Todos os exercícios são bons desde que sirvam o seu propósito. Todos nós Treinadores temos preferências por determinados exercícios e dificilmente abdicamos dos mesmos.
Importante será, que o gosto pelo exercício que nos vai acompanhando possa servir a nossa filosofia e possibilite a nossa melhor intervenção.
Sempre que temos a possibilidade de frequentar acções, clinics de formação contínua recebemos informação de outros treinadores através da partilha de exercícios.
Não restam assim dúvidas de que é o exercício a melhor ferramenta de trabalho do Treinador. Saiba o mesmo servir-se dessa mesma ferramenta para provocar mudanças significativas nos seus atletas. Se falarmos em Jogo Colectivos, especificamente do Basquetebol, estaremos a falar de exercícios que favoreçam a tomada de decisão ou que enriqueçam o jogador de ferramentas para tomar mais e melhores decisões em jogo.
No artigo desta semana iniciamos a partilha de um exercício destinado à abordagem dos princípios de jogo, que se expressa em situações de jogo reduzido e que nos parece rico e abrangente quanto às possibilidades de aplicação no treino.
O mesmo resulta do grande contributo de outros companheiros treinadores, que através da sua aplicação em treino o enriqueceram. Nesse sentido, destaco o Hugo Linhares (Seleccionador Distrital da AB Porto), o Xavier Silva (Coordenador Técnico do IEJOTA) e o Dário Mourato (Treinador dos sub-18 do IEJOTA). A todos eles o meu agradecimento pelo contributo dado.
A sua aplicação em treino proporciona essencialmente a abordagem aos princípios de jogo, numa lógica dinâmica onde cada praticante experiencia a alternância entre as diferentes fases do jogo, eventuais correcções individuais ou colectivas por parte do treinador e o repouso activo. Denominamos o exercício de Jogo Sucessivo, nas suas diferentes variantes – 2x2, 3x3, 4x4 e 5x5.
Pode ver o artigo completo Jogo Sucessivo em pdf, aqui.
Para ler o artigo precisa de Adobe Reader. Pode fazer o download de programa aqui.
Comentários
Não vai ser o facto de os meus comentários se poderem tornar numa troca de galhardetes, que me vai inibir de escrever sempre que considere pertinente fazê-lo,
Hoje mais que reconhecer a qualidade do artigo quero comentar o elogio que fazes aios companheiros Hugo Linhares, Xavier Silva e Dário Mourato. O reconhecimento é um valor social, quando utilizado com pertinência, como é o caso, importante para qualquer actividade.
Sabermos elogiar e reconhecer os méritos de quem contribui para o nosso enriquecimento é um ato de honestidade e justiça que são valores que eu sei que tu prezas.
Parabéns por mais este artigo.