Vasconcelos confia nas suas jogadoras
 
Faixa publicitária
Localização: HOME SENIORES FEMININOS Seniores Femininos: Noticias Vasconcelos confia nas suas jogadoras

Vasconcelos confia nas suas jogadoras

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 3
FracoBom 

Ricardo VasconcelosYuzhnyi (Ucrânia) – A escassas 8 horas da estreia no EuroBasket 2013, a seleção nacional de seniores femininos está preparada para o primeiro embate da competição,

frente à equipa anfitriã, logo às 18H00 locais, aqui mesmo ao lado do hotel Ellada onde estão alojadas as duas comitivas.

Após o treino matinal com a duração de uma hora (das 9 às 10 horas locais), fizemos a apresentação do jogo com o seleccionador nacional, Ricardo Vasconcelos.

«É um grupo extremamente equilibrado com adversários de muito boa reputação no basquetebol feminino (casos de Bielorrússia, Hungria e Ucrânia) e que para além disso tem o problema das deslocações. Quando numa competição se joga de 3 em 3 dias com viagens longas e de duração acima da dezena de horas, como foi o caso desta (16 horas), torna-se complicado. Mas é igual para todos.», começou por nos dizer o nosso interlocutor.

O desconhecimento do valor da equipa adversária (não possuímos qualquer vídeo) é uma dificuldade acrescida para quem tem a tarefa e a responsabilidade de montar a melhor estratégia. «O treinador ucraniano é novo, algumas jogadoras voltaram à seleção, nomeadamente Oleksandra Kurosova, um extremo experiente (1986), de 1,86 m.  A informação que temos é meramente estatística (do site da FIBA) e vale o que vale. Têm uma jogadora de 2 metros, mas penso que não é das mais utilizadas. As jogadoras interiores não são grandes marcadoras. Esse papel caberá a Kurosova e Alina Iagupova (base, 1,81 m, de 1992), para as quais teremos que arranjar soluções defensivas. A maioria das ucranianas joga fora do país, normalmente em equipas fortes.», referiu o seleccionador luso.

Neste contexto, delinear a estratégia não é tarefa fácil. Mas… «Estrategicamente vamos montar o jogo no sentido de uma defesa que evite os pontos na área pintada, conquistar pontos em transições ofensivas rápidas e que inevitavelmente passará por uma boa percentagem de lançamentos de 3 pontos.» Ricardo Vasconcelos prossegue a sua abordagem, pondo a tónica no que espera da equipa. «Tenho muita confiança no valor das nossas jogadoras. Elas têm feito um trabalho sério. Somos melhores do que quando começámos a preparação e somos hoje mais equipa. Andamos à procura do nosso lugar. Não sabemos neste momento qual é ele.»

«Este é o primeiro de uma série de 8 jogos todos difíceis e que nos dá um gozo especial de jogarmos. Cada vitória que se conseguir irá dar-nos uma satisfação incrível.», finalizou o seleccionador nacional.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária