir na missão de organizar o ataque da sua equipa, numa noite em que a base titular Joana Soeiro (11 pontos, 1/6 nos duplos, 3/10 nos triplos, 3 ressaltos defensivos, uma assistência e 1 roubo) passou ao lado do jogo, particularmente na etapa complementar, em que não marcou qualquer ponto.

Em termos globais a vitória do Quinta dos Lombos assentou na supremacia evidenciada nas tabelas, na maior eficácia de lançamento, tanto nos duplos (46%-32%) como nos triplos (31%-28%) e no menor número de erros cometidos (15-20 turnovers). Por seu turno o CAR Jamor foi mais colectivo (6-8 assistências), tendo as duas equipas conseguido o mesmo número de roubos de bola (7). Na linha de lance livre destaque para a eficácia de ambos (88% para as campeãs nacionais, falhando apenas 3 das 25 tentativas e 86% do CAR Jamor ao desperdiçar 2 lances em 14 tentados).

Ficha de jogo

Quinta dos Lombos (83) - Shaqwedia Wallace (29), Dora Duarte (12), Helga Gonçalves (2), Paula Muxiri (16) e Carla Aires; Inês Aragão (13), Larisse Lima (5), Inês Viana (4), Mafalda Guerreiro e Catarina Vasconcelos (2)

CAR Jamor Feminino (55) - Joana Soeiro (11), Simone Costa (15), Nádia Fernandes (8), Joséphine Filipe (8) e Ana Granja (2); Sara Dias (4), Inês Veiga, Inês Ferreira (2), Inês Viegas (1), Sofia Pinheiro e Jéssica Encarnação (4)

Por períodos: 25-15, 18-9, 17-18, 23-13

Árbitros: Inês Freire e Paulo Silva

O próximo jogo do CAR Jamor realiza-se no dia 25 (4ª feira) defrontando a EMA Menéres no Pavilhão Casal de Cambra, a partir das 21H30.

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária