Futebolização do basquetebol
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC TREINADORES CANTO DO TREINADOR ARTIGOS DE OPINIÃO Futebolização do basquetebol

Futebolização do basquetebol

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 6
FracoBom 

Henrique SantosAo iniciar este texto tenho de dizer que aprecio o jogo-futebol. Aliás, antes de me ter apaixonado pelo basquetebol joguei com muito prazer futebol a nível federado.

Já não posso dizer o mesmo do espetáculo triste fora das linhas e às vezes dentro delas em que o nosso futebol é fértil. Não aprecio também a instrumentalização que fazem do futebol tornando-o “a questão nacional” e a doentia hegemonização mediática que dele fazem e que prejudica a prática e o desenvolvimento dos outros desportos, embora com essa denúncia não queira sacudir as responsabilidades das gentes do basquetebol no estado actual menos bom do nosso desporto.

Como já se aperceberam, vem isto a propósito do que aconteceu no jogo recente que decidiu o campeão da liga masculina. Quanto ao comentário técnico concordo basicamente com o que foi feito pelo Luís F. Cristóvão na semana passada neste site. Dos jogos que vi, prolixos em falhas, pareceu-me que o Benfica foi o que menos falhou, e principalmente no jogo decisivo, e isso ditou que se tornasse campeão. Mas o que quero salientar aqui é algo diferente:

  • o basquetebol dispensa a “futebolização”, no seu mau sentido, caracterizado pelos ataques verbais antes e depois dos jogos, reproduzidos à exaustão pelos media e que passam incólumes ao repúdio dos consumidores passivos de desporto e ao castigo merecido pelas instâncias disciplinares dos organismos superintendentes;
  • o basquetebol dispensa também o acréscimo de espetadores inqualificados que só vão aos jogos para insultar e agredir os que erigiram em inimigos;

Pelo lado positivo, o basquetebol precisa em primeira mão, de ser tratado com respeito e grande cuidado pelos seus mais importantes intérpretes: jogadores, treinadores e demais envolvência técnica. Se é tão preciso e importante saber perder, tão preciso e essencial é saber ganhar.

A passada quarta-feira e os dias subsequentes, pelo que neles aconteceu fora do espírito desportivo, deve encerrar uma lição para os que gostam, verdadeiramente, de basquetebol. O célebre treinador Dean Smith, ademais um grande educador, relativamente ao erro no basquetebol, preconizava que se devia “reconhecê-lo, admiti-lo, aprender com ele e esquecê-lo!”. Neste caso e como o que aconteceu não foi um erro mas um conjunto de actos a não repetir, sugiro que no fim de aprender com eles, não se esqueçam.

 

Comentários 

 
+1 #3 jorge duarte 01-06-2012 12:14
Só foi pena que um grande Senhor do basquetebol luso, que é o Carlos Lisboa tenha feito a cenas que vimos pela TV, em alta competição uma equipa tem de estar preparada para tudo,não estou a dizer que concordo com o mau comportamento do público, que os à em todos os pavilhoes.
Tão mau vai este nosso basquetebol.
Citar
 
 
+5 #2 José Rosado 31-05-2012 08:55
Só lamento uma coisa... passa-se tanto tempo sem falar de basquetebol na tv nacional, e quando se fala, é por estas tristes razões... Lamentável esta cena toda!! Votos para que de futuro (e em breve), a FPB tome medidas sérias, sob pena de o Basket acabar por estes lados... Por exemplo? Limitar a entrada de estrangeiros, muitos deles de fraco valor, por troca com jogadores portugueses que vêm o seu caminho "tapado" por estes... outro exemplo é os jogos na Sport TV: que façam como no futebol, e permitam um jogo semanal em canal aberto, para se divulgar a modalidade...
Citar
 
 
+6 #1 Francisco Santos 31-05-2012 08:29
"É fora de jogo!! É penalty!!" ... ouvia-se nas bancadas
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária