Micaelense: 1ª vitória
 
Faixa publicitária
Localização: HOME CNB1 CNB1: Noticias Micaelense: 1ª vitória

Micaelense: 1ª vitória

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 6
FracoBom 

altO destaque da jornada 16 da Zona Sul do CNB1 vai direitinho para Ponta Delgada onde o Micaelense conseguiu vencer o 1º encontro efectivamente jogado, pois a outra vitória que regista na classificação se ficou a dever a uma falta de comparência.

Não é fácil manter viva a modalidade num ambiente em que os contactos com outras equipas estão condicionados, como acontece nas ilhas. Se para as equipas do continente é difícil apresentarem-se em boas condições no encontro que disputam em S. Miguel, principalmente se não têm a possibilidade de viajar no dia anterior ao jogo, para o Micaelense esse problema coloca-se sempre que está na situação de visitante, o que acontece 9 vezes durante a época. Apesar destas dificuldades, e dispondo de um conjunto com menos recursos do que em anos anteriores, as derrotas sucessivas não retiraram ao Micaelense a motivação para melhorar, e acabou por recolher o prémio do seu esforço com a vitória na recepção ao Seixal (58-47). Ao perder em Ponta Delgada, o Seixal mantém-se ao alcance dos Salesianos na luta pelo acesso ao Play-Off, e arrisca deixar essa decisão para a última jornada na sua deslocação a Évora. Na luta pela 7ª e 8ª posição estão, além do Seixal, os Salesianos e o Ginásio Olhanense. A equipa alentejana teve uma jornada negativa ao perder por grande diferença no pavilhão do Cruz-Quebradense (82-36), mas os algarvios mostraram uma capacidade de marcação de pontos que nem sempre têm evidenciado esta época e perderam apenas por 5 pontos na recepção à Academia (79-84).

O encontro que á partida dominava as atenções da jornada era o Estoril-Atlético, quase decisivo para a definição do 1º lugar da fase regular. Os estorilistas lideram a classificação há várias jornadas, mas os alcantarenses têm-se mostrado em boa forma e não perdem desde a 7ª jornada. Ao bater o seu adversário directo (56-63), o Atlético deu um passo importante para conseguir o privilégio da vantagem do factor casa em todas as rondas do Play-Off. Uma vez que o encontro da 1ª volta terminou com a vitória do Estoril por 5 pontos de diferença, o Atlético fica com vantagem em caso de igualdade pontual entre os dois, e dificilmente perderá agora a posição 1 de acesso ao Play-Off.

A visita do Belenenses a Moscavide constituía a última hipótese para os locais de terem a seu favor o factor casa na 1ª ronda do Play-Off, mas o conjunto da zona oriental de Lisboa não teve argumentos para contrariar os azuis de Belém. Os visitantes são nesta altura da época uma equipa diferente daquela que iniciou a competição, com um poder atlético superior e maior diversidade de soluções no ataque. Depois da fase negativa que passou, já no decorrer da 2ª volta, o Belenenses melhorou o seu desempenho à custa de um novo modelo de jogo com mais circulação de bola, mais jogo interior, e uma atitude mais agressiva na luta das tabelas. O Moscavide mantém há várias épocas um estilo de jogo baseado na agressividade defensiva, na interpretação colectiva do jogo e na eficácia do lançamento exterior. Frente ao Belenenses estas características não mudaram, mas as capacidades físicas da equipa da casa degradaram-se à medida que o jogo decorreu. O Belenenses teve sempre predominância na luta dos ressaltos, mas na 2ª parte deu-se ao luxo de dominar as tabelas dos dois lados, conseguindo mais ressaltos ofensivos do que os defensivos do Moscavide. Também na percentagem de lançamentos se evidenciaram as dificuldades dos visitados, que passaram de 59% para 28% nos lançamentos de campo da 1ª para a 2ª parte, ao passo que o Belenenses atingiu melhor desempenho global (45%) e de uma forma mais estável ao longo do encontro. A marcha do marcador foi o reflexo destes factos, mantendo-se equilibrado na primeira metade (43-42), e pendendo progressivamente para os visitantes na segunda, até se fixar nos (70-80) finais.

Após esta jornada, algumas posições são já definitivas. É o caso do 5º e do 6º lugar, que serão do Moscavide e do Cruz-Quebradense. Para as posições 1 e 4, Atlético e Belenenses são os mais prováveis ocupantes, discutindo Academia e Estoril a 2ª e a 3ª posições, mas no campo teórico todas as mudanças são ainda possíveis entre os 4 primeiros. Seixal e Ginásio Olhanense serão no final os ocupantes mais prováveis dos lugares 7 e 8, embora os Salesianos de Évora possam ainda ter uma palavra a dizer.

No próximo fim-de-semana disputam-se os 5 encontros da jornada 17, a penúltima da fase regular, com o destaque a ir para os encontros da Tapadinha e do Seixal.

16 de Março
Academia-Micaelense às 15:00h na Esc. Sec. do Lumiar
Estoril-Salesianos de Évora às 16:30h no Pav. de Manique-Salesianos
Atlético-Moscavide às 17:00h no Pav. da Tapadinha
Seixal-Cruz-Quebradense  às 17:30h no Pav. Sede do Seixal

17 de Março
Belenenses-Ginásio Olhanense às 14:30h no Pav. Acácio Rosa

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária