A importância dos ressaltos
 
Faixa publicitária
Localização: HOME CNB1 CNB1: Noticias A importância dos ressaltos

A importância dos ressaltos

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 7
FracoBom 

CNB1 SulO Basquetebol é provavelmente a modalidade colectiva mais universal, no sentido de ser praticada a nível elevado em mais regiões do mundo.

Há várias razões para que isto aconteça, mas uma delas é certamente o facto de o basquetebol poder ser praticado por jogadores com dotes físicos muito diversos. Altura, peso, velocidade, poder de elevação e flexibilidade são capacidades atléticas que trazem vantagem no campo de jogo, mas a falta de qualquer delas não é impeditiva de um jogador atingir os níveis mais elevados de competição. Por isso é possível encontrar na história do Basquetebol grandes jogadores muito altos, mas outros baixinhos, muito rápidos mas outros lentos, pesados mas outros pesos-pluma. Já o mesmo não se aplica a uma equipa, que para ser competitiva não pode descurar nenhum dos vários aspectos do jogo e precisa por isso de reunir jogadores cujas características se complementem. Um daqueles aspectos é a luta dos ressaltos, determinante para o número de posses de bola de que cada equipa dispõe durante o encontro. No Montijo-Academia a contar para a jornada 20 do CNB1, a vitória dos visitantes assentou primeiro que tudo no domínio das tabelas, que lhes proporcionou mais 10 posses de bola que aos donos da casa. Como o Montijo registou mais 3 turnover’s (23 contra 20), a Academia dispôs durante o jogo de mais 13 oportunidades de lançamento (60 vs. 73), suficientes para justificar os 10 pontos da diferença final, isto apesar de no índice de pontos convertidos por situação de lançamento os montijenses terem estado um pouco melhor (0,97 vs. 0,93).

O jogo no entanto não decorreu de forma homogénea. De início esteve melhor o Montijo que vencia no final do 1º período (14-10). No 2º a Academia começou a encontrar os movimentos mais adequados para atacar a zona da casa e reduziu para (36-34), mas foi no 3º quarto que fez valer a elevação e velocidade de reacção dos seus jogadores para recuperar a bola na tabela do Montijo mais vezes do que os próprios defensores. O aumento desta agressividade nos ressaltos também se manifestou na defesa, de forma que a equipa da casa lançou poucas vezes e com baixa eficiência, acabando o período com apenas 6 pontos marcados (42-51). Nos últimos 10 minutos os da casa corrigiram os aspectos em que tinham falhado antes, mas não o suficiente para reduzirem a diferença no marcador que no final registava (58-68).

A Academia confirmou a sua condição de favorito, mas o seu ataque nem sempre mostrou a fluidez que já se viu noutras ocasiões, o que só abona à qualidade da defesa zona do Montijo. Para manter as legítimas aspirações com que vai entrar no Play-Off a equipa do Lumiar terá de recuperar o lançamento exterior que esteve quase ausente neste encontro. O Montijo também não mostrou estar num pico de forma e precisará de melhorar, principalmente ao nível do controlo da posse de bola, para abordar os 2 jogos decisivos que lhe faltam e que determinarão a sua posição de acesso ao Play-Off.

Realce nesta jornada para a vitória do Ginásio Olhanense na visita ao Estoril (55-57), que mantém em aberto para os algarvios a possibilidade de chegar a uma posição de acesso ao Play-Off acima da 8 que actualmente ocupam. Nos restantes encontros as diferenças foram superiores. O Imortal foi até ao Tramagal vencer com uma clareza superior à que tem conseguido nas últimas jornadas (46-81). O Atlético levou o seu vendaval atacante até Moscavide e chegou aos 100 pontos (77-100) pela segunda vez, resultado que mais ninguém atingiu esta época. O Benfica recebeu o Basket Queluz e também não sentiu dificuldades em vencer (84-41). Não se realizou o Micaelense-Seixal por ausência dos visitantes.

No próximo fim-de-semana disputam-se os 6 encontros da jornada 21, bem como o jogo em atraso da jornada 17 entre Academia e Benfica. São aliás os dois encontros em que participa o Benfica que serão decisivos para a ordenação dos primeiros

Sábado, 17 de Março
Imortal-Moscavide às 16:00h no Pav. Desp. Albufeira
Seixal-Estoril às 17:00h na Sede Seixal
Ginásio Olhanense-Montijo às 17:00h no Pav. Gin. Olhanense
Basket Queluz-Micaelense às 21:00h no Pav. Henrique Miranda
Academia-Benfica às 21:00h na Esc. Sec. Lumiar (jornada 17)

Domingo, 18 de Março
Benfica-Atlético às 14:30h no Pav. Império Bonança
Academia-Tramagal às 15:30h na Esc. Sec. Lumiar

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária