Ponto da situação
 
Faixa publicitária
Localização: HOME NBA NBA: Noticias Ponto da situação

Ponto da situação

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 15
FracoBom 

altPassado que está o fim-de-semana das estrelas e enquanto as várias equipas se preparam-se para abordar o último terço da fase regular, é chegada a altura de fazer o ponto da situação.

Devido ao reduzido número de jogos da passada semana, a crónica desta semana é um pouco diferente, com a análise a estender-se a todo o período que antecedeu o fim-de-semana all-star.

Melhor Equipa: San Antonio Spurs (42-12)

Os crónicos candidatos Spurs voltam a merecer o destaque, apesar das grandes atenções da NBA estarem mais centradas em equipas como os Heat, Thunder, Knicks e Lakers e nas suas grandes figuras. Contudo, a classificação volta a dar razão a Gregg Popovich e à sua bem oleada máquina de San Antonio. Com uma equipa madura e inteligente, bem ciente do que fazer para triunfar e preparada para o conseguir em qualquer campo da liga, Popovich conseguiu uma vez mais ultrapassar a onda de lesões que vem afetando os seus principais atletas. Do plantel à sua disposição, apenas dois jogadores participaram em todos os jogos da fase regular (Splitter e Diaw) e entre Tony Parker, Tim Duncan e Manu Ginobili, somam-se 26 jogos de ausência. O base francês tem sido o elemento mais regular e efetivo do conjunto, com o seu nome a surgir finalmente na corrida para a eleição de MVP. Apesar das probabilidades estarem contra si, os  20.8 PPJ e 7.6APJ, aliados ao melhor recorde de vitórias e derrotas da competição, fazem de Parker uma das figuras indiscutíveis da edição deste ano da NBA. Não menos impressionantes são os números do experiente Tim Duncan que soma 17.2 PPJ, 9.6 RPJ e 2.8 DLPJ, a escassos dois meses de cumprir 37 anos de idade. Menos interventivo que em anos anteriores, mas certamente preparado para aparecer em grande nos playoffs está Manu Ginobili, um dos outros cinco Spurs a marcar uma média de pontos na casa das dezenas.

Na mó de baixo: Los Angeles Lakers (25-29)

Os Lakers e Hollywood estão intimamente ligados e o filme encenado este ano pelo mais famoso conjunto de Los Angeles teve um início de conto de fadas, que ganhou contornos de comédia romântica, à medida que se abalavam as relações entre os seus principais protagonistas. O enredo atingiu pontos dramáticos com a mudança de treinador e as várias derrotas sucessivas e pode agora tornar-se num autêntico filme de terror, caso os Lakers não atinjam os playoffs ou ter um final épico, caso Kobe Bryant e companhia consigam dar a volta por cima. Sistemas de jogo à parte, é na atitude competitiva e no empenho defensivo que estará o segredo para a subida de rendimento dos Lakers e para a consequente obtenção de maior número de vitórias. A resposta está nas mãos de Dwight Howard, Steve Nash e Pau Gasol, mas acima de tudo nas da grande figura da equipa, Kobe Bryant. Só eles poderão decidir se o seu futuro mais próximo é negro, ou se o filme deste ano termina com "... e viveram felizes para sempre".

Candidatos a MVP

1.    Lebron JamesMiami Heat (36-14) – 27.3 PPJ / 8.2 RPJ / 6.9 APJ
2.    Kevin DurantOklahoma City Thunder (39-14) – 29.2 PPJ / 7.4 RPJ / 4.4 APJ
3.    Chris PaulLos Angeles Clippers (39-17) – 16.6 PPJ / 3.4 RPJ / 9.6 APJ
4.    Tony ParkerSan Antonio Spurs (42-14) – 20.8 PPJ / 3 RPJ / 7.6 APJ
5.    Carmelo AnthonyNew York Knicks (32-18) – 28.6 PPJ / 6.5 RPJ / 2.7 APJ
6.    Russell Westbrook – Oklahoma City Thunder (39-14) – 22.6 PPJ / 5.1 RPJ / 8.1 APJ
7.    Dwyane WadeMiami Heat (36-14) – 21 PPJ / 4.9 RPJ / 4.8 APJ
8.    David Lee – Golden State Warriors (30-22) – 19 PPJ / 10.8 RPJ / 3.8 APJ
9.    James Harden – Houston Rockets (29-26) – 26.1 PPJ / 4.8 RPJ / 5.7 APJ
10.    Blake GriffinLos Angeles Clippers (39-17) – 18.5 PPJ / 8.7 RPJ / 3.6 APJ

Lebron James é até ao momento o maior candidato ao título de MVP desta temporada. James tem sido o mais consistente e ao mesmo tempo o mais dominador atleta da competição, conduzindo os Miami Heat à liderança da conferência Este. Com números igualmente impressionantes, Kevin Durant apresenta-se como o seu grande rival nesta disputa mano a mano, que poderá muito bem ser decidida a favor daquele cuja equipa obtiver um melhor recorde de vitórias/derrotas.

Numa segunda linha de candidatos surgem Chris Paul, Tony Parker e Carmelo Anthony, líderes dos Clippers, Spurs e Knicks, conjuntos que lutam com Heat e Thunder pela supremacia das respetivas conferências.

Fora deste top 10, ficam outros nomes grandes da competição como os de Kobe Bryant (Lakers), Kyrie Irving (Cavaliers), Jrue Holiday (Sixers) e Lamarcus Aldridge (Blazers), que apesar dos excelentes números individuais acabam prejudicados pelas campanhas menos satisfatórias das suas equipas. Uma palavra ainda para as boas épocas de afirmação de Stephen Curry (Warriors), Paul George (Pacers) e Brook Lopez (Nets).

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária