Jogo sucessivo
 
Localização: HOME

Jogo sucessivo

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 10
FracoBom 

João RibeiroTodos os exercícios são bons desde que sirvam o seu propósito. Todos nós Treinadores temos preferências por determinados exercícios e dificilmente abdicamos dos mesmos.

Importante será, que o gosto pelo exercício que nos vai acompanhando possa servir a nossa filosofia e possibilite a nossa melhor intervenção.

Sempre que temos a possibilidade de frequentar acções, clinics de formação contínua recebemos informação de outros treinadores através da partilha de exercícios.

Não restam assim dúvidas de que é o exercício a melhor ferramenta de trabalho do Treinador. Saiba o mesmo servir-se dessa mesma ferramenta para provocar mudanças significativas nos seus atletas. Se falarmos em Jogo Colectivos, especificamente do Basquetebol, estaremos a falar de exercícios que favoreçam a tomada de decisão ou que enriqueçam o jogador de ferramentas para tomar mais e melhores decisões em jogo.

No artigo desta semana iniciamos a partilha de um exercício destinado à abordagem dos princípios de jogo, que se expressa em situações de jogo reduzido e que nos parece rico e abrangente quanto às possibilidades de aplicação no treino.

O mesmo resulta do grande contributo de outros companheiros treinadores, que através da sua aplicação em treino o enriqueceram. Nesse sentido, destaco o Hugo Linhares (Seleccionador Distrital da AB Porto), o Xavier Silva (Coordenador Técnico do IEJOTA) e o Dário Mourato (Treinador dos sub-18 do IEJOTA). A todos eles o meu agradecimento pelo contributo dado.

A sua aplicação em treino proporciona essencialmente a abordagem aos princípios de jogo, numa lógica dinâmica onde cada praticante experiencia a alternância entre as diferentes fases do jogo, eventuais correcções individuais ou colectivas por parte do treinador e o repouso activo. Denominamos o exercício de Jogo Sucessivo, nas suas diferentes variantes – 2x2, 3x3, 4x4 e 5x5.

Pode ver o artigo completo Jogo Sucessivo em pdf, aqui.

Para ler o artigo precisa de Adobe Reader. Pode fazer o download de programa aqui.

 

Comentários 

 
+1 #2 Humberto Gomes 18-04-2013 13:28
Estou mesmo tempo.Mas tempo suficiente para, com a aquiescência do companheiro San Payo, poder utilizar este lugar comum : permite-me tb companheiro João Ribeiro, "faço minhas as tuas palavras" ! Aquele abraço.
Citar
 
 
0 #1 San Payo 17-04-2013 16:17
Caro João

Não vai ser o facto de os meus comentários se poderem tornar numa troca de galhardetes, que me vai inibir de escrever sempre que considere pertinente fazê-lo,

Hoje mais que reconhecer a qualidade do artigo quero comentar o elogio que fazes aios companheiros Hugo Linhares, Xavier Silva e Dário Mourato. O reconhecimento é um valor social, quando utilizado com pertinência, como é o caso, importante para qualquer actividade.

Sabermos elogiar e reconhecer os méritos de quem contribui para o nosso enriquecimento é um ato de honestidade e justiça que são valores que eu sei que tu prezas.

Parabéns por mais este artigo.
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária