Boa réplica ao líder
 
Faixa publicitária
Localização: HOME LIGA FEMININA Liga Feminina: Noticias Boa réplica ao líder

Boa réplica ao líder

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 4
FracoBom 

Joana SoeiroTrês meses depois CAR Jamor e Algés voltaram a defrontar-se, desta feita no Pavilhão LORD, casa emprestada das pupilas de Mariyana Koostourkova.

Curiosamente o resultado foi muito parecido com o da 1ª volta (52-35), com as jovens do CAR Jamor a darem muito boa conta de si à excepção do 3º quarto (2-15) em que na realidade o desequilíbrio foi manifesto, face às dificuldades que o colectivo de Kostourkova sentiu a atacar a zona das algesinas.

Nos 10 minutos iniciais (12-12) o equilíbrio surgiu após uma entrada de rompante das comandadas de José Araújo, com 2 triplos consecutivos, o primeiro de Jennifer Risper a abrir a contagem, no que foi imitada pela sua compatriota Christina Wirth, elevando para 0-6. A resposta do CAR Jamor apareceu só no minuto 5, com Joséphine Filipe a acertar o 1º triplo dos 4 alcançados pela equipa e logo a seguir, um contra-ataque concluído com êxito por Inês Veiga, ontem a jogadora mais valiosa do colectivo de Kostourkova, reduzia para 5-6. Já com o marcador em 5-8, o treinador do Algés parava o jogo no minuto 6, não satisfeito com o rendimento das suas jogadoras. Foi em toada de parada e resposta que a partida se desenrolou até ao final do 1º período.

Depois de nova igualdade (14-14) no início do 2º quarto (6-11), foi o Algés que por intermédio de Catarina Coelho (dois duplos) e Susan Foreid (1 duplo e 1 lance livre) impôs um parcial de 0-7, com o marcador a disparar para 14-21, obrigando Kostourkova a pedir o seu primeiro desconto de tempo no minuto 13 (aos 14-20) e pouco depois o segundo (aos 14-21), à entrada do minuto 17. As coisas melhoraram para o CAR Jamor que reduziu o prejuízo par 5 pontos (18-23) quando se atingiu o interval.

A 2ª bomba de Christina Wirth a abrir o 3º período (2-15), mostrando que está num bom momento de forma e a lançar com muita confiança e eficácia (71% nos lançamentos de campo), foi a pedra de toque para o período aziago das jovens do CAR Jamor, que depois de terem respondido por Inês Veiga no minuto 23 (26-20), não mais acertaram com o cesto durante 7 longos minutos. Nesse lapso de tempo revelaram imensas dificuldades em atacar o cesto, não se entendendo com a zona montada pelo adversário, o que se reflectiu na descida das percentagens de lançamentos de campo (de 27% ao intervalo para 20% no final do 3º quarto).

Todavia algo aconteceu de surpreendente no último quarto (19-14), o único ganho pelas comandadas de Kostourkova. Com uma  reentrada de leão, após ter permitido que o Algés alcançasse a maior vantagem em todo o encontro (20 pontos, aos 20-40),o CAR Jamor liderado pela base Joana Soeiro a dar o mote com 7 pontos consecutivos, baixou a fasquia para a dezena (34-44), no minuto 34, impondo um parcial de 7-0, em minuto e meio, o que obrigou José Araújo a parar o cronómetro, nada contente com o relaxar das suas pupilas, à medida que o jogo se aproximava do seu termo. Feitas as devidas rectificações, o Algés ainda aumentou a vantagem para 14 (34-48), gerindo-a até final (39-52) sem grandes sobressaltos.

Resultado final: CAR Jamor Feminino 39-52 Algés

Destaque nas vencedoras para a MVP do jogo (17,0 de valorização), a extremo/poste Christina Wirth (14 pontos, 5/7 nos lançamentos de campo repartidos por 3/4 nos duplos e 2/3 nos triplos, 4 ressaltos defensivos, 2 roubos e duas faltas provocadas, com 2/2 nos lances livres), bem acompanhada pela dupla formada por Susan Foreid (11 pontos, 5 ressaltos sendo 3 ofensivos, uma assistência, 3 roubos, e duas faltas provocadas) e Catarina Coelho (14 pontos, 2 ressaltos, uma assistência e duas faltas provocadas, com 2/3 nos lances livres). Jennifer Risper (7 ressaltos, 3 assistências e 2 roubos) e Joana Fogaça (5 ressaltos, 4 assistência e 2 roubos) contribuíram para a ligeira superioridade das algesinas nas tabelas, sendo também autoras da maioria dos passes decisivos da sua equipa.

No colectivo de Kostourkova, onde não alinharam a capitã Nádia Fernandes e a base Inês Ferreira, ambas lesionadas, a mais valorizada foi Inês Veiga (5 pontos, 5 ressaltos sendo 3 ofensivos, duas assistências, 3 roubos, um desarme de lançamento e uma falta provocada), bem secundada por Joana Soeiro (12 pontos, 2/10 nos triplos, 6 ressaltos sendo 1 ofensivo, uma assistência, 4 roubos e 5 faltas provocadas, com 2/2 nos lances livres), penalizada na sua valorização pelos 5 turnovers cometidos e pela fraca eficácia nos tiros do perímetro e ainda por Laura Ferreira, a melhor ressaltadora da partida (8 pontos, 1/3 nos triplos, 8 ressaltos sendo 1 ofensivo, uma assistência e 3 faltas provocadas, com 3/4 nos lances livres), que viu também a sua valorização ser penalizada pela fraca eficácia nos duplos (1/8).

Em termos globais a vitória do Algés foi construída a partir da maior eficácia de lançamentos de campo (26%-36%), repartidos pelos duplos (30%-40%) e pelos triplos (18%-21%), do maior colectivismo (5-10 assistências) e do menor número de erros cometidos (22-16 turnovers). Nos ressaltos imperou o equilíbrio (40-41 ressaltos), com o Algés a superiorizar-se na tabela defensiva (25-28) e o CAR Jamor a ganhar a tabela ofensiva (15-13).

Por seu turno o CAR Jamor roubou mais bolas (11-10) e esteve mais certeiro na linha de lance livre (78%-50%), desperdiçando apenas duas das 9 tentativas enquanto o adversário precisou de 14 lances para converter o mesmo número (7).

Ficha do jogo

CAR Jamor Feminino (39) - Joana Soeiro (12), Simone Costa (3), Laura Ferreira (8), Joséphine Filipe (5) e Inês Veiga (5); Sofia Pinheiro, Ana Granja, Jéssica Encarnação (4), Sara Dias (2) e Inês Viegas

Algés (52) - Joana Fogaça, Jennifer Risper (3), Ana Oliveira (2), Christina Wirth (14) e Sofia Carolina; Joana Ramos (4), Catarina Coelho (14), Susan Foreid (11), Bárbara Pedro (4), Susana Cruz e Mariana Duca

Por períodos:12-12, 6-11, 2-15, 19-14

Árbitros: Bruno Maciel e Davide Silva

O próximo compromisso do CAR Jamor está agendado para o dia 8 de Março, a partir das 21 horas, na recepção ao Quinta dos Lombos, no Pavilhão LORD (FMH).

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária