Campos MVP 2012
 
Localização: HOME CAMPOS CAMPOS MVP Campos MVP 2012

Campos MVP 2012

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 20
FracoBom 

altO Campos MVP vai já na sua 5ª edição. Conceitos como profissionalismo e evolução, esforço e capacidade de trabalho, solidariedade e amizade têm vindo a caracterizar este projeto único,

bem dirigido e planeado, que a cada ano deixa atletas e pais extremamente satisfeitos.

O Campos MVP 2012 traz muitas novidades na edição deste ano e para as saber, nada melhor do que falar com o mentor do projeto, Nuno Tavares. Uma entrevista a não perder.


Olá Nuno. O Campos MVP vai já na sua 5ª edição. O projeto continua de pé e da boa saúde. É para continuar?
Primeiro gostava de agradecer a oportunidade de poder dar esta entrevista. Sem dúvida que é para continuar, e é para continuar no sentido que a cada ano que passa sentimos que superarmos as expetativas de pais e atletas, tanto a nível da modalidade mas acima de tudo em relação ao trabalho que é feito fora do campo de basquetebol. Sentimos uma responsabilidade e um dever em pudermos contribuir para a construção e estruturação dos jovens atletas que ano após ano participam nos Campos MVP, seja a nível técnico, tático, de uma educação do físico com o trabalho dos nossos fisioterapeutas e nutricionista e no incutir e reforçar de valores humanos que são essenciais nas suas vidas e no seu caminho para se tornarem os adultos de amanhã.

Quais são as novidades dos Campos MVP 2012?
A grande novidade é a mudança do Campos MVP para a vila de Monchique, e não só é uma novidade como é o nosso melhor reforço de qualidade para o Campos MVP 2012. Em termos técnicos a introdução de dois pavilhões para os treinos diários irá fazer evoluir a qualidade do processo de treino. Era uma das grandes lacunas, especialmente pela razão que em Portugal existem muitos poucos locais com mais de um pavilhão a uma distância curta um do outro, mas agora passamos a ter dois locais de treino cobertos. Nos últimos anos temos usado o pavilhão da escola e o campo exterior, algo que nos limitava um pouco pois tínhamos que acabar os treinos a meio da manhã e recomeça-los a meio da tarde devido ao sol de Agosto. Em 2012 finalmente esse obstáculo desaparece, assim iremos projetar um plano técnico onde iremos exigir mais dos nossos treinadores de modo a que os nossos atletas evoluam ainda mais do que tem acontecido nos anos anteriores. A introdução do basquetebol informal (com torneios de 2x2 e 3x3) são uma novidade importante no sentido que defendemos que devemos dar liberdade para os jogadores errarem de modo a que possam evoluir e alcançar outros patamares. Errar é essencial para estes jovens!

As restantes novidades vamos revelando, como já é normal, com o passar dos meses.

Que condições lhe dá a vila do Monchique, ao ponto de ter decidido mudar a base do Campos para lá?
Há muito que procurávamos um local para nos fixarmos e tornar a nossa base, tivemos algumas propostas e convites de outros locais mas sentimos sempre que seria uma decisão na qual deveríamos pensar bem e analisar todos os aspetos que implicavam uma mudança e um comprometimento. Como diz o ditado “quem espera sempre alcança” e foi exatamente o que nos aconteceu. Gostava de começar por agradecer ao Presidente da autarquia, o Sr. Dr. Rui André, que desde a primeira reunião sempre mostrou muito interesse e  entusiasmado em poder acolher o projeto e tornar a vila um parceiro estratégico. Monchique é um local paradisíaco, onde impera um ambiente perfeito para a prática desportiva, especialmente pelo facto de estarmos rodeados por ar puro e tranquilidade.

As condições traduzem-se em termos de infraestruturas desportivas de qualidade, a natureza e o pulsar da própria vila deixa-nos muito satisfeitos.

As inscrições foram abertas no dia 4 de Fevereiro e 48 horas depois já contava com 22 inscrições do total de 32 disponíveis. Como comentas este facto?
Acima de tudo com muita responsabilidade. Sempre defendemos ao longo dos anos que trabalhamos neste projeto só e para desenvolver o atleta fora e dentro do campo de basquetebol, neste sentido ficamos satisfeitos e motivados por verificar a total confiança que os pais têm ao inscreverem os seus filhos no Campos MVP. Consideramos que o trabalho que proporcionamos é reconhecido, sobretudo num momento económico tão difícil como se vive neste momento.

Tanto interesse por parte de atletas e pais obriga-te, como sempre, a preparar em pormenor a parte técnica do Campos. Quais são as prioridades da equipa técnica do Campos MVP para 2012?
Temos que ser realistas, sérios e não induzir os pais e jogadores em erro, com 15 dias de trabalho não tornamos nenhum jovem num super atleta, não existem fórmulas milagrosas quer em termos técnicos, quer em termos físicos. No entanto, existem dois aspetos que definimos como prioridade técnica e que os atletas saem com uma evolução considerável que são o lançamento e o drible/manuseamento de bola. O primeiro aspeto (lançamento) deve-se ao facto de termos  o Treinador Chad Wilkerson a trabalhar esta componente ao pormenor, juntando as estações de lançamentos que permitem que os atletas acabem o Campos MVP com 1000 lançamentos de campo e 800 lances livres. O drible/manuseamento está diretamente ligado ao trabalho despendido todos os dias, 45 minutos do treino da manhã e 45 minutos do treino da tarde em exercícios individuais que fazem evoluir esta componente. Mas não esquecemos tudo o resto, alicerçamos o nosso trabalho no princípio que o jogador de formação da era moderna tem que ser competente em todas as posições, logo não separamos em bases, extremos e postes, todos têm que ter valências em todas as posições, daí, trabalharmos o 1x1, 2x2 e o 3x3 quer na defesa quer no ataque ao detalhe, pois não existe maneira de saber se um jovem com 14 anos e 1,80 m não possa ter o mesmo 1,80 m aos 50 anos. Pretendemos que eles saiam com mais bases para desenvolver o trabalho no clube durante o ano desportivo. Queremos dar o nosso contributo de modo a os clubes possam ter atletas melhores preparados.

Depois de um dia de trabalho árduo, os atletas precisam de descanso, boa alimentação e divertimento, para que no dia seguinte possam voltar a treinar no máximo. O que oferece o Campos MVP neste capítulo?
O Campos MVP é um campo de especialização de basquetebol, os nossos atletas estão durante 15 dias em treinos intensos, 6 horas diárias, a evoluir dia após dia, mas sabemos que para exigirmos o escrito atrás, todo o planeamento tem que ser cuidado ao detalhe. A alimentação é um fator essencial nesta equação, e é uma das nossas grandes preocupações, daí a presença de uma nutricionista que planeia detalhadamente esta componente, sendo que os atletas no Campos MVP não podem trazer nenhum alimento para dentro da estrutura pois o plano alimentar define que eles comam 8 vezes por dia (pequeno-almoço, reforço alimentar a meio do treino da manhã, reforço alimentar no final do treino da manhã, almoço, reforço alimentar a meio do treino da tarde, reforço alimentar no final do treino da tarde, jantar e ceia), de modo a que o consumo de calorias esteja de acordo com os gastos energéticos. De referir também a importância dada ao consumo de água por atleta, importante numa época de muito calor, logo, cada jogador tem água ilimitada de modo a que possa estar devidamente hidratado.

Em termos de alojamento, o nosso quartel general é a escola C+S de Monchique, onde transformamos as salas de aulas em quartos de 4 atletas, dormindo em beliches e têm todas condições para descansarem depois de um dia de treino, um melhoramento enorme após termos usado as pousadas das juventude durante os dois primeiros anos. Outra das vantagens é que podemos proporcionar uma maior segurança de modo a garantir que os nossos atletas estejam concentrados e especialmente que os pais estejam descansados.

Durante o “Time-out” (designação que damos ao tempo de lazer dos atletas) proporcionamos uma sala de convívio com sofás, “puffs”, televisões onde passam jogos de basquetebol, filmes. playstation, mesa de ténis de mesa, matraquilhos, jogos de tabuleiro, que serve para os nossos atletas descontraírem e conviver entre si.

Existe sempre uma atividade fora da esfera do basquetebol para quebrar a rotina, a qual iremos anunciar nos próximos meses.

O Campos MVP tem demonstrado que o estado físico e a saúde dos atletas são prioritários. Porquê?
Tal como a alimentação, o planeamento da educação dos físico pelos nossos fisioterapeutas é essencial. Estes dois fatores são planeados para que os atletas possam sair com bases sólidas em relação a como cuidar do seu corpo e para que a médio/longo prazo a sua qualidade de vida possa ser salvaguardada.

Ano após ano os nossos atletas consideram os fisioterapeutas do Campos como pessoas especiais, incansáveis em salvaguardar a saúde dos mesmos, não só através da bateria de alongamentos/flexibilidade dada todas as sessões de treino como na prevenção e tratamento de lesões que acabam sempre por aparecer. Este ano teremos ao nosso dispor uma piscina interior onde os nossos fisioterapeutas poderão usar para realizar recuperações e sessões de relaxamento.

Outro aspeto importante é o material usado no Campos MVP, das t-shirts de treino aos equipamentos de jogo, dos pólos usados nas refeições aos ténis de elevada qualidade para os treinos, tudo é preparado de modo a que o atleta se sinta confortável e orgulhoso de vestir um equipamento MVP.

Como um dia no Campos MVP é longo, a noite é importante para que os nossos atletas possam dormir as horas suficientes para que comecem o dia seguinte bem repousados e preparados, no entanto gostaria de dizer que os quartos são “propriedade” dos atletas, fazendo eles a gestão das horas de sono após o recolher obrigatório, se desejarem conversar, jogar às cartas ou outra coisas, desde que não violem as regras, podem fazê-lo, pois defendemos algo muito simples que se traduz na seguinte frase, “RESPONSABILIDADE COM LIBERDADE”.

Vais continuar com o projeto MVP solidário? Porquê?
Pessoalmente costumo dizer a seguinte frase “das coisas menos importantes da minha vida, o basquetebol é a mais”, ou seja, existem valores e vivências bem mais importantes para além de uma bola de basquetebol, de uma vitória e derrota, e o projeto MVP Solidário é essencial no Campos MVP. A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana, e nesse sentido continuaremos a colaborar com instituições de solidariedade social, através da interação de jovens dessas instituições com os atletas do Campos MVP e da recolha de produtos como roupa, brinquedos e bens essenciais doados por pais que posteriormente serão distribuídos aos mais necessitados.

Sentimos esse dever, assumimos esse dever e queremos cada vez mais dar o nosso contributo.

Podes revelar quem vais ser o próximo convidado especial do Campos MVP?
Um dos nossos objetivos é recuperar e/ou proporcionar os conhecimentos de algumas individualidades do basquetebol português, transmitindo toda a sua sabedoria aos atletas que participam em cada Campo. Como diria Bento de Jesus Caraça: "Um povo sem memória, é um povo sem futuro".

O Convidado especial deste ano é alguém que tem contribuído significativamente de uma forma ativa para o melhoramento do nosso basquetebol, defendendo as cores de Portugal. Em breve iremos anunciar quem é mas podemos adiantar que os nossos atletas irão sentir um grande contributo da sua parte.

Por fim, que mensagem queres deixar para os leitores do Planeta Basket.
Numa era onde as novas tecnologias tornam-se essenciais na vida das pessoas, o Planeta Basket assume como líder no panorama informático do basquetebol português. Com conteúdos interessantes e atuais, artigos semanais escritos por personalidades que contribuem cada vez mais para um novo pensamento na nossa modalidade, os leitores do Planeta Basket sabem que neste site tudo é claro, objetivo e de grande qualidade.

O Campos MVP orgulha-se de ter parceiros de qualidade, e o Planeta Basket tem sido um dos nossos principais parceiros estratégicos, como disse numa entrevista anterior, somos como Kobe Bryant e Pau Gasol.

Continuem a trabalhar como sempre, para os leitores, com os leitores e dando o seu contributo para a evolução da modalidade.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária