A influência do mês
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC JOGADORES ARTIGOS DIVERSOS A influência do mês

A influência do mês

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 10
FracoBom 

alt“A Influência do Mês de Nascimento no Percurso Desportivo Atleta”, um artigo/ estudo realizado pelo treinador do FC Barreirense, Prof. Jorge Bruno.

Desde 2008 tenho acompanhado e partilhado com alguns colegas treinadores e agentes do basquetebol nacional o facto de se verificar uma descida abrupta da participação de atletas nascidos nos meses de Novembro e Dezembro nos diversos Campeonatos Europeus Sub16 e Sub18 masculinos, porém, no sentido precisamente inverso os selecionadores/Federações têm optado maioritariamente por atletas nascidos em Janeiro, Fevereiro e Março.

A este decréscimo não podemos dissociar a implementação, á já alguns anos, por parte da FIBA de uma medida administrativa de que para jogar num determinado escalão infere o ano de nascimento do atleta.

Com o passar dos anos tenho observado que essa medida tem retirado de forma acentuada do basquetebol muitos jovens cujo seu mês de nascimento é Novembro ou Dezembro.

Para substanciar a minha teoria fiz um pequeno estudo aos planteis das 37 Federações que participaram nos Campeonatos da Europa de 2012 Divisão A e B no escalão de Sub16 masculinos.

Nesta primeira análise ficaram de fora as selecções que participam no Campeonato da Europa de 2012 Divisão A e B do escalão de Sub18 que agora decorre na Bósnia mas que posteriormente, irei também analisar em pormenor.

A seguir, apresento alguns dados estatísticos que servem de base para demonstrar a veracidade da minha conclusão:

Campeonato Sub16 Divisão A Masculino- Ventspils (LAT), Panevezys (LTU)

alt

Podemos concluir que em 192 atletas que participaram no Campeonato da Europa na Divisão A, cerca de 68 atletas nasceram entre os meses de Janeiro, Fevereiro e Março (tendo a França incluído um atleta de primeiro ano (1997) com a altura de 2,00m), ou seja 35,42% do total dos atletas.

Para os atletas nascidos entre Novembro e Dezembro a participação ficou-se pelos 7 atletas (tendo a Croácia incluído um atleta de primeiro ano com a altura de 2,00m) o que perfaz 3,65% do total de atletas.

Campeonato Europeu de Sub16 Divisão B Masculino - Bucharest (ROU)

alt

Podemos concluir que em 252 atletas que participaram no Campeonato da Europa na Divisão B cerca de 95 atletas nasceram entre os meses Janeiro, Fevereiro e Março, em termos de percentagem é de 37,70% do total dos atletas.

Para os atletas nascidos entre Novembro e Dezembro a participação ficou-se pelos 10 atletas (tendo a Roménia incluído um atleta de primeiro ano com a altura de 2,06m) o que perfaz 3,97%.

Se atendermos ao facto que em duas divisões participaram 444 atletas dos quais 158 nasceram entre os meses de Janeiro, Fevereiro e Março, ou seja, 35,56% e para os meses Novembro e Dezembro participaram apenas 16 atletas, ou seja, 3,6%, estamos perante uma desigualdade derivada da medida regulamentar que a FIBA implementou.

Se tivermos o cuidado de analisar com mais detalhe, concluímos que os selecionadores/Federações preferem selecionar atletas de primeiro ano (1997),  nascidos em Janeiro, Fevereiro e Março cuja média de alturas se situe entre 1,90m e 2,04m em detrimento dos atletas nascidos em Novembro e Dezembro (1996), ou seja, de segundo ano do escalão, tendo as Federações, assim, uma base de atletas para competir no Campeonato da Europa do ano seguinte.

Esta medida origina desníveis acentuados de competição e desenvolvimento num atleta, senão vejamos, um miúdo que nasce em Janeiro em situações normais tem mais 5 ou 6 cm de altura e 4 a 5 quilos que um miúdo que nasceu em Novembro – Dezembro.

Estas diferenças só deixarão de ser visíveis com a vinda da idade adulta, contudo, até lá já foi interdita a participação de vários Campeonatos Europeus, só porque esses mesmos atletas/miúdos nasceram no final de ano.

 

Jorge Bruno
Treinador FC Barreirense

Comentários 

 
-3 #1 joao 18-08-2012 16:53
ja vi muita estupidez na vida......mas ha algumas que são especiais!!! esta é especial e ao menos fica o consolo de talvez o autor ser tambem especial.
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária