Levantar o véu – As origens
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC TREINADORES CANTO DO TREINADOR ARTIGOS DE OPINIÃO Levantar o véu – As origens

Levantar o véu – As origens

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 8
FracoBom 

100 Anos 100 NomesAntes de passarmos a divulgar os eleitos queremos desde já, e por ordem alfabética, agradecer publicamente aos elementos que constituíram a equipa Planetabasket nesta iniciativa:

António José Coelho, Henrique Santos, João Ribeiro, José Costa, José Manuel Almeida, Pedro Cura, Mário Barros, Olímpio Coelho, Rui Frade e Vicente Costa.

Vamos começar a levantar a ponta do véu e dar aos nos leitores as percentagens dos nomes escolhidos por categorias:

Jogadores/as 46%
Treinadores 19%
Arbitros 12%
Estrangeiros e outras funções 8%
Dirigentes 7%
Jornalistas/comentadores 5%
Origens 3%

 

 

 

 

 

 

 

Em segundo lugar e antes de tecermos algumas considerações sobre esta iniciativa, queremos elogiar os nossos leitores que contribuíram com sugestões e comentaram a nossa iniciativa, facto que nos possibilitou relembrar nomes não mencionados nas nossas listas como: Afonso, Gonçalves, Evaldo Poli, Guedes e Luís Laureano. Em abono da verdade, para recordar mais nomes que merecessem gostaríamos que a participação tivesse sido ainda maior.

A não ser as definições das categorias não demos aos nossos colaboradores mais nenhuma orientação. Contudo ao recolher as listas verificámos que, de uma forma geral, todos optaram mais por escolher nomes que já tinham feito história em detrimento de quem neste momento está a trazer contributos para a história do basquetebol.

A título de exemplo acreditamos, que o trabalho de relançamento da ANTB, que está a ser levado a cabo pelo Miguel Pereira e a sua equipa, certamente, figurará no futuro na história do basquetebol.

Como afirmámos desde início, nunca tivemos a pretensão de fazer uma investigação histórica rigorosa. Quem não faz nada, nunca erra, mas erro maior seria não aproveitarmos este momento histórico da modalidade. Quantos desportos em Portugal, nomeadamente os colectivos, se podem gabar de ter um século de existência?

Num momento difícil do país, e consequentemente da modalidade, esta iniciativa mais do que reconhecer personalidades, visa relembrar este momento histórico. Se conhecermos um pouco melhor o nosso passado, com base na nossa história, poderemos pensar com mais rigor no futuro.

Finalmente os nomes, para criarmos um pouco de suspense, vamos durante esta semana anunciar os escolhidos, partindo da categoria com menor percentagem até chegarmos à categoria com maior número de eleitos: os jogadores.

Categoria origens os eleitos:

Os três nomes que vão figurar na lista dos Cem anos cem nomes – Homenagem ao basquetebol são:

  • Rudolf Horney – Introdutor do basquetebol em Portugal
  • Henry Brandt – Representante da Federação Portuguesa de Basquetebol na reunião fundadora da FIBA. Portugal é um dos 7 países fundadores da FIBA
  • José Costa Pinheiro – Presidente da FPB e autor da 1ª História do basquetebol em Portugal.

Amanhã será a vez da categoria dos jornalistas.

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária