Portugal volta a perder
 
Faixa publicitária
Localização: HOME SENIORES MASCULINOS Seniores Masculinos: Noticias Portugal volta a perder

Portugal volta a perder

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 5
FracoBom 

altA seleção nacional perdeu esta noite em Fafe com a Bielorrússia por 75-82, naquele que foi o seu quarto jogo na fase de quaificação para o Eurobasket 2013.

Portugal voltou a entrar mal na partida à imagem do que havia acontecido no outro encontro disputado em casa, na semana passada frente à República Checa. Os bielorrussos, mais concentrados e certeiros, construíram vantagens iniciais de 0-8 e 2-12, e obrigaram Mário Palma a parar o jogo estavam decorridos pouco mais de 3 minutos. Portugal reagiu fazendo uso dos lançamentos longos e reduziu a diferença para 5 pontos ainda no primeiro período (15-20), no entanto um novo período de desconcentração lusa permitiu aos forasteiros colocar-se a 13 pontos de distância (15-28) com apenas 10 minutos jogados.

O destino do jogo ficou traçado logo aí, já que Portugal estava novamente condenado a correr atrás do prejuizo. E apesar de tudo ter feito para voltar ao jogo, o melhor que o conjunto luso conseguiu foi reduzir a diferença para um ponto (57-58) no final do terceiro período. Foi o melhor momento do conjunto nacional na partida com a defesa a funcionar quase na perfeição, com Mário Fernandes a tomar boas decisões no comando do ataque e com Betinho Gomes e Cláudio Fonseca a aparecerem nos locais e momentos certos para colocar a bola no cesto. E assim, Portugal estava novamente na discussão da partida.

Contudo, o início do último quarto voltou a ser madrasto para Portugal, que em poucos minutos se viu novamente a perder na casa das dezenas (57-68). A partir daqui a capacidade de resposta da equipa nacional já não foi a melhor. Com vários atletas a revelarem algumas dificuldades físicas, o que se refletiu em más decisões e lançamentos precipitados, o jogo arrastou-se até final com a Bielorrússia a carimbar a sua primeira vitória nesta fase por 75-82.

Do ponto de vista individual, o destaque luso vai para as boas exibições de Mário Fernandes (19PTS e 4ASS), Betinhos Gomes (12PTS e 8RES), Cláudio Fonseca (15PTS e 5RES) e João Santos (14PTS e 6RES).

No final do encontro o seleccionador nacional Mário Palma apresentou-se novamente desiludido na flash interview à Sporttv, onde apontou alguns dos motivos da derrota de hoje, "Desunimo-mos em determinados momentos e em jogos como estes, é necessário que a equipa jogue os 40 minutos concentrada." Mário Palma falou ainda da falta de eficiência de lançamento e da falta de hábito em jogar de três em três dias e da sobrecarga física que um calendário destes acarreta.

Quando questionado acerca do futuro desta seleção, Mário Palma respondeu com outra questão, "Que jogadores num futuro próximo poderão substituir os mais veteranos desta seleção?" dando a entender que os próximos tempos não serão fáceis. O selecionador nacional não se ficou por aqui e apontou algumas das razões que estiveram na origem deste momento menos bom do basquetebol nacional, nomeadamente o facto das equipas masculinas não disputarem competições europeias, de ter havido demasiados estrangeiros a jogar em equipas portuguesas na última década e ainda o facto dos jogadores mais jovens desta seleção jogarem pouco tempo nos seus clubes.

Mário Palma realçou ainda que apesar das limitações a equipa tem conseguido competir, à excepção do desafio com a Itália, mas falta-lhe experiência para ganhar jogos a este nível, sendo notórias a falta de um jogo interior mais forte e a fraca eficiência no capítulo de lançamento.

O seleccionador nacional concluiu com a seguinte frase: "É um processo evolutivo, longo e que vai demorar muito tempo."

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária