Supertaça Feminina
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC JOGADORES ENTREVISTAS Supertaça Feminina

Supertaça Feminina

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 3
FracoBom 

altA tarde do feriado de amanhã, 1 de Novembro, a partir das 17H00, foi escolhida para a realização da Supertaça Feminina, agendada para o Pavilhão do Clube dos Galitos, em Aveiro,

ponto alto organizado pela FPB, em parceria com a AB Aveiro e o Clube dos Galitos.

Na discussão pela posse da 28ª edição do troféu estarão o Algés, campeão nacional e o vencedor da Taça de Portugal, AD Vagos. Dois emblemas que na temporada transacta dividiram entre si a hegemonia das principais competições nacionais no feminino, apenas com a intromissão das açorianas do Boa Viagem, que venceu a Taça Federação, já que o Algés triunfou também na Supertaça e a AD Vagos conquistou a Taça Vítor Hugo, para além dos títulos que deram tanto a algesinas como a vaguenses a prerrogativa de por direito próprio estarem na cidade aveirense.

Ainda não será desta que o CAB verá ameaçada a sua condição de líder do ranking dos vencedores do troféu (6 triunfos, o último dos quais em 2007/08), já que quer o Algés (2 troféus, em 1986/87 e na época passada) quer a AD Vagos (apenas uma vitória em 2009/10) terão que aguardar mais algum tempo para ultrapassar outros emblemas que de momento se posicionam também à sua frente: Estrelas da Avenida (5 vitórias), seguidos do CIF e Olivais, ambos com 3 triunfos.

O confronto de amanhã rodeia-se de natural expectativa, até porque no jogo que decidiu a posse da VI Taça Vítor Hugo há três semanas e meia, a favor da AD Vagos (65-61), entre os dois conjuntos, o equilíbrio foi uma constante ao longo da partida, tendo-se decidido nos detalhes. Ambas as formações possuem um jogo interior forte: se as campeãs nacionais apresentam uma dupla norte-americana de inegável valor, mais física Laura Bloomfield (poste), poderosa na luta das tabelas,  complementada por Courtney Jones (extremo/poste), detentora de boa eficácia de lançamento (4/5 metros) mas também boa ressaltadora, as vaguenses contam com a norte-americana Ebony Ellis (notável poder de impulsão e que ganha muitos ressaltos), bem ajudada pelas experientes Ana Teixeira e Joana Lopes na área restritiva.

Ambos os técnicos devem estar a conjecturar vários cenários porque não é líquido que os respectivos plantéis se possam apresentar na máxima força. José Araújo (Algés) tem Courtney Jones tocada (no jogo com o GDESSA no pretérito domingo) e não utilizou a capitã Catarina Coelho (eventualmente poupada para amanhã), além de que a base Joana Bernardeco ainda não teve alta da fractura contraída numa mão (metacarpo). Por seu turno Nuno Ferreira (AD Vagos) tem a base Inês Faustino em recuperação de uma lesão (não alinhou no domingo passado com o Académico). Todas elas são pedras influentes nas respectivas estratégias.

Em suma pode-se perspectivar um bom jogo, pleno de emoção e recheado de bons lances de basquetebol. Excelentes intérpretes dum e doutro lado são a priori garantia de um espectáculo de qualidade. Tanto uma como outra equipa possuem argumentos para levar o troféu para a sua vitrina.

No intervalo do encontro serão distribuídos os prémios da Liga Feminina relativos à época 2011/12, iniciativa levada a cabo pela FPB que se realiza pelo 4º ano consecutivo. A FPB aproveita também a oportunidade para, em conjunto com a Comissão de Acompanhamento da Liga Feminina (CALF) promover a realização de uma reunião que se antevê importante para a afirmação da Liga Feminina, com os 12 Clubes participantes na principal competição do calendário federativo feminino, que terá início às 11H00 no pavilhão do histórico emblema aveirense.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária