Da jornada dupla 3/4 realizaram-se nos dias 27 e 28 de outubro um total de 8 jogos, ficando por realizar 4 jogos que serão integrados nas jornadas do respetivo fim de semana.
Assim, algumas equipas jogaram dois jogos, outras apenas um e o CAB Madeira e o Lousada não jogaram nenhum. São considerados aqui apenas os melhores resultados obtidos por cada jogadora.
Nas jornadas 3 e 4 da Liga Feminina não há nenhuma equipa que se destaque estatisticamente falando, o que significa um certo equilíbrio entre as jogadoras das diversas equipas. Com efeito existem 8 equipas representadas nos cinco ideiais (ou sejam só 2 equipas ficaram de fora pois só 10 equipas jogaram este fim de semana).
A MVP global da jornada dupla 3/4 da Liga Feminina é a jogadora americana Donica Cosby do CD Torres Novas, que obteve a valorização de 36 pontos.
Donica Cosby do CDTorres Novas marcou 34 dos 64 pontos da sua equipa no jogo contra a Quinta dos Lombos; fez um trilo-duplo pois ganhou ainda 11 ressaltos e sofreu 14 faltas; fez ainda 4 assistências nos 45 minutos que jogou. Segundo o jornal Público "Natural do Mississipi, a base-extremo define-se como “playmaker”, alguém que faz “muitas coisas bem o suficiente”. Na verdade, Donica Cosby é um talento bruto, capaz de marcar, assistir e penetrar em direção ao cesto, num ziguezagueado infalível, movido pela técnica e a habilidade. Surpreendeu ao ser a melhor marcadora do campeonato no seu primeiro ano como jogadora profissional. É a prova de que o basquetebol luso atrai talento.
A MVP portuguesa da jornada dupla 3/4 é a internacional Joana Lopes, de 26 anos, que está no Vagos há 4 anos, sendo de formação da Ovarense. No jogo contra o Académico fez um duplo-duplo ao marcar 23 pontos e ganhar 13 ressaltos; ainda fez 2 assistências, roubou 2 bolas e sofreu 3 faltas.
Nesta jornada a MVP jovem (nascidas desde 1992), é Sara Marques (Ovarense). Tem 16 anos e joga pelo quinto ano consecutivo na A.D.Ovarense. Marcou 8 pontos, ganhou 13 ressaltos (6 ofensivos), fez 1 assistência, fez 3 desarmes de lançamento, roubou 1 bola e provocou 2 faltas nos 17:51 que jogou na partida frente ao Montijo.
O cinco ideal global da jornada ficou constituído por:
- 1º Donica Cosby (CD Torres Novas) - 36
- 2º Tyeasha Moss (GDESSA-Barreiro) - 35,5
- 3º Monae Baker (Montijo) - 34
- 4º Joana Lopes (Vagos) - 32,5
- 3º Lady Comfort (Olivais) - 31
O cinco ideal português da jornada é:
- 1º Joana Lopes (Vagos) - 32,5
- 2º Sara Marques (Ovarense) - 28
- 3º Márcia Costa (Quinta dos Lombos) - 27
- 4º Celia Simoes (Boa Viagem) - 20,5
- 5º Laura Ferreira (GDESSA-Barreiro) - 19
As ressaltadoras da jornada foram LADY COMFORT (Olivais), Ebony Ellis (Vagos) e Monae Baker (Montijo) com 18 ressaltos ganhos.
A rainha de assistências nesta jornada foi Hailey Dunham (Quinta dos Lombos), que fez 7 assistências.
O maior número de pontos foi marcado por Donica Cosby (CD Torres Novas) que marcou 39 pontos.
Taylor Turnbow (CD Torres Novas) e Maria Soeiro (Montijo) foram quem mais bolas roubou, ao roubarem 5 bolas cada uma.
Comentários
Já é o 2º ano como jogadora profissional. O ano passado jogou no Académico FC, na Liga Feminina.