Hoje é o dia de abertura oficial dos Jogos Olímpicos de Londres e alguns basquetebolistas terão a honra de tansportar a bandeira do seu país.
Pau Gasol, Yi Jianlian e Lauren Jackson serão os porta-estandartes da Espanha, China e Austrália, respectivamente e terão a responsabilidade e a honra de representar o seu país na cerimónia de abertura desta noite. Esta é a primeira vez que um basquetebolista espanhol terá esta honra, depois do tenista Rafael Nadal ter sido obrigado a desistir dos Jogos por lesão. Já a China prossegue a tradição iniciada em 2004 e 2008, anos em que Yao Ming carregou a bandeira chinesa. Por seu turno, Lauren Jackson estreia-se tambem nesta tarefa e torna-se na primeira basquetebolista australiana a transportar a bandeira do seu país. Antes dela, outro basquetebolista, Andrew Gaze fê-lo nos Jogos de Sydney 2000.
De facto, nos últimos anos vários têm sido os basquetebolistas escolhidos para carregar as bandeiras dos seus países. Em 2008 foram cinco os escolhidos: Dirk Nowitzki (Alemanha), Manu Ginobili (Argentina), Sarunas Jasikevicius (Lituânia) e Andrey Kirilenko (Rússia), alem do já citado Yao Ming. Em 2004 alem de Ming, tambem Saulius Strombergas (Lituânia), Carlos Arroyo (Porto Rico) e a basquetebolista Dawn Stanley (EUA) tiveram esta distinção. E em 2000, alem do já referido Gaze (Austrália), tambem o italiano naturalizado Carlton Myers transportou a bandeira.