Em Leça da Palmeira, no Pavilhão Municipal, decorreu de 29 a 1 de Julho o VI Torneio Internacional “O Farol” destinado ao escalão sub-14, para femininos e masculinos.
O Grupo Desportivo de Basquete de Leça recebeu equipas representativas de: A.D. Ovarense, F.C. Barreirense, F.C. Porto, Folkestone Saints Basktball CLub, Clube Estudiantes Fundación Balogal, em masculinos; A.D. Sanjoanense, C.P.N., Clube Baloncesto Seis do Nadal-Coia, G. D. Gafanha, Seleção da ABP. Incluindo os masculinos e os femininos do GDBL, a competição reuniu no total doze equipas, num novo formato, antes pensado mas agora tornado realidade, apesar das dificuldades que se colocaram no caminho para realização de “O Farol” 2012.
Desportivamente, a bola começou a rolar pelas 18horas de sexta feira 29 de Junho. Em masculinos o FC Porto vencia a Ovarense, deixando indicações para se situar na frente da classificação, em femininos: não só o CPN mas também o Seis do Nadal e a ABP com vitórias expressivas situavam-se nos 1ºs. lugares.
No segundo dia, o FC Porto repetia as vitórias , tanto no jogo da manhã como no da tarde, o Folkestone sofria a 1º. Derrota, o Barreirense não conseguia repetir a vitoria no dia da abertura do torneio e terminava o dia com duas derrotas, a AD Ovarensecom duas vitórias na jornada dava um ar da sua graça completando a mesma colado aos Ingleses do Folkestone Saints e ainda com possibilidades de na 3º. Jornada passar o líder F.C. Porto.
Para os femininos, a segunda jornada vei-o comprovar as tendências evidenciadas no dia anterior: na jornada da manhã o CPN batia a ABP e as espanholas do Seis do Nadal batiam o GDBL. De tarde o CPN continuou a vencer e a ABP impunha a 1ª. Derrota ao Seis do Nadal.
Dos resultados dos primeiros jogos de Domingo , no grupo feminino: CPN, ABP e Seis do Nadal, venciam os seus jogos, pelo que ficou para o último jogo do dia a decisão do título deste escalão, que veio ser conquistado pelo CPN.
Mais emoção! Também no masculino. Na realidade o terceiro dia do VI Torneio “O Farol” ficou marcado por algo inédito em jogos deste escalão e teve como coincidência dois jogos, com dois prolongamentos cada , para decidir o vencedor das partidas: FC Barreirense vs Folkestone Saints; Folkestone Saints vs AD Ovarense, saindo vencedores as equipas portuguesas. Também em jogo muito renhido até ao apito final, os Espanhois dos Estudiantes estiveram a ponto de vencer o Porto, mas estes com mais capacidade de jogo interior levaram de vencido o jogo e assim o Torneio.
F. C. Porto e C.P.N. foram os vencedores do VI Torneio “O Farol”. Para os portuenses este foi o segundo título no Torneio, após o conquistado em 2008, já o C.P.N. deixou bem marcada a estreia na sua primeira presença no “O Farol”.
O GDB Leça atribuiu a todos os Clubes uma réplica do Farol de Leça. Foi ainda atribuído o prémio Fair Play e os habituais prémios do 5 ideal feminino e 5 ideal masculino.
Fair Play: Folkestone Saints Basketball Club
5 Ideal masculino
Base - Pablo Ferreiro Costas (F. Balogal)
Base - Extremo - David Vaz (FC Barreirense)
Extremo - Kieran Dillon (Folkestone)
Extremo–poste - James Lloyd (Folkestone)
Poste - Fernando Maia (FC Porto)
5 Ideal feminino
Base - Catarina Ribeiro (Sanjoanense)
Base-Extremo - Bruna Ferreira (Sel ABP)
Extremo - Catarina Mateus (CPN)
Extremo-poste - Daniela Pinto (GDBL)
Poste - Comensanã Gonzalez (Seis Nadal)
Após os discursos de encerramento, do agradecimentos aos patrocinadores, em especial á GALP-Refinaria de Matosinhos e á APDL, Matosinhosport, Junta de Leça da Palmeira, foi com a animação e a dança da Academia de Musica e Dança Alberta Lima que se encerrou o Torneio a sexta edição do Torneio “O Farol” sob a legenda projectada e espelhada no ecrã “Até ao próximo “O FAROL”.