1x1 campo inteiro
 
Faixa publicitária
Localização: HOME LPB LPB: Noticias 1x1 campo inteiro

1x1 campo inteiro

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 5
FracoBom 

altUltima jornada do campeonato e a nossa competição está mais equilibrada que nunca. Esta semana voltamos a apresentar um artigo de opinião em conjunto.

Abordamos a previsível redução do número de estrangeiros na liga, apresentando várias ideias para desenvolver o nosso basquetebol.

Resultados da 21 ª jornada

21ª JORNADA

TREINADOR

JOGADOR

Jogo da Semana

Ovarense

Vs

Barreirense

OVARENSE +4 pontos

 

1 ponto – acertou no vencedor

BARREIRENSE +9 pontos

 

0 pontos

Benfica

vs

Terceira Basket

BENFICA + 38 pontos

 

1 ponto – acertou no vencedor

BENFICA + 41 pontos

 

1 ponto – acertou no vencedor

FC Porto

Vs

Cab Madeira

FC PORTO + 11 pontos

 

1 ponto – acertou no vencedor

FC PORTO + 20 pontos

 

1 ponto – acertou no vencedor

Vitória Guimarães
vs
Lusitânia

VITÓRIA + 7 pontos

 

2 pontos – acertou no vencedor e no resultado

LUSITÂNIA + 5 pontos

 

0 pontos

Académica

vs

Sampaense

ACADÉMICA + 20

 

0 pontos

ACADÉMICA +20

 

0 pontos

Barcelos

vs

Ginásio

BARCELOS + 22 pontos

 

1 ponto – acertou no vencedor

BARCELOS +16 pontos

 

2 pontos – acertou no vencedor e no resultado

TOTAL DA JORNADA

6 PONTOS

4 PONTOS

TOTAL DO CAMPEONATO

76 PONTOS

78 PONTOS

Opinião de Jogador e Treinador - O Jogador Português

"A minha posição é muito clara: se as regras não mudarem para o ano e se não houver condições claras para que os portugueses possam jogar muito mais tempo no campeonato, então pessoalmente não tenho interesse nenhum em continuar a trabalhar na seleção nacional" - Mário Palma, Seleccionador Nacional.

Como jogador e treinador de Basquetebol que somos, não podemos deixar de admirar uma tomada de posição por parte do nosso seleccionador nacional que,curiosamente ou não, é também o português com maior prestígio e currículo do basquetebol tendo ganho já cerca de 70 títulos.

Estamos muito satisfeitos por ver que o nosso seleccionador nacional tem noção da realidade da nossa modalidade e para onde esta se desloca. Se há alguns anos atrás conseguiamos ser competitivos a nível europeu, neste momento estamos a anos luz do nossos adversários europeus.

O jogador nacional passou por uma fase em que deixou de ser relevante para o sucesso dos clubes em Portugal, e em que se associava um ou dois portugueses de bom nível a um conjunto de quatro ou cinco estrangeiros de nível por vezes duvidoso em cada clube. Pensamos que a proporção deve ser exatamente ao contrário. Equipas com núcleos de atletas portugueses complementadas com estrangeiros de alguma qualidade.

Neste momento de crise, e em que existem noticias de incumprimentos salariais na maioria dos clubes, ainda assitimos a clubes com 4 americanos e alguns ainda com jogadores naturalizados. Se adicionarmos os nossos compatriotas oriundos dos PALOPS, vemos equipas com 6/7 jogadores não seleccionáveis para a selecção a competir.

Não acreditamos que esta situação possa ser boa para o basquetebol nacional. É difícil acreditar numa liga em que o jogador português seja obrigado a ir arranjar um emprego porque não recebe suficiente do basquetebol para se alimentar sequer! E em que os treinadores profissionais são a exceção e não a regra.

Neste momento interessa ao basquetebol português que o jogador nacional se torne valorizado! Precisamos de novos talentos no basquetebol e precisamos que existam condições para desenvolver os atletas.  A redução de estrangeiros por equipa é apenas uma das várias estratégias a adoptar.

Outras estratégias para o jogador português:

  • Aumentar o calendário competitivo – os jogadores precisam jogar para se desenvolverem e evoluirem. A época desportiva deveria ter perto de 40 jogos;
  • Obrigação de inscrição de 2 atletas sub-21 em cada ficha de jogo. Independentemente de inscreverem 10 ou 12 atletas num jogo;
  • Criação de uma taça nacional – onde apenas jogadores que pudessem representar a selecção nacional competissem (como era a taça de Portugal há alguns anos atrás);
  • Criação de uma bolsa de atleta – para que os jovens atletas pudessem continuar com os estudos sem interromperem o seu percurso desportivo e vice versa;
  • Estabelecer regras de salários mínimos que os atletas portugueses devem receber (visto que a maior parte apenas recebe 8 meses num ano com 12...) tanto para os profissionais, como para os semi-profissionais. E que estas se cumpram;
  • Obrigação que os jogadores tenham contratos de trabalho por conta de outrem e não passem recibos verdes ou outras formas de remuneração menos “controláveis”;
  • Obrigação real dos clubes em ter todos os escalões de formação – principalmente o minibasket com obrigação de número mínimo de atletas;
  • A comunicação social tem um peso fundamental no desenvolvimento do basquetebol e na imagem que se cria do jogador português. O uso das novas tecnologias tem de ser um investimento prioritário;
  • O basquetebol tem que regressar à televisão em canal aberto. E deve ser feita uma aposta nas transmissões via internet de todos os jogos.

Um dos principais problemas que levaram a que o estado do basquetebol chegasse a este ponto foi a falta de pensamento estratégico a vários níveis. Dos clubes até à federação e à extinta liga.

Houve pessoas que pensaram demasiado a curto prazo e em como ter sucesso imediato na modalidade. Isto levou a uma aposta cega em estrangeiros e pouco ou nenhum investimento na formação do jogador português.

Agora estamos a viver um momento em que o dinheiro já não chega para tudo e que se olha para trás e apercebemos-nos que muito pouco foi feito a pensar no futuro.

Cada vez damos mais valor ao trabalho realizado por clubes realmente de basquetebol como são, por exemplo, o Barreirense e a Ovarense. Não querendo ser injustos para outros.

Conseguem sistematicamente formar atletas para competir nos quadros competitivos dos seus clubes ao mais alto nível. Clubes como estes deveriam ser valorizados e exemplos a seguir por todo o país.

Agradecemos os vossos comentários e que apresentem ainda mais ideias para o desenvolvimento da modalidade e do jogador português.

Treinador vs Jogador

2ª JORNADA

TREINADOR

JOGADOR

Jogo da Semana

Barcelos

vs

Sampaense

BARCELOS +3 pontos

 

Ambas as equipas ainda têm hipótese de ir ao playoff. A vantagem de jogar em casa será decisiva.

 

Sergi Coll 18 pontos e 8 ressaltos

 

 

SAMPAENSE +7 pontos

 

Com a vitória no jogo a garantir o 7º lugar da classificação e o consequente apuramento para os playoffs, o Sampaense não irá deixar a oportunidade jugir, vencendo a luta dos ressaltos e sendo mais consistente no jogo exterior.

 

João Balseiro 20 pontos

 

Benfica

vs

Lusitânia

BENFICA + 18 pontos

 

João Gomes 16 pontos, 6 ressaltos e 3 roubos de bola

LUSITÂNIA + 1 pontos

 

Brian Mils 22 pontos e 8 ressaltos

Vitória Guimarães

Vs

Terceira Basket

VITÓRIA + 28 pontos

 

John Waller 18 pontos e 5 assistências

VITÓRIA +32 pontos

 

Paulo Cunha 16 pontos e 8 ressaltos

Ovarense  

vs

Cab Madeira

OVARENSE + 6 pontos

 

João Barbosa 14 pontos e 8 assiatências

OVARENSE + 8 pontos

 

Nuno Cortez 12 pontos e 6 ressaltos

Académica

vs

Ginásio

ACADÉMICA +26

 

Richard Ouruche 22 pontos

ACADÉMICA +22

 

Arnette Hallman 18 pontos e 6 ressaltos

FC Porto

vs

Barreirense

FC PORTO + 12 pontos

 

Rob Johnson 18 pontos e 9 ressaltos

PORTO +12 pontos

 

Carlos Andrade 14 pontos e 8 ressaltos

Obrigado e deixem os vossos comentários sff
Abraços
Vasco Curado (@vcurado) e Daniel Monteiro (@DanielMonteiro4)

 

Comentários 

 
+2 #1 Duarte 06-04-2012 12:36
benfica - lusitânia benfica + 26
porto - barreirense porto +18
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária