Onde termina a Ruta Ñ-12
 
Faixa publicitária
Localização: HOME Diversos Competições: Diversos Onde termina a Ruta Ñ-12

Onde termina a Ruta Ñ-12

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 8
FracoBom 

altA Espanha é uma das principais candidatas a uma medalha olímpica e o ouro não está tão longe quanto isso. Será que o final da Ruta Ñ-12 vai ser dourado?

Grande dominadora do basquetebol europeu nos últimos anos, a Espanha ganhou por direito próprio um estatuto que a coloca no topo da lista de candidatos a destronar os principais favoritos ao ouro, os Estados Unidos da América. Ao título mundial de 2006 a Espanha juntou os títulos europeus de 2009 e 2011, uma medalha de prata no Europeu de 2007 e outra nos Jogos Olímpicos de 2008, final que perdeu para os americanos, num dos melhores jogos da história do basquetebol mundial.

Dessa equipa de 2008, a Espanha perdeu peças importantes como o especialista defensivo Carlos Jiménez (retirado) ou o base Ricky Rubio, que se encontra lesionado. No entanto, mantem grande parte do seu cinco inicial, Calderón, Navarro, Rudy e Pau Gasol e ainda outros elementos importantes como Marc Gasol e Filipe Reyes. Entretanto, o grupo foi rejuvescido e reforçado com outros grandes talentos como Serge Ibaka e Sergio Llull, entre outros, pelo que as armas à disposição de Sergio Scariolo, são mais que muitas. O jogo interior, composto pelos manos Gasol, Ibaka e Reyes é considerado unanimemente o melhor de Londres e no jogo exterior poucos estão acima do nível de Calderón, Navarro, Llull e Rudy.

Na caminhada para a grande competição, que os espanhóis apelidaram de Ruta Ñ-12, a Espanha venceu sete jogos e apenas perdeu por uma vez, diante dos rivais americanos. E apesar deste desaire, a crença espanhola na sua equipa é tal, que mesmo perdendo sem espinhas contra os EUA (78-100), o entusiasmo na sua equipa não esmoreceu. Assim, é natural que em Espanha se aponte ao ouro como objectivo, apesar da pressão para o conquistar estar claramente sobre os ombros norte-americanos.

Se o vão conseguir ou não? Em primeiro lugar, teriam de chegar à final. E caso lá chegassem e encontrassem os EUA, como se espera, teriam de fazer muitos ajustes ao seu jogo, assim como os americanos para se adaptar ao jogo Espanhol.

Quem venceria esta eventual final?  É ainda cedo para prognósticos, no entanto e apesar de mais de 90% dos leitores deste artigo se estarem a preparar para me chamar maluco, acredito que a Espanha pode voltar de Londres com o Ouro. Num jogo colectivo como o basquetebol, opto por aquela que considero a melhor equipa, em detrimento do conjunto que é composto, de longe, pelos melhores jogadores.

 

Comentários 

 
+1 #1 Alberto 27-07-2012 23:19
sou dos 10 por cento:) ou seja, concordo.
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária