Contra-ataque foi decisivo
 
Faixa publicitária
Localização: HOME 1ª DIVISÃO FEMININA 1ªDIV Feminina: Noticias Contra-ataque foi decisivo

Contra-ataque foi decisivo

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 5
FracoBom 

altO CAR Jamor Feminino regressou às vitórias ante o ESA, equipa que no Nacional da 1ª Divisão Feminina se encontra no 3º lugar, em igualdade pontual com o Juvemaia e o Lousada

todos com 7 vitórias e 4 derrotas, quando estão cumpridas duas jornadas da 2ª volta. As pupilas de Kostourkova repetiram o êxito alcançado há 3 meses (início de Novembro), desta feita por números menos expressivos (67-34).  

Na formação de Artur Cruz, desfalcada da atiradora Vanessa Costa, alinhou a poste Rita Ponte (internacional junior em 2001, no Funchal) que acabou por ser a melhor ressaltadora do encontro (10 ressaltos sendo 4 ofensivos), mas denotando uma baixa eficácia de lançamento, sendo esta aliás a pecha fundamental da equipa.

Equilíbrio existiu basicamente nos 5 minutos iniciais (7-6 a favor do CAR Jamor), já que este impôs a partir daí um parcial de 9-0 (16-6), depois de ter terminado o 1º período na frente (14-6). Todavia o ESA não baixou os braços e respondeu também com um parcial de 0-7, reduzindo o prejuízo para 3 pontos apenas (16-13).

O 2º quarto foi muito disputado, como os números indiciam (12-11), com a experiência das comandadas de Artur Cruz a ser determinante, para contrariar a maior velocidade das jovens do CAR Jamor. Assim se chegou ao intervalo com o marcador favorável ao CAR Jamor (26-17).

No reatamento o colectivo de Kostourkova apostou no contra-ataque e sentenciou a partida. Os 29 pontos obtidos desta forma em contraste com os 5 alcançados pelo seu adversário, explicam bem a importância fundamental dessa arma.

A superioridade manifestada no 3º (18-7) e 4 períodos (23-10) explicam bem a subida de rendimento das pupilas de Mariyana Kostourkova, lideradas pela base Joana Soeiro, muito bem acompanhada pela extremo/poste Joséphine Filipe, que saltou do banco para ser a MVP da partida (26,5 de valorização). Terminou com 12 pontos, 7 ressaltos defensivos, 4 assistências, 6 roubos, 6 desarmes de lançamento e duas faltas provocadas. Joana Soeiro (25,0 de valorização) foi a melhor marcadora do jogo, contabilizando 18 pontos, 7/10 nos duplos, 6 ressaltos defensivos, 6 assistências, 7 roubos e 4 faltas provocadas. Foi penalizada pela sua fraca eficácia nos tiros do perímetro (1 em 6 tentados). Referência ainda para a capitã Nádia Fernandes (7 pontos, 1/2 nos triplos, 8 ressaltos sendo metade ofensivos e 1 roubo) e para a regressada Laura Ferreira (11 pontos,1 ressalto defensivo, 4 assistências, 2 roubos e 1 desarme de lançamento).

No ESA a mais valiosa foi Fátima Araújo (5 pontos, 7 ressaltos sendo 4 ofensivos e 1 roubo), seguida de Marta Costa, a melhor marcadora da equipa (12 pontos, 2/2 nos triplos,1 ressalto defensivo, duas assistências e 4 faltas provocadas, com 2/2 nos lances livres). Patrícia Patrão, Camy Burity e Rita Ponte revelaram fraca eficácia nos lançamentos de campo.

Em termos globais a vitória do CAR Jamor assentou principalmente na maior eficácia nos lançamentos de campo (47%-22%), com realce para os duplos (59%-21%), no maior colectivismo (19-8 assistências), no menor número de erros cometidos (15-23 turnovers) e no maior número de roubos de bola (21-5) e de desarmes de lançamento (8-1).

Equilíbrio houve na luta das tabelas (39-39 ressaltos), com o CAR Jamor a superiorizar-se na tabela defensiva (33-27) e o ESA a conseguir o dobro dos ressaltos do adversário na tabela ofensiva (6-12).

O ESA esteve mais eficaz no tiro exterior (20%-25%), embora só tenha convertido 2 triplos, metade dos obtidos pelo CAR Jamor. Provocou ainda mais faltas que o seu opositor (10-13) e foi também ligeiramente mais eficaz na linha de lance livre (38%-44%).

Resultado final: CAR Jamor Feminino 67-34 ESA

Ficha do jogo

CAR Jamor Feminino (67) - Joana Soeiro (18), Simone Costa (7), Laura Ferreira (11), Nádia Fernandes (7) e Ana Granja (2); Joséphine Filipe (12), Sara Dias (6), Inês Veiga, Inês Ferreira, Inês Viegas (4) e Sofia Pinheiro

ESA (34) - Patrícia Patrão (4), Camy Burity (5), Liliana Teixeira, Fátima Araújo (5) e Rita Ponte (4); Marta Costa (12) e Sónia Graça (4)

Por períodos: 14-6, 12-11, 18-7, 23-10

Árbitros: Ricardo Severino e Davide Silva

O próximo jogo do CAR Jamor realiza-se no dia 16 de Fevereiro (5ª feira), na recepção ao Algés, a partir das 21H00, no Pavilhão LORD (FMH).

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária