O jogo é dos jogadores
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC DIRIGENTES ENTREVISTAS O jogo é dos jogadores

O jogo é dos jogadores

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 11
FracoBom 

Michael SchwarzMichael Schwarz, Chefe do Departamento de ”Coaching” da FIBA Europe, esteve em Outubro do ano  passado, em Portugal em Braga. A sua intervenção no FIBA Europe Get Together  teve por finalidade explicar aos treinadores

das diversas federações europeias as funcionalidades e o grande potencial do site “Fiba Europa Coaching”, uma excelente ferramenta para técnicos de todos os escalões. Esta entrevista não ajuda apenas a divulgar esta ferramenta ao dispor de todos , mas dá nos a conhecer um pouco melhor o principal responsável pela formação de treinadores da FIBA Europa.


Michael Schwarz em primeiro lugar, queremos agradecer a sua disposição em aceitar esta entrevista e gostaríamos que nos falasse um pouco do seu passado no basquete e como surgiu o gosto por esta fantástica modalidade?
É com muita felicidade que respondo a esta entrevista, pois dá-me uma vez mais a oportunidade para divulgar a página do Coaching FIBA Europa, nomeadamente o seu elevado potencial e a possibilidade de ampla utilização ao dispor de todos os treinadores. Joguei basquetebol profissional durante 16 anos e fui treinador durante 10 anos a nível nacional e internacional. Esta vasta experiência e a minha formação académica foi muito útil para criar em cooperação com os nossos programadores a ferramenta que está ao dispor de todos os treinadores de basquetebol. Para além de toda esta experiência no basquetebol  sou licenciado em economia e trabalho em marketing empresarial.

Há quanto tempo é o responsável pelo Departamento de Formação de treinadores da FIBA Europa e quais são os principais objetivos deste Departamento?
Este é o meu oitavo ano como responsável pelo departamento de “Coaching” da FIBA-Europa. O nosso objetivo principal é o desenvolvimento dos treinadores que trabalham com os praticantes mais jovens. Alguns dos nossos projetos são, por exemplo apoiar as federações nacionais a organizar clínics e realizar cursos para obtenção do certificado de treinador da FIBA Europa. Todos os nossos projetos estão explicados no site da FIBA – Europa.

Qual tem sido a aceitação dos treinadores à vossa página? Quantos acessos têm atualmente, e gostaríamos de saber se o número dos acessos tem aumentando?
A nossa página é uma forte ferramenta para treinadores de todos os níveis. Possibilita o planeamento e organização dos treinos diários. A aceitação tem sido muito boa e temos mais de 12.000 utilizadores da nossa ferramenta registados, que por si só já é uma excelente promoção.

Qual foi a sua opinião sobre do Fiba Europe Get together realizado em Braga, nomeadamente as intervenções práticas dos treinadores decorridas no Pavilhão da Universidade de Braga?
Considero que foi muito bom e que é muito útil concentrar num clínic os responsáveis pelos escalões mais novos das diversas federações europeias. A importância do conhecimento das técnicas, nomeadamente no escalão de Sub-14, deve ser muito aprofundada por parte dos treinadores, porque considero que conhecimento do ensino dos fundamentos é mais importante nestes escalões do que nos seniores. Neste âmbito há sempre muita coisa a aprender e os treinadores destes escalões devem estar sempre auto motivados para aprenderem cada vez mais.

Que mensagem gostaria de transmitir os treinadores portugueses?
Queiram sempre aprender, obtenham, tanto quanto possível, cada vez mais conhecimentos da modalidade. A coisa mais importante no basquetebol é dominar os pormenores. Isto é o que separa os bons dos grandes treinadores. Quem quer ser treinador tem que aceitar que ser treinador é um trabalho difícil, às vezes sem as recompensas necessárias. Mas acreditem, que também é um dos maiores trabalhos.

Finalmente que pergunta gostaria que lhe fosse feita e qual seria a sua resposta?
O que é ser treinador? Ser treinador é ser profissional e nunca se esqueçam que o jogo é dos jogadores.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária