Venha o Play-Off
 
Faixa publicitária
Localização: HOME CNB1 CNB1: Noticias Venha o Play-Off

Venha o Play-Off

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 6
FracoBom 

CNB1 SulA vitória do Atlético sobre o Belenenses no jogo em atraso da 14ª jornada (67-51) deixou muito pouco para resolver na jornada final da fase regular do CNB1 Sul.

O Ginásio Olhanense ainda podia subir ao 7º lugar e colocar o Seixal no 8º se vencesse o líder Atlético e os seixalenses perdessem na deslocação a Évora. A Academia ainda podia ascender à 2ª posição se vencesse o Cruz-Quebradense e se o Estoril perdesse em Moscavide. Nem uma nem outra das hipóteses se verificou e a tabela classificativa não teve por isso qualquer alteração. Com a maior parte das equipas já a pensar no Play-Off e sem ter nada a ganhar ou a perder, a competitividade da jornada ficou um tanto por baixo. Os visitantes saíram vencedores em todos os encontros, e as diferenças mais pesadas aconteceram em Évora e Olhão onde os conjuntos da casa baquearam respectivamente por (48-79) frente ao Seixal, e por (66-92) face ao líder Atlético. A questão do 7º lugar ficou assim claramente resolvida a favor do Seixal, que terminou com (6v/12d) face às (4v/14d) do 8º Ginásio Olhanense. Fora do Play-Off, conforme já estava decidido, ficaram os Salesianos de Évora em 9º (3v/15d) e o Micaelense em 10º (2v/16d). O conjunto dos Açores registou nova derrota em casa a fechar o campeonato num encontro de baixa marcação que o visitante Belenenses levou de vencida (41-48). O conjunto de Belém terminou assim a fase regular com (13v/5d) no 4º lugar que já tinha garantido.

Na deslocação à Cruz-Quebrada a Academia justificou o seu favoritismo ao vencer o conjunto da casa (57-68) mas o resultado do Moscavide-Estoril não lhe foi favorável e a equipa do Lumiar teve de contentar-se com a 3ª posição da tabela final.
Em Moscavide o Estoril defendeu com sucesso o seu 2º lugar ao vencer (63-67). Ao equilíbrio da 1ª parte, com (33-32) ao intervalo, sucedeu-se o predomínio dos visitantes na 2ª metade. No final do 3º período o Estoril já estava na frente (47-51) e a 2 minutos do fim vencia por 12, diferença que veio a reduzir-se para 4 no final, após muita rotação de ambos os lados.

Nenhum dos conjuntos esteve ao seu melhor nível da temporada, o que não parece ser uma boa ideia à beira do Play-Off. O Moscavide voltou a evidenciar muitas dificuldades na luta das tabelas e a sua habitual arma do lançamento exterior esteve quase totalmente ausente. Nas percentagens de lançamento houve um equilíbrio nivelado por baixo, mas o Estoril criou mais problemas à defesa da casa, tirando partido do facto para ir mais vezes para a linha de lance livre, o que se revelou um factor decisivo para a vitória.

A 1ª fase do campeonato ficou este ano alguns furos abaixo do nível atingido em épocas anteriores. Espera-se que os Play-Off contrariem este facto, que as equipas se apresentem preparadas e determinadas, de forma que esta 2ª fase se situe a um nível superior de competitividade.

Os pares da 1ª ronda têm a curiosidade de repetir em dois casos, confrontos da última jornada:

O Atlético (1º) defronta o Ginásio Olhanense (8º). O favoritismo dos vencedores da fase regular parece indiscutível. Venceram os dois encontros entre ambos, o último dos quais por 26 pontos de diferença e evidenciaram subida de forma na 2ª volta. Frente à equipa que se apresenta nesta altura mais apetrechada, a tarefa do Ginásio Olhanense parece muito difícil de chegar a bom porto. 
O Estoril (2º) vai encontrar pela frente o Seixal (7º) e também neste caso a supremacia dos estorilistas nos jogos entre ambos faz pender para o seu lado a balança das probabilidades.

A outra repetição da última jornada será o confronto entre a Academia (3º) e o Cruz-Quebradense (6º). Também neste caso o conjunto do Lumiar venceu os dois encontros da 1ª fase entre ambos, mas a equipa da Cruz-Quebrada pareceu ficar sistematicamente aquém do seu potencial, podendo sempre colocar-se a dúvida se o vai concretizar no Play-Off.

Uma vitória para cada lado na fase regular torna teoricamente mais equilibrada a série que opõe o Belenenses (4º) ao Moscavide (5º). O Belenenses fortaleceu o seu jogo interior a meio da época e o Moscavide tem mostrado que consegue parar adversários atleticamente mais fortes, mas só à custa de extrema concentração defensiva. Quem se preparar melhor nesta fase pré-Play-Off e ultrapassar as suas debilidades passará à fase seguinte.

A primeira eliminatória do Play-Off começa no fim-de-semana de 20 e 21 de Abril com o 1º jogo em casa da equipa pior classificada na fase regular.

20 de Abril
Ginásio Olhanense-Atlético às 17:00h no Pav. do Gin. Olhanense
Seixal-Estoril às 17:00h no Pav. Sede do Seixal
Moscavide-Belenenses às 18:30h no Pav. do Moscavide

21 de Abril
Cruz-Quebradense-Academia às 18:30h no Pav. Carlos Alberto Carvalho

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária