Número anormal de turnovers
 
Faixa publicitária
Localização: HOME Diversos Competições: Diversos Número anormal de turnovers

Número anormal de turnovers

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 1
FracoBom 

Mafalda MarquesO primeiro confronto do CAR Jamor Feminino desta época frente a uma equipa da Liga Feminina saldou-se por uma derrota algo pesada (52-84), com as pupilas de Mariyana Kostourkova a pagarem a factura da sua inexperiência.

O adversário embora tenha actuado sem duas habituais titulares (a norte-americana Ashley Daniels e a internacional Sub-20 Márcia Costa) não era propriamente um conjunto ao alcance do CAR Jamor, já que o restante plantel conta com uma série de internacionais dos escalões de formação, para não falar na maior experiência da esmagadora maioria.

A não utilização de Maria Kostourkova por opção técnica (na semana passada esteve em Londres num estágio das Blue Star, acompanhada de Simone Costa, esta época a jogar no Algés) acabou por limitar a eventual réplica do colectivo de Kostourkova, mas não foi por aí que se fez a diferença. Essa verificou-se em termos de controlo de posse de bola, em que as jovens jogadoras do CAR Jamor encarregadas da organização do jogo cometeram um número elevado e anormal de turnovers.

No 1º período (10-20) a atiradora Dora Duarte (15 pontos e 2 triplos em menos de 8 minutos) deu logo mostras de que estava com a pontaria afinada (75% nos lançamentos de campo) e particularmente sagaz a roubar bolas (5), com o CAR Jamor a cometer 13 turnovers.

No 2º quarto (18-21) as comandadas de Kostourkova melhoraram de rendimento, conseguindo fazer menos erros e provocar mais faltas, com bom aproveitamento da linha de lance livre, ao mesmo tempo que subiram a eficácia de lançamento nos duplos (48%). Mesmo assim a equipa de José Leite mantinha-se mais eficaz tanto nos duplos (62%) como nos triplos (43%), o que aliado ao menor número de turnovers (21-11) explicava a vantagem verificada ao intervalo (28-41).

O 3º período (6-16) foi o mais fraco, com as anfitriãs a denotarem muitas dificuldades em atacar o cesto, enquanto o tiro exterior das visitantes se mantinha em bom nível (mais 2 triplos a cargo de Inês Viana e Filipa Bernardeco).

No último quarto (18-27), uma reentrada fulgurante de Emília Ferreira (6 pontos consecutivos) deu nova alma ao colectivo de Kostourkova, mas a empatia com o cesto revelada por Dora Duarte (mais 15 pontos e 1 triplo) voltou a colocar a fasquia acima da vintena, para se atingir a maior diferença no minuto 38, quando Dora acertou o seu 3º triplo da noite (46-82). O inconformismo de Mafalda Marques (2 cestos no minuto 40) acabou por fixar a diferença em 32 pontos (52-84).

Destaque nas vencedoras para a prestação de Dora Duarte, MVP do encontro (32,0 de valorização), ao contabilizar 30 pontos, 11/16 nos lançamentos de campo (69%), repartidos por 8/10 nos duplos (80%) e 3/6 nos triplos (50%), 9 roubos e 6 faltas provocadas, com 5/7 nos lances livres. Foi bem acompanhada por Hailey Dunham (14 pontos, 6 ressaltos, 3 assistências, 4 roubos e 3 faltas provocadas, com 4/4 nos lances livres) e Marinela Pinheiro (6 pontos, 7 ressaltos sendo 3 ofensivos, uma assistência e 5 roubos).

No CAR Jamor a mais valiosa foi Mafalda Marques (14 pontos, 6/10 nos duplos, 6 ressaltos sendo metade ofensivos, 2 roubos e uma falta provocada, com 2/2 nos lances livres), seguida por Ana Granja (10 pontos, 4/6 nos duplos, 5 ressaltos, uma assistência e duas faltas provocadas, com 2/2 nos lances livres), Chelsea Guimarães (7 pontos, 5 ressaltos e duas faltas provocadas) e Emília Ferreira (8 pontos, 4/5 nos duplos, uma assistência, 2 roubos e 2 desarmes de lançamento). No lote das jogadoras exteriores, a mais inconformada acabou por ser Maria Inês Santos (3 assistências, 4 roubos e 3 faltas provocadas, com 3/4 nos lances livres), embora penalizada pelo número elevado de turnovers (7), tal como aconteceu com Catarina Cavaco e Constança Neto, ambas também com 7 perdas de bola.

A vitória do CRC Quinta dos Lombos não sofre contestação. Foi alicerçada na maior eficácia no tiro exterior (0%-46%), com 6 triplos em 13 tentativas, no menor número de erros (39-17 turnovers), no maior número de roubos de bola (12-25), na maior eficácia da linha de lance livre (73%-82%) e na elevada pontuação (35 pontos contra apenas 10) alcançados em contra-ataque.

Curiosamente o CAR Jamor ganhou a luta das tabelas (30-29 ressaltos), ainda que tenha perdido nos ressaltos ofensivos (6-11) e foi mais eficaz nos duplos (51%-49%).

Ficha de jogo

CAR Jamor Feminino (52) – Catarina Cavaco (2), Maianca Umabano, Mª Inês Santos (3), Ana Granja (10) e Mafalda Marques (14); Constança Neto (4), Catarina Cardoso, Chelsea Guimarães (7), Emília Ferreira (8), Ana Rita Reis (2), Patrícia Jorge (2) e Ana Rute Queta

CRCQ Lombos (84) – Felicité Mendes (9), Filipa Bernardeco (7), Dora Duarte (30), Inês Aragão (2) e Marinela Pinheiro (6); Hailey Dunham (14), Inês Viana (8), Mafalda Guerreiro (6) e Helga Gonçalves (2)

Por períodos: 10-20, 18-21, 6-16, 18-27
Árbitros: Rui Ribeiro e João Saraiva

O próximo compromisso do CAR Jamor Feminino será no próximo dia 15 (5ª feira) frente ao CD Torres Novas, no Palácio de Desportos da cidade torrejana, a partir das 21H00.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária