Taça de Portugal Feminina
 
Faixa publicitária
Localização: HOME 1ª DIVISÃO FEMININA Competições: Diversos Taça de Portugal Feminina

Taça de Portugal Feminina

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 3
FracoBom 

José TolentinoDez anos depois Vila Real volta a acolher este fim de semana a Final Four da Taça de Portugal Feminina, numa parceria tripartida da autarquia local, AB Vila Real e F.P. Basquetebol.

Para os que gostam de saber estas coisas, recorde-se que em 2002 aquela cidade trasmontana foi palco da 35ª edição da prova, com o Santarém Basket a vencer na final o CAB Madeira por 69-63, depois de terem afastado respectivamente o Algés e o Nacional da Madeira.

Foi aliás um período de ouro do emblema escalabitano ao conquistar 3 troféus consecutivos (2001, 2002 e 2003), para além de outros títulos nacionais, nomeadamente 2 Campeonatos da Liga Feminina (2002 e 2004) e duas Supertaças (2002 e 2003).

A decisão da 45ª edição da segunda prova mais importante do calendário federativo (Taça de Portugal) será disputada a partir da tarde de sábado com o seguinte programa: CAB Madeira-Algés (16H00) e AD Vagos-Lousada (18H00). Os vencedores das meias-finais discutirão a posse do troféu no domingo a partir das 16 horas no mesmo recinto (Pavilhão Desportivo de Vila Real).

É com grande expectativa que se aguardam os dois confrontos, ainda que a priori dificilmente se possa perspectivar que o Lousada (única equipa das quatro que não disputa a Liga Feminina) consiga carimbar o passaporte para o jogo da decisão. Sem menosprezo para a jovem equipa liderada por Hugo Sousa, uma das mais credenciadas da 1ª Divisão Feminina, onde para além de uma dupla norte-americana, alinham três internacionais dos escalões de formação (Stela Correia, Nanci Barbosa e Letícia Fonseca), o certo é que do outro lado está a AD Vagos que esta época já arrecadou a sua 3ª Taça Vítor Hugo além de ser um dos líderes da fase regular da Liga Feminina, em igualdade pontual com o Algés, ambos apenas com uma derrota, quando faltam 5 jornadas para o termo da 1ª fase. Os argumentos das pupilas de Nuno Ferreira são bem mais fortes com mais do que uma opção para cada posição.

Já a mesma análise não deve ser feita a respeito da primeira meia-final entre a equipa madeirense e a turma algesina. As comandadas de José Araújo, finalistas vencidas da última edição ante a Quinta dos Lombos (campeão nacional, vencedor da Taça de Portugal e da Taça Federação, tudo em 2011) mas já aureoladas esta temporada com a conquista da Supertaça, possuem alguma dose de favoritismo até porque no único confronto directo em Dezembro passado, realizado no Funchal, a vitória pendeu para o Algés (54-77). Todavia é preciso não esquecer que a irregularidade demonstrada pelas madeirenses deriva em grande parte da falta de ritmo competitivo do conjunto às ordens de João Silva (Juca), por força dos constantes jogos adiados resultantes da crise financeira em que também está envolvida a Madeira. A motivação das jogadoras insulares é grande, como já opinou a sua capitã Carla Freitas e por isso não serão favas contadas. O Algés que se cuide...

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária