As imagens da Festa
 
Faixa publicitária
Localização: HOME FUTURO ARTIGOS DIVERSOS As imagens da Festa

As imagens da Festa

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 10
FracoBom 

altA Festa do Basquetebol Juvenil marca positivamente qualquer agente do Basquetebol que nela se envolva. As recordações são muitas e nos próximos dias as primeiras imagens surgirão no écran da nossa mente fazendo-nos acreditar que a nossa paixão pelo basquetebol é algo que dificilmente se explica, mas facilmente se sente no decorrer da nossa intervenção.

As imagens valem muito mais do que as palavras, na medida em que nos remete para o essencial daquilo de que nos iludimos. Assim, não poderei apagar o momento emocionado do Paulo Neta (DTR AB Porto), quando num final difícil as sub-14-Femininos da AB Porto, levam de vencida a AB Lisboa numa das meias—finais. O seu Abraço de lealdade e confiança aos seus técnicos é uma imagem a reter da edição 2013.

A segunda imagem que retenho foi a reacção do Treinador da Selecção de Sub-14 Masculinos da AB Bragança no momento em que garante a primeira vitória de uma selecção da sua associação na Festa do Basquetebol Juvenil. O momento não foi o melhor para mim enquanto Treinador, pois este bonito momento contrastava com a tristeza e o esgotamento total dos jogadores de Leiria tínhamos dado tudo para levar de vencida a equipa adversária, mas efectivamente não conseguimos. Se os meus jogadores merecem um forte abraço pela forma como se bateram no jogo, o companheiro Carlos Alves merece o meu enorme respeito e admiração pelo contributo dado aos seus jogadores no sentido de se superarem.

Não tão agradável foi constatar o número elevadíssimo de lesões durante esta prova. Creio que será importante reflectir-se sobre eventuais causas. Alvitrou-se que a intensidade foi enorme em tão poucos dias, mas creio também que o treino e os seus princípios não têm encontrado nos últimos tempos as condições que todos desejariam para tornar os jogadores mais resistentes e preparados para a exigência do jogo. Crescer activo e com bons estímulos motores é difícil nos dias que correm, pois a carga horária diária de “trabalho” de uma criança e jovem deixa pouco tempo para se mexer e respirar saudavelmente. Mas há um lado positivo a retirar: a competência expressa por todos os fisioterapeutas presentes na prova. Que trabalho notável de preocupação, atenção, elevadíssima competência técnica. Muito obrigado pois foram peças determinantes para este evento.

Nesta festa os protagonistas são os jogadores, o seu prazer a jogarem Basquetebol nem sempre é visível a olho nú. Um sorriso, alternando com a expressão de cansaço ou concentração absoluta, é a imagem que fica. Nessa mesma imagem esteve sempre presente a Beatriz Jordão. Atleta da AB Leiria, no escalão de sub-14Femininos, a Beatriz emanou alegria, como que dizendo para termos alegria e paciência, pois o percurso não deve fazer com que se saltem etapas de desenvolvimento. Queiram todos que atletas como a Beatriz mantenham sempre a alegria de jogarem, e trabalharem estimulando as suas capacidades.

Os Treinadores tiveram oportunidade de ouvir o contributo dos seleccionadores nacionais relativamente a um tema que há muito é abordado – Fundamentos. O Ricardo Vasconcelos e o Mário Gomes, procuraram transmitir a sua sensibilidade e os seus pontos de vista relativamente ao que observaram na festa, através de ideias e conceitos direccionados para o trabalho de fundamentos. Entendamos a mensagem como uma oportunidade para exercemos uma reflexão sobre a nossa intervenção enquanto treinadores, de uma forma positiva. O Prof Teotónio Lima sempre reforçou a necessidade de nunca deixarmos de aprender, pois sem isso deixaríamos de ter legitimidade para ensinar. Contudo, destacaria a mensagem do nosso seleccionador nacional de seniores masculinos – Mário Palma - a sua presença, a sua sabedoria e o seu apelo que seja entendido como agregadora de todos os treinadores em torno de uma causa comum – Melhorarmos a qualidade dos nossos futuros jogadores seniores.

A imagem que fica desta festa é a de mais treinadores preocupados com os seus jogadores e com a sua evolução enquanto pessoas. Sejamos justos reconhecendo que a qualidade dos treinadores portugueses melhorou imenso nos últimos 20 anos, sejamos suficientemente humildes para reconhecer que todos temos muito para melhorar e sejamos gratos pelo contributo que os seleccionadores nacionais têm dado para melhoria do Basquetebol Nacional.

Mas o ponto alto foi alcançado na final de sub-16 masculino., Mais uma vez através do seu Director Técnico – Paulo Neta, que, após a vitória da sua selecção de sub-16 masculinos sobre Aveiro, foi levado em ombros pelos seus atletas, seleccionadores e dirigentes. O reconhecimento de uma liderança técnica de enorme valor e competência para o nosso Basquetebol. Parabéns AB Porto, parabéns Paulo Neta.

A Festa 2013 termina provando que, no coração de todos este é um evento inesquecível. Que nas nossas mentes as imagens por nós arquivadas possam contribui para fazer crescer este evento e dar-lhe o seu merecido valor no que à promoção da formação desportiva diz respeito. Não deixemos de nos unir a esta causa comum.

 

Comentários 

 
+5 #1 Humberto Gomes 25-03-2013 19:19
Curiosamente, ou talvez não, os ultimos dois companheiros de quem me despedi - vou continuar, por opção, a ser indígena destas paragens próximas do norte de Àfrica - foram o João Ribeiro e o Paulo Neta.O João fez o retrato vivo e na fotografia ficou o Paulo, enorme de coração e de competência.E isto é possível porque "transportado" no "veículo" do mais completo desporto de equipa: O Basquetebol ! Num país teimosamente futebolizado.Aqule abraço.HGomes
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária