Em 2007, o Grupo Desportivo de Basquete de Leça, consciente da sua responsabilidade na formação de crianças e jovens no basquetebol, afinal a sua assumida vocação desde sempre, e do seu lema “Desporto & Saúde”,
entendeu complementar o final da época com um torneio no mais jovem escalão da hierarquia da competição – os Iniciados, quer femininos, quer masculinos.
Procurou o GDBL mostrar o trabalho que desenvolve na formação e proporcionar aos seus atletas o contacto com equipas competitivas e até de nível superior, de forma a melhorar as suas capacidades em benefício dos próprios e da sua família, e do clube.
Procurou, promover, em Matosinhos, um evento desportivo com qualidade, de carácter internacional, trazendo aqui das melhores equipas nacionais e da nossa vizinha Espanha, aproveitando as excelentes condições do Pavilhão Municipal de Leça da Palmeira e oferecendo aos que nos visitam a possibilidade de conhecerem as belezas da nossa terra, designadamente as magníficas praias, as obras de arquitectura, a qualidade e variedade da nossa gastronomia e a simpatia das nossas gentes.
A escolha do Farol para denominar o torneio decorreu do facto de ser um monumento marcante na cidade e, também, da analogia que pretendemos fazer entre o que representa o farol para as embarcações no mar e o que queremos que o GDBL signifique para as crianças e jovens que procuram a prática do basquetebol.
Tomando, pois, o Escalão de Iniciados como protagonista do “Torneio O Farol”, abraçamos um projecto ambicioso, pois cremos serem raros ou inexistentes torneios com a dimensão deste no panorama do basquetebol em Portugal.
Com a receptividade e o apoio da CMM, fundamental para a realização do evento, que entendemos também como reconhecimento da valia, da seriedade e do empenho de todo o trabalho que o clube desenvolve desde 1972 em prol do basquetebol e das crianças e jovens do concelho.
Tendo sempre presentes os pressupostos dos anos anteriores, partimos em cada nova edição do Torneio "O Farol" com a convicção de que poderemos repetir o êxito dos anteriores, mas sem abdicar de tentar introduzir algumas melhorias. Apesar do muito trabalho das implicações subjacentes, temos seguido em frente, sempre com a convicção de que todos sairão beneficiados, todos vencerão: os atletas, a modalidade, o clube e a cidade.