Sem espinhas
 
Faixa publicitária
Localização: HOME CNB1 CNB1: Noticias Sem espinhas

Sem espinhas

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 9
FracoBom 

CNB1 SulAs únicas duas derrotas do Atlético no CNB1 desta época datam do período inicial da competição, ambas em casa e face a Academia e Estoril.

A partir daí a equipa de Alcântara subiu de forma e venceu todos os jogos, quer na fase regular quer no Play-Off. O favoritismo do Atlético era por isso o prognóstico normal para esta final da Zona Sul mas também era lícito esperar que a Academia proporcionasse encontros equilibrados, principalmente no jogo 1 disputado em casa. Não foi no entanto isso que aconteceu no Lumiar. O Atlético chegou ao momento decisivo da época na sua melhor forma e com ainda maior profundidade de banco, coisa que a Academia nunca teve. Juntando a isto uma concentração total no jogo, fica explicada a razão de a vitória visitante ter acontecido de uma forma tão clara.

Os donos da casa costumam começar mal, mas desta vez não foi no 1º período que o marcador se desnivelou. O parcial de (15-16) após os primeiros 10 minutos reflectia o equilíbrio verificado, com os dois conjuntos preocupados em não fazer erros, a protegerem tão bem as respectivas tabelas que não houve nenhum ressalto ofensivo em todo o período. As primeiras posses de bola do 2º quarto do jogo não deixavam antever o que ia passar-se a seguir. A Academia ainda tomou o comando do marcador até aos (22-19), mas o refrescar do “cinco” do lado do Atlético produziu frutos. A defesa da casa não conseguiu parar o jogo interior adversário e sucederam-se as situações favoráveis de lançamento por parte dos visitantes, tanto de posições interiores como exteriores que originaram um parcial de (4-25). A diferença ao intervalo chegou assim aos 18 pontos (26-44), deixando antever muitas dificuldades para a tentativa de recuperação dos academistas. A reacção efectivamente aconteceu na 2ª parte mas deparou-se com uma defesa muito atenta na oposição ao tiro exterior e onde as ajudas funcionaram quase sempre bem, não deixando que a diferença baixasse dos 10 pontos (44-54) à entrada do último período. O controlo do jogo que o Atlético manteve nos 10 minutos finais do encontro deu origem a um período com poucos pontos e sem oscilações no marcador, que mantinha no final a mesma diferença (54-64).

Para quem assistiu a este 1º encontro da final da Zona Sul, a superioridade dos visitantes no 2º período e a capacidade de controlar o ritmo do jogo e guardar a vantagem em toda a 2ª parte deixou a sensação de que a Academia não consegue neste momento opor-se com sucesso ao Atlético. Ao utilizar apenas 6 jogadores o conjunto do Lumiar tem de se resguardar nas faltas, o que limita a sua capacidade de intimidação na defesa e facilita a exploração das armas ofensivas por parte do adversário. O Atlético aumentou o seu favoritismo com esta vitória mas cada jogo tem a sua história, e a Academia tem 40 minutos no sábado para demonstrar que merece a oportunidade da negra no domingo.

O jogo 2 da final da Zona Sul disputa-se no sábado, e o jogo 3 no domingo se necessário, ambos na Tapadinha .

25 de Maio
Atlético-Academia às 17:00h no Pav. da Tapadinha

26 de Maio
Atlético-Academia às 16:00h no Pav. da Tapadinha

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária