A selecção nacional de sub 16 feminina terminou no 4º lugar do campeonato da Europa, divisão B, que teve lugar em Tallin, Estónia.
Depois de um início auspicioso de prova que fez sonhar com a subida à divisão A deste escalão, as atletas comandadas por Ana Catarina Neves acabaram por morrer na praia. As duas derrotas nos dois últimos jogos deitaram por terra as aspirações das jovens portuguesas que não mereciam tal desfecho.
Portugal foi muito competente e consistente ao longo da prova, vencendo 6 dos 7 primeiros desafios na prova e até aí apenas a Finlândia havia conseguido vergar a selecção lusa. Contudo, chegadas as meias-finais, o conjunto nacional não conseguiu manter o nível exibido até então. O cansaço acumulado e a pressão do apuramento para a divisão A terão pesado no conjunto luso que viu as equipas da Lituânia, Bulgária e Letónia conquistarem o direito de subida de divisão.
Do ponto de vista individual, Maria Kostourkova foi o grande destaque do conjunto ao ser eleita para o 5 ideal da prova. Em 9 jogos, Maria Kostourkova somou médias de 12.2 pontos, 11.3 ressaltos e 1.7 desarmes de lançamento, com 54.9% em lançamentos de campo, para uma eficácia de 19.2. Números que a colocam entre as melhores em diversas categorias estatísticas, 1ª em % lançamentos de campo, 2ª em ressaltos defensivos e 3ª em desarmes de lançamento e duplos-duplos (5).
Com esta distinção, Maria Kostourkova junta-se a Inês Viana e Joana Soeiro como únicas atletas eleitas para o 5 ideal de campeonatos da Europa de sub-16 femininos, com a particularidade de Kostourkova o ter atingido no seu primeiro ano de competição no escalão.
Simone Costa foi outra das atletas em evidência. Entre as portuguesas foi a melhor marcadora com 14.1 pontos e melhor nas assistências com 2.2, números que fizeram dela a 10ª e 8ª melhor da competição nas categorias respectivas. Simone terminou ainda no top 10 em lançamentos de campo tentados (6ª com 14.8 por jogo) e lançamentos de campo convertios (10ª com 5.4 por jogo).
De notar que tanto Maria Kostourkova como Simone Costa e ainda Chelsea Guimarães não vão ainda entrar de férias, já que se encontram em escala para se juntar à selecção nacional de sub-18 que se encontra na Bulgária a preparar o início do europeu do escalão.
Referência ainda para Francisca Meinedo, 4ª melhor em % 3 pontos com 39% e 5ª em lançamentos de 3 pontos convertidos, com 1.8 por jogo e para Carolina Bernardeco, 9ª no ranking das assistências, com 2.2 por jogo.
Comentários
Caso não tenha lido bem a notícia, a mesma refere-se apenas aos campeonatos da Europa de sub 16
"Em termos de seleções, Michelle Brandão fez parte da equipa ideal do Europeu de Sub-20 Divisão B, recentemente realizado e integrou o plantel sénior no Europeu de Seniores Femininos, Divisão B."