Desde 1913
 
Faixa publicitária
Localização: HOME LENDAS MEMORIAS Desde 1913

Desde 1913

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 12
FracoBom 

San Payo Araújo“Um povo sem memória é um povo sem futuro” - Bento Jesus Caraça

Parafraseando a frase do Prof. Bento de Jesus Caraça, grande vulto do pensamento a par do seu valor de cidadania, que primou pela sua exemplaridade na sua ação cultural e cívica eu digo que “uma modalidade sem memória é uma modalidade sem futuro”. Vem esta introdução a propósito do facto de para o ano o basquetebol comemorar 100 anos de existência em Portugal.

Como é do conhecimento de muitos adeptos da modalidade o basquetebol foi introduzido em Portugal, no ano de 1913, por Rodolfo Horney, professor de educação física de nacionalidade suíça, em Lisboa no ginásio da Associação Cristã da Modalidade.

O ano de 2013, será um ano para darmos relevo e visibilidade a esta data histórica de 100 anos de basquetebol em Portugal. Quantos jogos desportivos coletivos, para além do futebol se podem orgulhar de poderem comemorar 100 anos de existência no nosso país?

É com frequência que ouvimos dizer que o basquetebol tem perdido visibilidade, mas será que sabemos aproveitar momentos, pessoas e sucessos, como por exemplo 100 anos basquetebol em Portugal, a carreira da Ticha Penicheiro ou os sucessos das nossas seleções para potenciar a visibilidade da nossa modalidade?

Bem recentemente João Casa Nova num excelente artigo de análise sobre o estado do basquetebol publicado do basket.pt, referia que a culpa é de todos, e como tal a responsabilidade de mudança também dever ser de todos.

Pegando na frase do João Casa Nova: “Se a culpa é de todos a responsabilidade pela mudança também é de todos”, termino este artigo da mesma forma como o comecei com uma paráfrase.

Se todos estamos preocupados com a visibilidade da nossa modalidade, todos: federação, associações, clubes e adeptos da modalidade, divulguemos bem alto, cada um de nós, dentro das suas possibilidades e usando a sua imaginação, que estamos a comemorar cem anos. Com votos de boas festas relembro, cem anos, um século, um marco na história do desporto em Portugal.

 

 


Facebook Fronte Page

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária