A importância dos pormenores
 
Faixa publicitária
Localização: HOME CNB1 CNB1: Noticias A importância dos pormenores

A importância dos pormenores

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 6
FracoBom 

CNB1 SulA percentagem de lançamentos de uma equipa depende de um enorme conjunto de factores individuais e colectivos, próprios e alheios.

Habilidade natural, intensidade e qualidade do treino, movimentação atacante do conjunto, velocidade de execução, precisão e momento certo do passe, movimentação defensiva do adversário, forma física e estado de fadiga dos jogadores, níveis de confiança dos lançadores e uns quantos mais que não cabem hoje nesta crónica são pormenores que se trabalham no treino e durante o jogo, e que determinam o aproveitamento que cada equipa retira das situações de lançamento.

No Moscavide-Seixal da 13ª jornada da Zona Sul do CNB1 a vitória da equipa da casa assentou, do ponto de vista estatístico, nos 53% nos duplos (23/43) e 42% nos triplos (5/12), que comparam com 48% (21/44) e 29% (4/14) do lado dos visitantes. Em 55 lançamentos de campo o Moscavide facturou 61 pontos, ao passo que o Seixal em 58 tentativas amealhou apenas 54. Atrás desta aritmética simplista estão inúmeros pormenores, alguns invisíveis, cada um deles a não parecer muito relevante, mas que em conjunto determinam quem ganha e quem perde um jogo de basquetebol.

Foi o Seixal que dominou o 1º período (18-24), utilizando bem a superioridade do peso do seu jogo interior. No 2º quarto o Moscavide corrigiu a defesa e conseguiu condicionar o ataque seixalense, mas não tirou todo o partido desse esforço ao falhar várias situações de lançamento fácil. Estes foram os 10 minutos com menos pontos do encontro (9-7), e no final da 1ª parte o marcador continuava a assinalar vantagem seixalense (27-31). Ao longo de todo o encontro, só à custa de muito esforço e concentração a defesa da casa conseguiu opor-se à superior capacidade atlética e boa movimentação do jogo interior visitante. Juntando a este facto a eficácia com que o Moscavide se opôs ao jogo exterior do Seixal, a qualidade defensiva da casa terá sido um dos pormenores decisivos para o desfecho do jogo. O 3º foi o período em que o Moscavide melhor conseguiu conjugar esta qualidade defensiva com a fluidez de movimentos no ataque. O parcial de (27-20) neste quarto permitiu-lhe entrar no último período à frente (54-51). O Seixal desenvolveu todos os esforços para voltar à liderança e o Moscavide oscilou um tanto no controlo da posse de bola, incorrendo em vários turnovers. Manteve no entanto a eficácia defensiva e melhor percentagem de lançamentos, o que lhe garantiu no final a vitória (72-67).

Na Tapadinha encontraram-se duas das equipas da frente: Atlético e Academia. Os visitantes não conseguiram repetir o desempenho da jornada anterior em que tinham vencido o Imortal, e saíram batidos (69-56). Apesar de o Atlético ter estado sempre na frente, o resultado foi disputado até ao fim, com a Academia a procurar pelo menos manter a vantagem nos encontros entre ambos, o que acabou por conseguir, já que na 1ª volta havia vencido por 17 pontos de diferença. Desta forma, em caso de igualdade pontual a Academia terá vantagem sobre o Atlético, o que poderá determinar posições de entrada no Play-Off. O Imortal saiu do período negativo vencendo em casa o Ginásio Olhanense (73-57). Basket Queluz e Benfica conseguiram as duas vitórias fora da jornada. O conjunto de Queluz viajou até ao Tramagal e saiu vencedor (66-70), enquanto os benfiquistas, apesar de vários jogadores terem estado ausentes devido à presença na Taça Hugo dos Santos foram derrotar o Montijo por números surpreendentes (44-77). Finalmente o Estoril recebeu e bateu o Micaelense (72-68).

Na classificação Benfica (11v/2d) e Academia (10v/3d) mantêm-se em 1º e 2º, e Atlético (10v/2d/1fc) e Imortal (9v/3d/1fc) ocupam 3º e 4º. O grupo Seixal, Moscavide e Montijo juntou-se de novo e partilha o 5º lugar (7v/6d). Em 8º aparece o Micaelense (6v/7d) e em 9º o Ginásio Olhanense ((5v/7d/1fc). O Basket Queluz é 10º (3v/9d/1fc), o Estoril 11º (2v/10d/1fc) e o Tramagal fecha a tabela (1v/12d)

No próximo fim-de-semana disputa-se a 14ª jornada onde se destacam as difíceis saídas de Academia e Imortal a Olhão e Seixal

Sábado, 28 de Janeiro
Estoril-Atlético às 16:30h no Pav. Manique-Salesianos
Ginásio Olhanense-Academia às 17:00h no Pav. Ginásio Olhanense
Seixal-Imortal às 17:00h na sede do Seixal
Basket Queluz-Moscavide às 21:00h no Pav. Henrique Miranda
Micaelense-Montijo às 21:00h na EBI Canto da Maia

Domingo, 29 de Janeiro
Benfica-Tramagal às 14:30h no Pav. Império Bonança

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária