Ticha anuncia retirada
 
Localização: HOME

Ticha anuncia retirada

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 8
FracoBom 

altA melhor basquetebolista portuguesa das últimas décadas anunciou esta quarta-feira na sua página oficial na internet que chegou a hora de colocar um ponto final na carreira.

Aos 38 anos, Ticha Penicheiro despede-se dos campos como uma das maiores referências de sempre do basquetebol feminino português e a sua falta será muito sentida, apesar desta prometer que se manterá a seguir de perto este desporto maravilhoso.

O melhor mesmo é ficar com as palavras da Ticha publicadas na primeira pessoa no seu site (www.tichapenicheiro.com):

Decidi escrever esta carta para agradecer a todos aqueles que me apoiaram durante a minha longa carreira de basquetebolista.

Comecei a jogar basket aos 6 anos, quando o meu pai e irmão me "apresentaram" a este maravilhoso desporto. Foi amor à primeira vista! Nunca pensei que o basket me fosse dar tantas alegrias: pessoas que conheci, países que visitei, memórias que hão-de ficar comigo para sempre e amizades que vão durar uma vida inteira...

Sabia que, mais cedo ou mais tarde, este dia chegaria e está na altura de dizer "adeus" e pendurar as sapatilhas. Esta época tem sido bastante frustrante em termos de lesões e por isso decidi que chegou a altura de abandonar este desporto que tantas alegrias me tem dado.

Há tantas pessoas responsáveis pelo meu sucesso que me é difícil menciona-las individualmente, por isso de uma maneira muito generalizada gostava de agradecer:

- O talento natural que me foi dado por DEUS. Sinto-me abençoada por ter tido a oportunidade de ter jogado tantos anos. Joguei sempre com um tremendo respeito por este desporto.

- O apoio da minha FAMÍLIA tem sido fundamental em tudo aquilo que consegui concretizar. Sei que não foi fácil para os meus pais quando decidi partir para os Estados Unidos da América, com a tenra idade de 18 anos, atrás dos meus sonhos, mas sempre me incentivaram de miúda a graúda!

- Agradeço à Universidade de OLD DOMINION que me ofereceu uma bolsa de estudo e me permitiu conciliar tirar um curso superior, bem como evoluir como jogadora. Mas, mais importante, foi o facto de me acolherem de braços abertos neste enorme país que é os Estados Unidos.

- Ao país que me viu nascer, PORTUGAL. Tenho um enorme orgulho em ser Portuguesa e tentei sempre dar o meu melhor para levar o nome do nosso país bem alto. Sou um bom exemplo que dedicação e trabalho são os ingredientes necessários para obter sucesso. Com certeza muitos nunca pensaram que esta menina da Figueira da Foz "voasse tão alto" e conseguisse vingar num desporto com pouca notoriedade em Portugal. MAS, sempre lutei para concretizar os meus sonhos e encorajo toda a gente a fazer o mesmo.

- Aos meus AMIGOS (e, graças a Deus, tenho bastantes) um especial agradecimento por sempre me apoiarem nos altos e baixos, nas assistências e nas perdas de bola, nas vitórias e nas derrotas ...todos vós têm um lugar muito especial no meu coração!

- A todas as minhas COLEGAS DE EQUIPA...desde que comecei a jogar aos 6 anos até hoje, tenho sido abençoada com a oportunidade de jogar com jogadoras incríveis, de top mundial. Obrigada por todas as assistências que me ofereceram! :)

- A todos os TREINADORES, um obrigada especial não só por me ajudarem dentro do campo, mas também por todas as lições de vida que me deram. De todos os elogios que me deram ao longo da minha carreira, o meu preferido foi sempre ouvir "Ticha, jogas muito bem, mas se me permites dizer és uma grande pessoa...melhor do que jogadora de basket"!

- A todos os FISIOTERAPEUTAS, PREPARADORES FÍSICOS, MÉDICOS obrigada por me tratarem do corpo e da saúde!

- A toda a COMUNICAÇÃO SOCIAL um agradecimento por estarem "sempre em cima do acontecimento". Joguei por todo o Mundo durante tantos anos e vocês tiveram sempre o cuidado de me seguir e de informarem o país dos meus passos!!

- Aos meus AGENTES por sempre me aconselharem da melhor maneira.

- À melhor marca mundial - NIKE - tem sido um enorme prazer e honra usar os vossos produtos e sapatilhas durante estes anos.

- À WNBA e a todos os clubes Europeus por onde passei, que me deram a oportunidade de jogar profissionalmente. Quando me iniciei nas "traseiras", jamais imaginei que ser profissional de basket se tornasse numa realidade. Olhando para trás tem sido uma grande viagem, com muitos altos, alegrias, sorrisos e vitórias.

- A todos os ADEPTOS/FÃS que me têm seguido ao longo dos anos, que ficaram acordados para seguir os jogos na internet ou na televisão, que me pediram uma fotografia ou um autógrafo, que sorriam quando eu ganhava jogos e que sofriam quando eu perdia...MUITO OBRIGADA!!

O basket tem sido a minha vida, mas a viagem não acaba aqui. Vou continuar a seguir este desporto maravilhoso e fazer aquilo que puder para que continue a crescer.
Um beijinho especial a todos,

Ticha Penicheiro #21

 

Comentários 

 
0 #2 Futurama 25-09-2012 19:58
Uma ideia que pode parecer absurda mas que tem um conteúdo muito muito futurista que é o que precisa o nosso desporto com urgencia
Citar
 
 
+4 #1 Sonhador 21-09-2012 09:28
E porque não convidar a Ticha para treinadora da Selecção Nacional de Sub-12 Feminina, em que a Selecção era composta por umas 300 raparigas do nosso país daquele escalão e o Projecto até se podia chamar Olimpíadas 2024. Fica só a ideia de um Sonhador de um País que "não tem nenhum desporto feminino" de referência em Portugal e podia ter como é o Futebol Masculino.
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária