A Seleção Nacional de basquetebol efetuou ontem o seu último jogo de preparação antes do início da fase de apuramento para o Eurobasket 2013, que se disputará na Eslovénia.
O último teste teve lugar na Bósnia e Herzegovina, com o conjunto nacional a acabar derrotado pela seleção local por 91-81. Num jogo que os ataques se superiorizaram claramente às defesas, as principais figuras de cada uma das equipas mostraram o seu potencial ofensivo e a sua eficácia, oferecendo ao público que encheu o mítico pavilhão Mirza Delibasic muitos momentos de bom basquetebol. Portugal melhorou e muito a sua eficácia, comparativamente ao jogo da véspera, diante da Áustria, e conseguiu mesmo ganhar dois períodos à Bósnia, o 1º e o 4º, equilibrando assim a contenda com uma das seleções mais talentosas da Europa.
Por Portugal os melhores foram João “Betinho” Gomes com 25PTS e 7RES, bem acompanhado por Jaime Silva (14PTS), Cláudio Fonseca (12PTS) e Miguel Minhava (11PTS e 3ASS). Mário Palma deixou de fora deste desafio João Santos, José Silva, Miguel Queirós e Rui Quintino.
O destaque nos homens da casa, vai para o trio composto por Zack Wright (16PTS), Nihad Dedovic (24PTS) e Mirza Teletovic (33PTS), decisivos na obtenção do triunfo bósnio.
Resultado final: Bósnia e Herzegovina 91-81 Portugal
Por períodos: 25-28, 23-11, 25-22, 18-20
Após 11 jogos de preparação, Portugal vai agora entrar na competição mais a sério, com o objetivo de lutar para presença na Eslovénia, onde irá decorrer o Eurobasket de 2013. O primeiro jogo é fora, em Itália, mais precisamente na Sardenha na próxima quarta-feria, dia 15 de Agosto. Cerca de uma semana mais tarde, na terça-feira, dia 21, Portugal disputa o seu primeiro jogo em solo nacional, ao receber a seleção de Republica Checa, no Pavilhão de Almada. O grupo conta ainda com a presença de Turquia e Bielorrússia.