Ser favorito não é tudo
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC TREINADORES CANTO DO TREINADOR ARTIGOS DE OPINIÃO Ser favorito não é tudo

Ser favorito não é tudo

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 8
FracoBom 

CSKA de MoscovoO CSKA de Moscovo é, em teoria, o favorito a vencer a Final Four de Londres. Contudo, ser apontado como o principal candidato não significa que sairá da capital inglesa com o troféu.

Foi essa a lição que os russos aprenderam na última temporada, quando o Olympiacos lhe roubou o título de campeão da Europa quando todos pensavam que seria o triunfo seria do CSKA.

Muito experientes nesta fase da competição, nas últimas dez edições só falharam uma Final Four (2011), os moscovitas chegam a Londres com legítimas ambições de conseguir o seu 7.º troféu.

Os números falam por si. A equipa orientada por Ettore Messina venceu o seu grupo da fase regular e do Top 16, eliminando de seguida o Laboral Kutxa para estar em Londres. Ao todo os russos somaram 23 vitórias e apenas cinco derrotas, sendo a equipa com melhor valorização (soma das estatísticas individuais de todos os jogadores) e contando ainda com o 2.º melhor ataque da competição (79.4 pontos por jogo).

Para além de marcar muitos pontos, fruto do seu jogo de ritmo elevado, o CSKA fá-lo com grande eficácia, apresentando a melhor percentagem de lançamentos de dois pontos (56.6%) e a 2.ª melhor de longa distância (39,5%).

Este tipo de registos coletivos só é possível com a contribuição de grandes jogadores, e isso é algo que não falta em Moscovo. É lá que está o jogador mais valioso da Euroliga, o sérvio Nenad Kristic. O poste que já passou pela NBA somou uma valorização média de 17.8 apesar de apenas ter começado sete dos 27 jogos que participou, jogando cerca de 23 minutos por jogo.

Quem também se destacou nessa lista foi o extremo russo Victor Khryapa. O 3.º lugar (17.1) foi fruto do seu extraordinário desempenho na luta das tabelas, onde conseguiu 7.5 ressaltos por jogo, o melhor da competição. Se levar esta capacidade ressaltadora para Londres e continuar com a mão quente (44.8% de triplos) o russo de 30 anos é um dos principais candidatos a MVP da Final Four.

CSKA de Moscovo

Mas um dos jogadores mais decisivos da equipa do CSKA é Milos Teodosic. O base sérvio é um verdadeiro comandante da equipa. Mestre em atacar a defesa adversária, Teodosic sabe quando explorar a velocidade de Sonny Weems ou controlar o jogo e alimentar os seus lançadores de três pontos. Muita da responsabilidade da eficácia ofensiva dos russos depende da capacidade do seu base de tomar quase sempre a decisão certa.

O extremo norte-americano Sonny Weems, que também já passou pela NBA, e o extremo/poste Zoran Erceg completam um cinco muito forte de uma equipa possivelmente possui a maior profundidade de banco da Euroliga.

A aventura do CSKA de Moscovo em Londres começa hoje (sexta feira) pelas 18H00, medindo forças com o campeão Olympiacos, naquela que vai ser a reedição da final de 2012.

Histórico do CSKA de Moscovo na Euroliga desde 2000

  • 2000/2001 – Não participou
  • 2001/2002 – Eliminados na fase Top 16 (3.º no grupo H)
  • 2002/2003 – 4.º classificado
  • 2003/2004 – 3.º classificado
  • 2004/2005 – 4.º classificado
  • 2005/2006 – Campeão
  • 2006/2007 – 2.º Classificado
  • 2007/2008 – Campeão
  • 2008/2009 – 2.º classificado
  • 2009/2010 – 3.º classificado
  • 2010/2011 – Eliminados na fase regular (6.º no grupo D)
  • 2011/2012 – 2.º Classificado

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária