A festa aproxima-se
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC DIRIGENTES ARTIGOS DIVERSOS A festa aproxima-se

A festa aproxima-se

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 9
FracoBom 

esta do Basquetebol JuvenilA Festa do Basquetebol Juvenil é e continuará a ser o maior e melhor evento desportivo para jovens, realizado em Portugal. Juntar cerca de 900 praticantes, umas tantas dezenas de árbitros,

treinadores, dirigentes e mobilizar centenas de familiares em torno deste evento é algo notável e que ao Basquetebol Português se deverá reconhecer o mérito para todo o sempre. A Festa e os seus protagonistas já encontraram lugar de honra na história do Basquetebol em Portugal. Fortalecer essa mesma história é um sinal fortíssimo de esperança para o futuro da modalidade em Portugal.

A Festa do Basquetebol Juvenil, que contou com a sua primeira edição em 2007, prepara-se para a sua sétima edição. Há sete anos que a família do basquetebol se mobiliza por alturas da Páscoa construindo um evento que ficará na memória de muitos.

Esta Festa talvez constitua o maior e melhor exemplo prático do que significa alinharmo-nos na perspectiva revitalizarmos a modalidade. De todas as edições ficarão memórias de superação, química de várias equipas, tristezas das que perderam, euforia dos que ganharam, talentos que despertaram e uma profunda saudade dos que já não podem lá voltar enquanto jogadores.

Na época que corre certamente que os órgãos federativos estudam e analisam a forma como a Festa se irá operacionalizar. Nas primeiras edições um só comboio uniu a Festa, posteriormente dois comboios a caminho de Portimão. Mais recentemente autocarros invadiram as estradas em direcção ao Algarve. Na última época Albufeira acolheu a Festa e lá fomos todos de autocarro. Em 2013, todos anseiam, por qualquer meio viável, chegar a Albufeira dia 20 de Março.

Não existem palavras para descrever a intensidade e emoção deste momento único do Basquetebol, bem como não restam dúvidas que, poder surgir alguma hipótese da Festa não se realizar seria uma grande desilusão para todos os que nela participam e colaboram. A actual conjuntura do País não permite grandes euforias quanto a gastos supérfluos para grandes eventos desportivos, mas obriga a que todos ponderem sobre quais as verdadeiras prioridades para o desenvolvimento do Basquetebol Português. E nesse sentido, a Festa é, sem qualquer dúvida, um evento “prioritariamente obrigatório”.

Os constrangimentos aumentam, pois os recursos financeiros escasseiam, mas a coragem para encontrar alternativas é igualmente forte de norte a sul do País. Não são indispensáveis camas de hotel, mas simplesmente espaço acolhedor e abrigado, bem como 14 colchões por comitiva; não é possível dispor de muitos autocarros disponíveis em Albufeira, mas certamente que não havendo hotéis, também não haverá necessidade de tantos transportes, aumentando a proximidade dos Pavilhões relativamente a cantinas escolares e salas de aula dessas mesmas escolas, transformadas em verdadeiras camaratas de luxo.

O que será necessário é que todos os agentes da modalidade se alinhem e considerem este evento grandioso a verdadeira imagem de marca do Basquetebol Português, capaz de funcionar como uma meta para crianças e jovens se associarem à prática desta modalidade. Na base a Festa Nacional do Minibasquete, no topo um Campeonato de Europa ou simplesmente Liga Portuguesa de Basquetebol. É esta a nossa realidade e em certo sentido a carreira desportiva que conseguimos oferecer através do Basquetebol.

Estamos por altura do Carnaval e é possível constatar que todas as associações mobilizam os seus atletas mais aptos para trabalhos de seleção, alimentando a ilusão, a paixão pelo jogo e o trabalho em equipa. Março está já aí e com ele o momento tão esperado, a convocatória final.

As notícias certamente irão começar a circular e a emoção aumenta até ao dia da viagem. O Basquetebol percorre, progressivamente, um caminho de transformação, algo parece querer despertar as motivações de uns e interesses de outros. O Basquetebol está vivo, quer-se vivo e a Festa do Basquetebol Juvenil 2013 deverá contribuir para alimentar a esperança de que mais tarde ou mais cedo conseguiremos crescer e fomentar toda a mais valia do jogo de Basquetebol no nosso país
Obrigado Portimão!

Albufeira espera-nos novamente!

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária